inicial > Enciclopédia de curiosidades

Por que a produção de melancia na China é tão alta? (Como a melancia ganhou posição em nosso país)

Zhou Wei'an 2022-12-28 frequência

Resumo:Em 2021, a produção anual de melancia do meu país ultrapassará 62 milhões de toneladas, representando mais de 60% da produção total mundial, mas este grande número ainda não consegue satisfaz

Com uma produção anual de 60 milhões de toneladas, que representa 60% do volume mundial, ainda precisa ser importada.Como a melancia se consolidou em nosso país?

"Engole-o para remover a fumaça, e o som do gelo e da neve será ouvido ao entrar nos dentes." Pode-se dizer que a descrição vívida em "Canção da Melancia" de Wen Tianxiang descreve a experiência gustativa de "pessoas comedoras de melão" Como verão O maior denominador comum para aliviar o calor do verão, do aguado Jiangnan ao vasto norte, a melancia acompanha o crescimento de todos com sua doçura e crocância.

"A comida é a primeira prioridade para as pessoas", e a busca incessante pelo sabor tornou a comida originada a 10.000 anos de distância da China A quilômetros de distância, na África, a melancia foi introduzida no solo fértil da China a partir das regiões ocidentais. Depois de mais de 1.500 anos espalhando suas folhas e vinhas, tornou-se agora um item obrigatório para aliviar o calor do verão nos becos comuns da China.

Hoje, existem mais de 50 variedades de melancia em meu país. As famosas incluem melão Zhejiang Pinghu, melão travesseiro Tokugawa, melão Nanjing Lingyuan, melão Jiangxi Fuzhou, melão Anhui Fengyang e melão batata Zhejiang. , Melão de Xangai Chongming, etc.

Heilongjiang é uma importante área produtora de melancia em meu país. É caracterizada por tamanho grande, pele fina, polpa vermelha e suco doce. Atualmente, as variedades cultivadas incluem série Jingxin, Landei, Black Beauty, Early Spring Ruby, etc.

A rica conotação cultural é baseada na excelente experiência de sabor que faz as pessoas quererem parar, que é o base da cultura da melancia O ponto de partida da extensão. O sabor marcante que conquista as papilas gustativas é indissociável da percepção dos ancestrais sobre as estações, da compreensão do clima e da compreensão da riqueza da terra durante a longa história da agricultura.

A evolução das espécies é um processo dinâmico de inovação constante. As longas mudanças evolutivas tornaram impossível para a maioria das espécies hoje recuperar sua aparência original.

Qual ​​é a aparência da melancia original? Os cientistas não conseguiram obter uma resposta perfeita através do rastreamento dos vestígios, mas o que é certo é que no quente e árido deserto do Saara, as pessoas hoje ainda podem encontrar variedades selvagens de melancia que estão intimamente relacionadas com ela.

Em que ano a melancia entrou na civilização agrícola humana? Também se tornou um mistério histórico confuso devido à falta de registros históricos. Mas em tumbas egípcias antigas adjacentes ao deserto oriental do Saara, os pesquisadores encontraram pistas sobre melancias há 4.000 anos.

Sob a proteção do granito, as sementes e folhas de melancia restantes na tumba evitaram o destino de serem destruídas pelo vento e pelo sol. E nos murais do Egito há quatro mil anos, a vida das pessoas é claramente reproduzida Cenas de consumo de melancias Estas descobertas confirmam que as melancias eram cultivadas e consumidas em ambos os lados do curso inferior do rio Nilo já há quatro ou cinco mil anos.

Na época em que barcos e carroças eram o principal meio de transporte, as trocas internacionais eram lentas e esparsas, e trocas materiais entre diferentes regiões. Também se torna valioso devido à barreira da distância.

Graças às trocas comerciais cada vez mais estreitas entre o Oriente e o Ocidente, a melancia, depois de ser cultivada e domesticada pelos povos africanos durante quase 3.000 anos, finalmente iniciou sua jornada de espalhar seus ramos pelo mundo e conquistar áreas remotas. viagem.

Os comerciantes de Shanjia trouxeram sementes de melancia para a Ásia e depois as introduziram na Europa. Depois que Colombo descobriu o Novo Mundo, as melancias começaram a criar raízes nas Américas.

Quando a melancia foi introduzida em nosso país? Os historiadores também têm disputas, mas a linha de transmissão mais reconhecida é: as melancias das Planícies Centrais foram introduzidas a partir do Reino Jin do Norte na Dinastia Song do Sul; as melancias do Reino Jin foram introduzidas a partir de Khitan, as melancias Khitan foram introduzidas a partir dos Uigures; e as melancias Uigures originaram-se da região Central. Ásia.

De acordo com registros históricos, mercadores uigures viajavam entre as regiões ocidentais e Khitan, e melancias eram trazidas do oeste por eles. Foi amplamente cultivado pelo povo Khitan. Os enviados da Dinastia Song do Norte chegaram às pastagens e viram o povo Khitan comendo melancia, o que era muito raro. Eles registraram isso em suas anotações.

Outra pista importante sobre a disseminação da melancia vem do mural Khitan em grande escala descoberto na cidade de Chifeng na década de 1990: o proprietário do túmulo na pintura está sentado em uma cadeira semi-relevo, com iguarias expostas em na frente dele. Há três grandes melancias em um prato. Esta é a imagem de melancia mais antiga em antigos murais chineses.

O nome melancia foi visto pela primeira vez entre as cinco gerações do povo Jin que retornaram às Planícies Centrais após serem derrotado e capturado por 7 anos.Hu Qiao mencionou em seu livro "The Entrapment": Então ele entrou em Pingchuan, onde havia muitas plantas e árvores, e começou a comer melancias. Os Khitan conquistaram Huihe e obtiveram esta espécie. Eles a plantaram em um galpão coberto com esterco de vaca. É tão grande quanto o melão de inverno chinês e doce.

A Dinastia Song combinou a prosperidade dos tempos prósperos e prósperos com a turbulência do deslocamento, mas independentemente de a prosperidade, a agitação das carruagens e cavalos, bem como o deslocamento em meio a turbulências frequentes, criaram condições favoráveis ​​​​para a propagação da melancia por todo o país.

Na Dinastia Song do Sul, o cultivo de melancia ao longo do Rio Amarelo tornou-se uma prática comum. Isso pode ser confirmado diretamente pela anotação do poema "Jardim da Melancia" de Fan Chengda: "As melancias eram originalmente cultivadas em Yanbei, mas agora são cultivadas em Henan (ao sul do Rio Amarelo)."

As variedades ricas baseiam-se na ampla demanda do mercado, e a ampla demanda do mercado impulsionou a produção. Em 2021, a produção anual de melancia do meu país ultrapassará 62 milhões de toneladas, representando mais de 60% da produção total mundial, mas este grande número ainda não consegue satisfazer a procura interna.

Nosso país ainda precisa importar mais de 200.000 toneladas de melancia todos os anos para satisfazer o paladar do povo chinês. É realmente incrível que este produto importado seja preferido na China hoje.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde