inicial > Conversa Histórica

Uma breve introdução à figura lendária Shao Yong da Dinastia Song do Norte (Shao Yong é conhecido como o sábio interior e o rei exterior)

Lu Chungu 2023-03-23 frequência

Resumo:Durante o reinado de Renzong na Dinastia Song do Norte, Shao Yong era apenas um estudioso confucionista e um plebeu no campo. Ele se tornou famoso por mergulhar na escrita de livros e dar palestras em

Uma figura lendária da Dinastia Song do Norte, um especialista que deve ser conhecido nos círculos acadêmicos Yi - Shao Yong!

Shao Yong se chamava Yaofu e se autodenominava Sr. Anle, Yichuan Weng, etc., e seu título póstumo era Kangjie. Filósofo e estudioso da Dinastia Yi na Dinastia Song, ele era conhecido como o sábio interior e o rei exterior. As gerações posteriores o chamaram de Sr. Baiyuan. Ele era originalmente de Fanyang (agora condado de Zhuoxian, província de Hebei) e mudou-se para Gongcheng (agora condado de Huixian, província de Henan) com seu pai quando era jovem.

Durante o período Renzong da Dinastia Song do Norte, Shao Yong era apenas um estudioso confucionista e um plebeu em Depois de dar palestras em todos os lugares, tornou-se famoso e mais tarde se estabeleceu em Luoyang. Por causa da pobreza, ele viveu em um beco.

Para resolver o problema de moradia deste estudante universitário, muitos dignitários e altos funcionários aposentados do tribunal da época fizeram algo grande por Shao Yong que o deixou feliz e chocou o governo e o público no momento. ao mesmo tempo. Que coisa ótima?

Este é o caso. Durante o período Xining de Song Shenzong, depois dos famosos primeiros-ministros Fu Bi e Wen Yanbo se aposentou, eles também moravam em Luoyang e contataram alguns ministros famosos do tribunal, como Wang Shenyan, Wang Gongchen e Liu Ji.

Mais de 20 pessoas, incluindo o solteiro de Hanlin, Sima Guang, doaram seu dinheiro com entusiasmo e construíram em conjunto uma grande mansão para Shao Yong em Luoyang. Qual era o tamanho da área?

Neste solar existem pequenas pontes e água corrente, campos e ruas, cinco degraus para o primeiro andar, dez degraus para o pavilhão e dezenas de casas sozinhas. Shao Yong ficou grato e aceitou com alegria, e chamou a mansão de "An Le Wan". Ele também escreveu um poema especialmente para elogiar sua história. O poema dizia:

"Obrigado a todos por comprarem o jardim. Linquan foi ocupada na cidade de Luoyang.

Sete mil pessoas atravessaram as águas e mais de vinte famílias competiram por dinheiro.

Jiayou Buju acabou em Li e Xining recebeu o cupom e pude me especializar.

Há novos hóspedes de lazer no andar de baixo em Fenghuang e antigos imortais em Daodefang.

A brisa em Luofu é cheia de mangas e o luar em Songcen está cheio de sombras durante a noite.

Continuar Na margem do lótus, estamos falando sobre a poeira e sacudindo suavemente a borda do salgueiro.

As flores de camelo de cobre de Moche estão florescendo , e o aterro está conectado ao vale dourado e a grama é verde.

A juventude ainda pode nascer antes da velhice. O sol vermelho já está alto, mas ainda está adormecido.

< p>O número da caverna deveria ter um dono para a longevidade, mas o nome do ninho não tem direito à paz e à felicidade.

Se você ousar abrir os olhos para o mundo, você olhará para o céu em vez do mundo humano.

Mande todo o tempo de volta para a taça de vinho e transfira-o para a poesia.

Eu também sei que este pedaço de terra boa desapareceu como o de Yao Fu caneta."

Um acadêmico civil, um acadêmico civil, recebeu admiração unânime e forte apoio financeiro daqueles funcionários importantes da corte imperial. Por um lado, mostra que Shao Yong é altamente experiente e capaz. Ele é um grande estudioso nas mentes desses estudiosos.

Por outro lado, também mostra que Shao Yong é um homem bom, um modelo de caráter moral, um cavalheiro num mundo em declínio, respeitado e amado pelos outros.

Quando Shao Yong era jovem, ele também se dedicou à carreira oficial e entrou na sala de exames imperial. Mas mais tarde, lendo milhares de livros e viajando milhares de quilômetros, ele adquiriu uma visão sobre o amor pela vegetação. , mudanças nos tempos antigos e modernos e uma profunda compreensão do destino do céu e da terra.Após a ascensão e queda do yin e do yang, a intenção original mudou.

A partir de então, li e escrevi e vivi na pobreza e na felicidade. Song Renzong e Song Shenzong pediram-lhe sucessivamente que saísse da montanha e ofereceram-lhe um alto salário, mas ele os rejeitou um por um.

Shao Yong estudou conhecimento e escreveu ao longo de sua vida. Certa vez, ele escreveu "Huangji Jingshi", "Observação de Coisas por dentro e por fora" Ele criou seu próprio "Xiantian Xue" e outros trabalhos acadêmicos como "Yu Qiao Wen Dui" e "Yu Qiao Wen Dui".

Chocou os círculos acadêmicos e os burocratas acadêmicos da época. Ele foi um famoso estudioso neoconfucionista da Dinastia Song e teve uma profunda influência na filosofia daquela época e nas gerações futuras.

Após a morte de Shao Yong, a corte imperial da época concedeu-lhe postumamente o título póstumo de "Secretário Provincial Secretário Lang" e o título póstumo "Kang Jie" ", e mais tarde recebeu o título de "Xin Anbo", e teve direito ao Templo de Confúcio, com o título honorífico de "Shao Zi", que era um título muito, muito alto honra.

Juntamente com Zhou Dunyi, Zhang Zai, Cheng Hao e Cheng Yi, ele é conhecido como os "Cinco Filhos da Dinastia Song do Norte". Ele tinha pouca ambição, mas gostava de estudar muito e viajar pelo mundo, e percebeu que "o Tao está certo", e então estudou "Hetu", "Luoshu" e Fuxi Bagua com Li Zhicai, e alcançou grande sucesso.

Ele também é autor de "Huang Ji Jing Shi", "Observação de coisas por dentro e por fora", "Xiantian Pictures", "Qiao Qiao Dui", "Yichuan Jingliang Collection", "Plum Blossom Poems ", etc.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde