inicial > Conversa Histórica

Que tipo de posição oficial o estudioso número um geralmente obtém? (Quão poderoso um oficial pode ser depois de se tornar o estudioso número um nos tempos antigos)

Yu Ranxuan 2023-04-05 frequência

Resumo:Já que é tão difícil conseguir o exame do bolsista nº 1, como o tribunal irá providenciar isso depois que eles passarem no exame? Na verdade, não existe uma ligação inevitável entre ser o m

Qual ​​o tamanho de um oficial que alguém pode se tornar depois de passar no exame imperial nos tempos antigos? Quais são as vantagens do funcionalismo?

Quão grande um oficial pode se tornar depois de ganhar o primeiro prêmio nos tempos antigos? Acredito que essa seja uma dúvida na mente de muitas pessoas. Afinal, Fan Jin estava tão animado que ele enlouqueceu ao ganhar o primeiro prêmio, e o primeiro prêmio era o teto para os antigos exames imperiais. Eles deveriam desfrutar de um tratamento sem precedentes.

Como você será tratado após ganhar o primeiro prêmio? Deixe-me apresentá-lo a você hoje.

Quão grande oficial você pode ser depois de ganhar o primeiro prêmio?

Em primeiro lugar, deve ser dito que o estudioso número um na China antiga era muito raro. Na história do sistema de exames imperial em 1282, havia apenas 654 campeões Wen e apenas 185 campeões Wu.

Quanto ao estudioso número um que ganhou três yuans consecutivos, existem apenas 13. São necessários quase 100 anos para que tal "monstro" apareça. Já que é tão difícil conseguir o exame do bolsista nº 1, como o tribunal irá providenciar isso depois que eles passarem no exame?

Real Não existe uma ligação inevitável entre ganhar o primeiro prêmio no exame e "tornar-se um alto funcionário". Depois de ganhar o primeiro prêmio, a corte imperial geralmente providencia para que o candidato sirva como oficial subalterno de sexto posto na Academia Hanlin. Sim, você ouviu certo, do sexto posto, que é maior que o sétimo posto do Oficial Sésamo.

A Academia Hanlin foi inicialmente uma instituição criada pelo Imperador Xuanzong da Dinastia Tang para servir pessoas talentosas, especificamente para acompanhar o imperador em banquetes e entretenimento. Não era um escritório oficial formal do governo.

No final da Dinastia Tang, evoluiu para uma importante organização especializada na elaboração de decretos confidenciais, equivalente ao secretário pessoal do imperador. Após a Dinastia Song, tornou-se uma posição oficial formal e estava de acordo com o exame imperial.

A Academia Hanlin era na verdade o centro de "reserva de talentos" da antiga dinastia feudal. Foi responsável por compilar livros, escrever história e redigir editais., serviu como aluno da família real, serviu como examinador do exame imperial, etc.

Embora algumas pessoas passem em cinco testes e ganhem o primeiro prêmio, isso só pode provar que são boas em leitura. Quanto à capacidade de lidar com assuntos políticos, isso precisa ser examinado mais detalhadamente. Portanto, depois que muitos estudiosos número um entraram na corte, eles basicamente fizeram alguns trabalhos de cópia e escrita na Academia Hanlin.

O destino dos campeões

Mas como diz o ditado: "O primeiro a chegar à lua é aquele que está perto da água." Os campeões muitas vezes ficam pendurados na frente do imperador e primeiros-ministros.Quando há uma escassez real no tribunal, a primeira coisa que vem à mente é São eles.

Por exemplo, Sun Fujia, o primeiro estudioso número um da história chinesa, foi posteriormente nomeado por Li Yuan, o imperador da Dinastia Tang, como estudioso e censor de quinto escalão. Depois que o Imperador Taizong da Dinastia Tang subiu ao trono, ele ocupou sucessivamente os cargos de Shaoqing de Dali, Langzhong do Ministério da Justiça, Ministro do Ministério de Hubu e Governador da Província de Shaanxi.

Cui Yuanhan, o primeiro estudioso número um na história dos exames imperiais chineses a ganhar três prêmios consecutivos, foi a primeira posição oficial depois de ganhar o prêmio número 1. Ele é o Dr. Taichang, que está na sétima série. Alguns anos depois, ele se tornou o Zhizhigao que redigiu decretos para o imperador.

No entanto, como Cui Yuanhan tinha uma natureza forte e não era tolerado pelo mundo, ele só trabalhou nesta posição por dois anos antes de ser rebaixado e morrer de depressão logo depois.

A maioria dos estudiosos número um da Dinastia Tang foram deixados no governo central para serem funcionários menores de a sexta ou sétima série. A maioria dos principais estudiosos da Dinastia Song começaram como funcionários menores e depois foram transferidos de volta para servir no governo central.

Por exemplo, Lu Mengzheng, o estudioso número um durante o período Taizong da Dinastia Song, recebeu o título de primeiro-ministro depois de ganhar o prêmio de estudioso número um e foi nomeado magistrado geral de Shengzhou. Ele também começou como oficial de sexto escalão. Mas, afinal, Lu Mengzheng nasceu como o estudioso número um, com uma enorme auréola na cabeça, rapidamente ascendeu na hierarquia e se tornou primeiro-ministro três vezes.

Durante as dinastias Ming e Qing, as principais escolhas eram basicamente funcionários da capital. Depois de ganhar o primeiro prêmio, ele entrou pela primeira vez na Academia Hanlin. Nessa época, a Academia Hanlin quase se tornou um lugar sagrado nas mentes dos estudantes de todo o mundo.

Ser selecionado para a Academia Hanlin, conhecida como "Ponto Hanlin", é algo muito honroso. De Hanlin aos funcionários da corte, tornou-se um grande sonho nas mentes dos burocratas acadêmicos na era dos exames imperiais. O status social dos solteiros de Hanlin também é extremamente elevado.

Por exemplo, os conhecidos Bai Juyi, Su Shi, Ouyang Xiu, Song Lian, Zhang Juzheng, Li Hongzhang, Zeng Guofan e outros permaneceram na Academia Hanlin. É claro que essas pessoas não são necessariamente as principais escolhas. Acontece que o caminho de promoção para o bolsista número um é mais fácil do que para os bolsistas comuns de Hanlin.

Entre alguns dos maiores estudiosos dos tempos antigos, aqueles que se saíram melhor tornaram-se primeiros-ministros. Por exemplo, mencionamos Lu Mengzheng anteriormente, Wen Tianxiang da Dinastia Song do Sul, Hu Guang, Chen Dun, Peng Shi e outros da Dinastia Ming. Entre eles, a Dinastia Ming teve o maior número de estudiosos, de oficial a primeiro-ministro, com até 17 pessoas.

As escolhas número 1 em pior situação eram tão pobres que não podiam nem pagar uma bebida, como Lu Wenhuan, a escolha número 1 no segundo ano do reinado do imperador Zhaozong em Guanghua.

Além do mais, algumas pessoas se renderam ao inimigo e à traição, enquadradas e lisonjeadas, e se tornaram "vilões traiçoeiros". Por exemplo, Mo Chou, o estudioso número um durante o período Huizong da Dinastia Song, rendeu-se. para o exército Jin após o Incidente Jingkang.

Claro, existem alguns campeões sortudos que são favorecidos pela família real e abraçam a família real, como No segundo ano de Tang Huichang (842), Zheng Hao, o estudioso número um do ramo Renxu, foi recomendado como consorte pelo primeiro-ministro Bai Minzhong e casou-se com a princesa Wanshou, filha do imperador Xuanzong da dinastia Tang.

O grande poeta Wang Wei ocupou a porta dos fundos da princesa Yuzhen e se tornou Tai Lecheng, responsável pelo ensino de música e dança do palácio.

O mundo conhece apenas as conquistas de Wang Wei na poesia e na pintura, mas não conhece seu relacionamento com a princesa Yuzhen.

Mas mais estudiosos número um tornam-se medíocres depois de se tornarem oficiais e são perdidos para todos! Mesmo alguns artigos e poemas impressionantes não podem ser criados.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde