inicial > Enciclopédia de curiosidades

Respostas sobre por que o céu é azul (razões pelas quais o céu parece azul)

Wei Shennan 2023-03-20 frequência

Resumo:Voltando à questão de por que o céu é azul. Simplificando, a razão pela qual o céu é azul é porque quando a luz solar atinge o solo, ela é espalhada ao passar pela atmosfera, e a luz espalha

Por que o céu é azul? Uma pergunta aparentemente simples, mas complexa.

Entreviste uma pessoa aleatória na rua e pergunte-lhe “Por que o céu é azul?” Na maioria dos casos, a pessoa parecerá confusa e não saberá como responder.

Acredito que muitas pessoas farão essa pergunta quando eram jovens, porque quando éramos crianças, estávamos sempre cheios de curiosidade sobre o mundo exterior e sempre tínhamos "cem mil porquês". Pelo contrário, como adultos, consideramos tudo ao nosso redor como garantido e é difícil pensar novamente sobre isso.

Então por que o céu é azul?

Para responder a essa pergunta, vamos primeiro examinar um fenômeno simples em nossa vida diária.

Se você segurar uma lanterna na estrada sem iluminação pública à noite, descobrirá que a luz da lanterna tem o formato de uma coluna de luz. Você pode ver claramente a coluna de luz e pode até vejo muita poeira flutuando na coluna de luz.

Por que você consegue ver o feixe de luz?

Muitas pessoas sabem a resposta porque o ar está cheio de poeira e moléculas de gás. Sem moléculas de poeira e gás, você não seria capaz de ver o feixe de luz mesmo se ligasse uma lanterna. Moléculas de poeira e gás no ar espalham a luz da lanterna em todas as direções e atingem seus olhos.

Se você estiver no espaço sideral, a menos que aponte a lanterna para seus próprios olhos, será impossível ver o feixe de luz da lanterna, porque não há dispersão no espaço sideral.

O fenômeno acima é chamado de "efeito Tyndale".

Voltando à questão de por que o céu é azul.

Simplificando, a razão pela qual o céu é azul é porque quando os raios do sol atingem o solo No processo, ela é espalhada à medida que passa pela atmosfera, e a luz espalhada é geralmente azul, e não de outras cores.

Em outras palavras, a luz azul tem maior probabilidade de se espalhar.

Mais tarde este fenômeno também foi confirmado por Rayleigh, que propôs a fórmula de espalhamento de Rayleigh, que mostrou que a intensidade da luz espalhada é inversamente proporcional à quarta potência do comprimento de onda. Isto mostra que a luz azul com comprimentos de onda mais curtos é mais facilmente espalhada do que a luz vermelha com comprimentos de onda mais longos.

A explicação acima é apenas uma explicação simples e popular. Há algo mais profundo.

A espessura da atmosfera na Terra é certa, e se a espessura da atmosfera for espessa o suficiente, depois que a dispersão da luz azul estiver basicamente concluída, ela começará a espalhar a luz vermelha de comprimento de onda mais longo, e em desta vez o céu ficará vermelho.

Acontece que a atmosfera da Terra é espessa o suficiente para espalhar a luz azul e vermelha. A luz azul é a cor do céu durante o dia, porque neste momento o sol brilha basicamente verticalmente no solo e a distância que a luz passa pela atmosfera é relativamente curta. À noite, os raios solares atingem o solo quase paralelo ao horizonte.Neste momento, a luz passa pela atmosfera por um tempo relativamente longo, e a luz vermelha será espalhada, e o céu ficará vermelho, o então- chamado de "pôr do sol vermelho"!

Você pode ter uma pergunta: por que o céu não espalha luz roxa? Por que o céu não é roxo?

Existem vários motivos.

Em primeiro lugar, a atmosfera da Terra é espessa o suficiente para espalhar a luz azul ou vermelha. Teoricamente, se a espessura da atmosfera fosse mais fina, talvez a cor do céu não fosse mais azul, mas é improvável que fosse roxa. Você pode escalar uma montanha alta e dar uma olhada. A cor do céu também não é roxa. A cor do céu em montanhas altas (em grandes altitudes) costuma ser mais escura. Você pode prestar atenção nisso na próxima vez que fizer uma viagem. avião.

Há outra razão: após uma longa evolução, nossos olhos humanos só conseguem ver luz de comprimentos de onda específicos, que é a chamada luz visível. Nossa sensibilidade à luz é diferente. Estudos descobriram que as pessoas são mais sensíveis à luz perto dos comprimentos de onda verdes, enquanto o roxo é insensível à luz. Em outras palavras, o céu azul que vemos na verdade tem um certo grau de subjetividade. Fator, o céu visto por outras espécies nem sempre pode ser azul.

É claro que existe outra condição importante para a dispersão da luz solar, que é a densidade do ar irregular e imperfeita. Se a densidade do ar for completamente uniforme, basicamente não ocorrerá dispersão, porque uma densidade uniforme significa que os raios de luz se cancelarão durante a propagação e colisão, e não haverá dispersão. Os cientistas também descobriram que a distribuição da densidade da atmosfera terrestre é realmente desigual.

Portanto, não presuma que toda a imaginação que acontece ao nosso redor é apenas isso. Se você fizer mais algumas perguntas sobre o porquê, poderá descobrir mais mistérios do universo escondidos na natureza. Muitos mistérios da natureza estão ao nosso redor e você, depende se você tem um coração curioso e corajoso para explorar!

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde