inicial > Conversa Histórica

Por que a Restauração Meiji foi bem-sucedida (Por que a Restauração Meiji do Japão foi bem-sucedida)

Zhu Shuangqian 2023-01-18 frequência

Resumo:Primeiro, o sistema nacional do Japão é muito propício à reforma. O chefe de estado do Japão é o imperador, mas o imperador está impotente há muito tempo. Qualquer reforma aumentará o poder

O Japão é um pequeno país insular localizado no leste da Ásia.

Nos tempos modernos, o Japão também foi invadido por potências estrangeiras e há muito tempo foi reduzido a um país semifeudal e semicolonial como a China.

No entanto, como país semifeudal e semicolonial, o Japão conseguiu um contra-ataque através de reformas, não só livrando-se do controlo dos países europeus e americanos, mas também inserindo-se nas fileiras do grandes potências.

Olhando para outros países asiáticos, como a China e a Tailândia ao mesmo tempo, estes países também realizaram reformas, mas todas terminaram em fracasso. Muitas pessoas não conseguem deixar de se perguntar, sendo um país semifeudal e semicolonial, por que a Restauração Meiji do Japão foi bem-sucedida?

Em primeiro lugar, o nacional do Japão sistema Muito propício à reforma. O chefe de estado do Japão é o imperador, mas o imperador está impotente há muito tempo. Qualquer reforma aumentará o poder do imperador. Portanto, as ações reformistas dos reformistas receberam forte apoio do imperador.

Ao mesmo tempo, o Japão é um sistema feudal. Embora o xogunato exerça um poder unificado, há muitos daimyo militares e políticos no país. Eles estão insatisfeitos com o governo do xogunato, por isso também apoiam reformas para enfraquecer o poder do xogunato.

A Restauração Meiji foi originalmente um meio para os daimyo lutarem contra o xogunato, e eles defenderam e apoiaram fortemente a restauração.

Com o apoio do imperador e do daimyo, o Japão pode implementar reformas com muita facilidade. Isto é incomparável com outros países asiáticos.Noutros países asiáticos, a resistência às reformas é muito maior do que no Japão.

Em segundo lugar, há um classe especial é o samurai. A classe samurai não era apenas uma força política, mas também uma força armada. O incidente do Navio Negro estimulou muito esta classe a pensar sobre o futuro do Japão. Foram essas pessoas que promoveram a resistência dos Choshu, Satsuma e outros senhores feudais.

Ao mesmo tempo, as pessoas da classe baixa no Japão também apoiam muito as reformas. A nação Yamato é uma nação muito forte e inferior. Eles são muito sensíveis a estímulos externos e são muito bons em aprender.

Depois que o Incidente do Navio Negro eclodiu, os japoneses ficaram muito estimulados. Os japoneses sentiram as tremendas mudanças que ocorreram no mundo exterior e perceberam a importância da reforma.

Então, dos guerreiros ao povo, eles também apoiam a reforma. Portanto, as reformas do Japão são muito baseadas nas massas.

Devido à reforma , todas as esferas da vida foram apoiadas, por isso as reformas do Japão foram implementadas de forma muito suave.

Muitas pessoas podem pensar que os japoneses tiveram sorte porque as reformas do Japão não sofreram interferência de potências estrangeiras.

Na verdade, as grandes potências acolhem e apoiam muito as reformas do Japão. Para os ocidentais, eles esperam lidar com um governo esclarecido e democrático e só se preocupam com os interesses económicos.

Na verdade, quando o governo Qing realizou reformas, as grandes potências também o apoiaram muito, mas o próprio governo Qing não conseguiu corresponder às suas expectativas.

O governo Qing era autoritário feudal O país é dominado por algumas pessoas que governam a maioria, por isso não podem concordar com a reforma do sistema político do país, muito menos com a reforma que enfraquece o seu poder.

Portanto, as reformas do governo Qing são impossíveis de ter sucesso. Eles podem concordar com a reforma do sistema económico, mas não concordarão com a reforma do sistema político.

Esta é também a principal razão pela qual o Movimento de Ocidentalização alcançou um sucesso considerável, mas a Reforma dos Cem Dias terminou em fracasso.

Portanto, a Restauração Meiji do Japão pode ter sucesso, mas o Movimento de Reforma da China de 1898 não. O sucesso da Restauração Meiji no Japão não foi apenas sorte, mas teve uma razão mais profunda. Porque a China não pode reformar-se através de reformas de cima para baixo.

Portanto, apenas uma revolução de baixo para cima pode ser realizada. Desta forma, eclodiu a Revolução de 1911 e o governo Qing, que se recusou a reformar-se, foi derrubado.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde