inicial > Conversa Histórica

Análise da imagem e dos traços do personagem de Encourage to Learn de Sun Quan (inspiração na história de Encourage to Learn de Sun Quan)

Pan Qiling 2023-01-01 frequência

Resumo:O artigo inteiro tem apenas 135 palavras, mas quatro personagens (Sun Quan, Lu Meng, Lu Su e Meng Mu) apareceram um após o outro, e cada um desempenhou um papel único: Sun Quan foi o iniciador do ev

Incentivo para aprender de Sun Quan: apenas 135 palavras, ricas em personagens, completas em história e infinitamente memoráveis.

Se o "Encorajamento da Aprendizagem" de Xunzi é a instrução sincera do professor aos alunos: "A aprendizagem não pode ser superada", então o "Encorajamento da Aprendizagem" de Yan Zhenqing é Os pais incentivam seus filhos a serem diligentes e diligentes: “As luzes acendem às três horas e as galinhas acendem às cinco horas, é a hora dos meninos estudarem; sabem estudar cedo, e as pessoas de cabelos brancos se arrependem de estudar tarde." E "Sun Quan's Persuasion" está cheio de Os líderes têm grandes expectativas em relação a seus subordinados.

"Incentivando a aprendizagem" de Xunzi é como um trabalho acadêmico , o raciocínio e a argumentação são eloquentes; "Incentivando a aprendizagem" de Yan Zhenqing é como falar sobre a vida cotidiana, com uma linguagem simples e clara.

Então, "Sun Quan incentiva o aprendizado" escrito por Sima Guang é um pequeno romance curto e conciso, com personagens ricos e histórias completas Venha e inspire-se profundamente e tenha um sabor infinito - apenas me escute lentamente.

Leia o texto original novamente:

No início, Quan disse a Lu Meng: “Você agora está no comando de Tu, então deve aprender com isso!” Meng Ci disse que havia muitas coisas no exército israelense. Quan disse: “Por que você quer que eu me torne um médico nos clássicos? Você deveria se envolver nisso e ver o passado. começou a estudar.

Quando Lu Su passou por Xunyang, ele conversou com Meng, ficou chocado e disse: “O talento que você tem agora não é tão bom quanto retornar a Wu Xia Amen!” Meng disse: “Eu tenho Estou separado há três dias e estou ainda mais impressionado: “Espere, irmão, por que você viu isso tão tarde?” Su então prestou homenagem à mãe de Meng, fez amigos e se despediu.

O artigo inteiro tem apenas 135 palavras, mas quatro personagens (Sun Quan, Lu Meng, Lu Su e Meng Mu) aparecem um após o outro, e cada um desempenha um papel único . :Sun Quan é o iniciador do incidente de leitura, Lü Meng é uma parte da leitura, Lu Su é uma testemunha dos resultados da leitura e a mãe de Meng é a pessoa que faz de Lulu uma boa amiga.

De acordo com registros históricos, o incidente Encorajamento para Aprender ocorreu em 209 dC. Neste ano, Lu Meng, que tinha apenas 30 anos, foi promovido a General Parcial e Ordem Xunyang devido às suas façanhas militares, e tornou-se um membro importante do partido no poder.

De acordo com os "Três Reinos. Biografia de Lü Meng", "Meng Shao não escreveu nenhuma biografia escrita. Cada vez que relatava eventos importantes, muitas vezes escrevia sobre eles." Isso significa que Lü Meng's o nível cultural naquela época era muito baixo e até mesmo memoriais eram necessários, escritos por outra pessoa.

Se Lu Meng não tivesse reforçado os seus estudos, é muito provável que a Ordem Xunyang se tivesse tornado o tecto da sua carreira, e ele teria caído na situação embaraçosa de grandes ambições mas poucas talentos, e ele não teria se tornado um "estrategista" mais tarde. O general que conquistou três condados e cruzou o rio em roupas brancas" Claro, neste momento, ele não estava ciente disto.

Lu Meng tem sorte, ele conheceu um bom líder como Sun Quan; ou Sun Quan tem sorte, descobriu Lu Meng, uma estrela em ascensão e um talento promissor.

Sun Quan, que estava ocupado com tudo, ensinou pessoalmente uma lição a Lu Meng: “Você deve aprender”; diante da desculpa de Lu Meng, alegando que ele estava ocupado com assuntos militares, Sun Quan falou por experiência própria: "Você pode se comparar a mim quando está ocupado com assuntos militares? Ainda consigo ler regularmente." Ele também deu pacientemente orientações específicas: "Você não são solicitados a se tornar um estudioso que estuda os clássicos confucionistas. Você só precisa ler aproximadamente, entender a história, ampliar seus horizontes e aumentar sua sabedoria. ”

——Este artigo foi selecionado por Sima Guang em " Zi Zhi Tong Jian", que foi apreciado por altos funcionários como Sun Quan: não apenas bom em descobrir talentos, mas também capaz de incentivar e transformar talentos!

Lu Meng começou a estudar. Ele levou adiante o espírito de "cantilever a cabeça e esfaquear as nádegas" e praticou a crença de aprender com a morte, desde que você não possa aprender até a morte. Em apenas um ano, ele sentiu como se tivesse renascido. —— Se houvesse uma conta no Weibo, WeChat ou Toutiao naquela época, ele definitivamente abriria uma conta e escreveria sobre sua experiência de leitura. Era para compartilhar e anunciar para o mundo: “Estamos separados há três dias e deveríamos nos olhar com admiração!”

O grande personagem de nível V, Lu Su, passou por Xunyang. Lü Meng aproveitou a hospitalidade do proprietário para receber Lu Su e "desenhou cinco estratégias para Su" (de "Três Reinos. Biografia de Lü Meng") - apresentou a Lu Su cinco estratégias para lidar com Guan Yu em Jingzhou .

Lu Su foi magnânimo e generoso com a situação geral em mente e estava feliz por haver sucessores à causa do país. Ele não tem inveja dos virtuosos e capazes, mas quer encontrar maneiras de apoiar e reutilizar este jovem e treiná-lo como seu sucessor - Esta é realmente a sorte de Wu e Lu Meng - e claro é também a desgraça de Guan Yu e a desgraça de Shu!

Então, Lu Su imediatamente publicamente fez duas coisas: Uma foi arrancar o símbolo "Wu Xia'a" que representa talentos de baixo nível para Lu Meng. Rótulo "Meng"; O outro foi uma visita de destaque à mãe de Meng, que mostrou que ele tomou a iniciativa de fazer amizade com Lü Meng para aumentar o valor de Lü Meng.

Não direi mais nada sobre o que se segue. Há uma reprodução artística em "O Romance dos Três Reinos". Luo Guanzhong também escreveu um poema: "Criando um filho deveria ser como Sun Zhongmou, Lü Meng fala e ri Então ele recebeu o título de Marquês; é um truque maravilhoso balançar o remo com roupas brancas, e ele pode vencer Jingxiang e Xiang de uma só vez."

Resumindo, "Sun Quan's Encourage to Learn" tem uma pessoa que é boa em persuadir e um bom aluno Tornou-se uma lenda histórica e inspirou as gerações futuras a "aprender a mudar o seu destino".

Deixe-me terminar com uma passagem do Presidente Mao: "Como pode Lu Mengru servir como comandante-chefe de Soochow se ele não estuda muito e é bom em usar soldados para atacar o coração?Muitos soldados do Exército de Libertação Popular são Se você vem de uma formação militar, deve ler "A Biografia de Lu Meng" - encorajamento mútuo.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde