inicial > Conversa Histórica

Por que o Imperador Wu da Dinastia Han Ocidental foi o único imperador ao longo dos tempos (Por que o Imperador Wu da Dinastia Han é tão famoso)

Wu Han Yu 2023-03-02 frequência

Resumo:O Imperador Wu da Dinastia Han rejeitou centenas de escolas de pensamento e apenas respeitou o confucionismo, que era característico de sua época. Estas duas medidas por si só tiveram um impacto d

Por que o Imperador Wu da Dinastia Han é chamado de imperador de todos os tempos? Ele contribuiu muito para a prosperidade da Dinastia Han Ocidental!

Imperador Liu Che da Dinastia Han (156 aC - 29 de março de 87 aC), o sétimo imperador da Dinastia Han Ocidental (reinou de 141 aC a 87 aC), um notável estadista e o estrategista Home, escritor. Filho de Liu Qi, Imperador Jing da Dinastia Han, sua mãe era a Rainha Wang.

Durante seu reinado, o Imperador Wu fez principalmente cinco coisas importantes: primeiro, ele repeliu o ataque Xiongnu ao Planícies Centrais. A invasão das Planícies Centrais tem um vasto espaço habitacional de sul a norte e de leste a oeste.

A segunda é mudar o passado e criar um sistema político completo e que incorpore a ideia legalista de “governar o país pela lei e não evitar parentes e nobres”. Esta tradição jurídica tornou-se o paradigma básico do sistema imperial chinês durante os dois mil anos seguintes.

A terceira é elevar o confucionismo a uma religião nacional e estabelecer um conjunto de ideologias centradas no Estado que se adaptem ao governo político, controlando assim a opinião pública dominante e estabelecendo uma base humanística para a elite (literatos) e a sociedade. • ideais e padrões de valores.

A quarta é abolir completamente o sistema feudal da Dinastia Zhou Ocidental e estabelecer um novo sistema de burocracia administrativa, sistema de herança e sistema de promoção de talentos.

O quinto é formular e desenhar uma estratégia diplomática clarividente e, através de habilidades civis e militares, o Império Han tornou-se o eixo político e econômico do continente asiático naquela época.

Mas eu pessoalmente acho que o principal fator que levou a Dinastia Han Ocidental ao seu apogeu foi militar e político .

1. Derrota militar dos Xiongnu

O Imperador Wu da Dinastia Han foi o primeiro na história chinesa a propor atacar os nômades do norte para tornar os Xiongnu rendição à Dinastia Han.O Imperador Wu da Dinastia Han lançou muitas guerras entre 133 e 119 AC.

Houve três guerras principais nas quais os Xiongnu não tiveram resistência alguma: a Batalha de Henan, a Batalha de Hexi e a Batalha de Mobei.

A maior guerra foi a Batalha de Mobei, que também levou os hunos ao declínio direto. O Imperador Wu da Dinastia Han enviou principalmente Wei Qing e Huo Qubing para enviar tropas conjuntamente para Mobei. Huo Qubing e General Wei Qing liderou 100.000 cavalaria e centenas de milhares de infantaria atacaram Xiongnu Chanyu em Mobei.

Wei Qing marchou milhares de quilômetros ao norte e cruzou o deserto para chegar à montanha Tianyan, exterminando 19.000 inimigos. Huo Qubing percorreu 1.000 quilômetros de profundidade para perseguir os soldados do rei Zuoxian até a montanha Langjuxu, decapitando mais de 70.000 pessoas.

A Batalha de Mobei foi um golpe fatal para os Xiongnu. Surgiu a situação de que os hunos estavam longe e não havia corte real em Monan. A partir de então, eles se mudaram para o norte, para Mobei, e para o oeste.

A vitória do Imperador Wu da Dinastia Han tornou o país mais unificado. Os bons tempos de "cavalos e gado eram mimados e o gado espalhado nos campos" dentro e fora da Grande Muralha criaram condições extremamente favoráveis ​​para desenvolvimento Econômico.

2. Respeite o confucionismo na política

Imperador Wu da Dinastia Han Ocidental tomou a medida de "depor centenas de escolas de pensamento e respeitar apenas o confucionismo." No primeiro ano de Jianyuan (140 aC), Dong Zhongshu propôs nas contramedidas promover pessoas virtuosas: todas as escolas de pensamento que não estão dentro das seis artes e a arte de Confúcio deveria ser excluída dos estudos de doutorado.

O Imperador Wu da Dinastia Han apreciou muito o pensamento de unificação de Dong Zhongshu. O imperador Wu também adotou o conselho do primeiro-ministro Wei Wan e depôs os virtuosos Zhi Shen Buhai, Shang Yang, Han Fei, Su Qin e Zhang Yi.

Esta medida do Imperador Wu da Dinastia Han foi fortemente contestada pela avó de Huang Lao, a Rainha Mãe Dou. No ano seguinte, ela usou uma desculpa para prender Zhao Wan, o censor imperial, e Wang Jia, a ordem do médico, que defendia o confucionismo.

Embora a influência do confucionismo tenha sido temporariamente atingida, o imperador Wu nomeou um doutor dos "Cinco Clássicos" no quinto ano de Jianyuan (136 aC), o que tornou os clássicos confucionistas mais completos no governo.

No sexto ano de Jianyuan (135 aC), a Imperatriz Viúva Dou morreu e o confucionismo tornou-se teimoso novamente.

No primeiro ano de Yuanguang (134 aC), ele depôs o Dr. Taichang, que não escreveu os "Cinco Clássicos" confucionistas do condado. Ele rejeitou as palavras de Huang Lao de centenas de escolas de pensamento e promoveu o confucionista nascido no plebeu Gongsun.Hong é o primeiro-ministro.

Centenas de estudiosos confucionistas foram recrutados com boa etiqueta e cinquenta discípulos foram aprovados para nomeações de doutorado. Os médicos foram complementados de acordo com seu desempenho acadêmico e mestres literários foram selecionados para ocupar cargos importantes.

Este é o famoso ditado na história de "depor centenas de escolas de pensamento e respeitar apenas o confucionismo". Depois que o confucionismo foi solenemente respeitado, os funcionários vieram principalmente de estudiosos confucionistas.O confucionismo desenvolveu-se gradualmente e tornou-se a ideologia ortodoxa que governou o povo pelos próximos dois mil anos.

Embora isto não tenha conduzido ao desenvolvimento da cultura académica, foi benéfico para o fortalecimento do sistema autocrático e para a unificação do país naquela época. O Imperador Wu da Dinastia Han rejeitou centenas de escolas de pensamento e apenas respeitou o confucionismo, que era característico de sua época.

Essas duas medidas por si só tiveram um impacto de longo prazo nas gerações futuras, por isso diz-se que o Imperador Wu da Dinastia Han é o único imperador através dos tempos, não há nada de errado com isso.

Sua perspicácia política e layout estratégico são tão bons quanto os de Qin Shihuang. O historiador moderno Sr. Xia Zengyou também comentou: "Na época do imperador Wu, a China era o país mais poderoso, então aquele que domina nos tempos antigos e modernos é chamado de Imperador Qin e Imperador Wu de Han."

Ele também é chamado de "Imperador de Cem Gerações", o que significa que as conquistas de Liu Che durante sua vida não se limitaram a sua influência na dinastia daquela época, mas também influenciou muitas dinastias que se seguiram.

Portanto, embora o Imperador Wu da Dinastia Han tenha cometido erros em sua velhice, eles não merecem ser mencionados em comparação com seus méritos e virtudes. Portanto, o Imperador Wu da Dinastia Han pode realmente ser chamado de imperador através do idades.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde