inicial > Conversa Histórica

O que significa "Crônicas Benmo" (quais são as obras representativas das antigas "Crônicas Benmo")

Wei Shennan 2023-04-08 frequência

Resumo:O estilo de crônica é um dos três principais gêneros de livros de história. O método específico de escrita é: primeiro classificar os eventos importantes, e cada evento é um capítulo indepen

Qual ​​é o estilo da crônica? Quais são os seus trabalhos representativos?

Existem dois gêneros principais de livros de história antiga: um é o estilo cronológico e o outro é o estilo biográfico. Ambos os gêneros têm suas vantagens e desvantagens.

O estilo cronológico tem um conceito forte de tempo, mas é muito fragmentado quando se escreve sobre pessoas e eventos; o estilo biográfico pode garantir a integridade da escrita sobre pessoas e eventos, mas é propenso à duplicação de conteúdo. Ao descrever eventos que ocorreram no mesmo período, é difícil É difícil mostrar a correlação entre eles.

Para superar esta deficiência, na Dinastia Song do Sul, surgiu outro gênero "Crônicas e Biografia", que poderia superar as deficiências das crônicas e biografias e combinar suas vantagens para formar um método narrativo único.

A palavra "Benmo" originalmente significava as raízes e pontas da árvore. O "Livro dos Ritos·Universidade" diz: "Tudo tem origem e fim, e tudo tem fim." Isso significa que tudo tem origem e destino.

Mais tarde, a palavra "isto e o fim" foi estendida para significar "primário e secundário" e "sequencial". A crônica é como o nome sugere.

O estilo de crônica é um dos três principais gêneros de livros de história. O método específico de escrita é: primeiro classificar os eventos importantes, e cada evento é um capítulo independente; depois, os eventos são descritos em detalhes em ordem cronológica. sempre.

Por exemplo, os registros do "Incidente de Xuanwumen" estão espalhados em várias partes da história da Dinastia Tang. As Crônicas extraem todo esse conteúdo e contam a causa, o processo e o resultado claramente, como contar um relatório completo história. , para que os leitores possam vê-la rapidamente.

Na verdade, toma o evento como linha principal e reúne materiais temáticos relacionados.

O pioneiro do estilo Crônicas foi Yuan Shu na Dinastia Song do Sul, e suas "Crônicas Tongjian" adotou o Por aqui. Naquela época, Yuan Shu gostava muito de ler “Zi Zhi Tong Jian”, mas achava que, embora bem escrito, o conteúdo era muito complicado.

Então, ele extraiu o conteúdo relevante do mesmo evento de diferentes períodos, focou no assunto, e não se restringiu a personagens ou tempo, e descreveu cada evento completamente em um todo, e então as narrativas de os vários eventos são combinados em um livro.

Como o conteúdo do livro vem de "Zizhi Tongjian" de Sima Guang, ele é chamado de "Crônicas de Tongjian". Esta obra tem um total de 42 volumes, registrando 239 eventos, e o intervalo de tempo vai do 23º ano do Rei Weilie da Dinastia Zhou até o final das Cinco Dinastias.

Existem apenas algumas crônicas- livros do tipo, a maioria dos quais são livros de história adaptados ou criados. Além das "Crônicas de Tongjian" de Yuan Shu, há também as "Crônicas das Nove Dinastias" cobrindo nove períodos, incluindo as dinastias pré-Qin, Song, Liao, Jin, Yuan, Ming e o início de Qing.

Entre os mais representativos estão "As Crônicas da Dinastia Song", escrita por Chen Bangzhan na Dinastia Ming, que registra as mortes de Taizu a Wen Tianxiang e Xie Fangde, e "As Crônicas do Yuan Dinastia" que registra as mortes do Imperador Taizu de Yuanzhong até o fim do Imperador Shun. 》.

Há também "As Crônicas da Dinastia Ming", escrita por Gu Yingtai na Dinastia Qing, que registrou o período desde a revolta de Taizu até a invasão da Dinastia Qing. "As Crônicas do Liao", de Li Youtang. Dinastia" e "As Crônicas da Dinastia Liao" registraram o período desde a chegada de Taizu ao Liao Ocidental até o mesmo período. Há "As Crônicas da Dinastia Jin" da Dinastia Jin e assim por diante.

Na Dinastia Qing, havia também um livro chamado "Fanglue", que era uma compilação cronológica de decretos e relatórios relevantes após cada grande ação militar ou diplomática. "Sikuquanshu" inclui-o nas "Crônicas", que é a crônica da história especial.

Existem 29 estratégias no total, que podem ser divididas em três categorias: uma são atividades para suprimir rebeliões, eliminar forças separatistas locais, unificar e consolidar áreas fronteiriças; a outra são atividades para reprimir revoltas de camponeses e minorias étnicas; Uma categoria são as ações para lidar com questões diplomáticas e de relações exteriores.

A "Sinopse Siku" certa vez elogiou a "latitude e longitude claras" da crônica, "claras à primeira vista " e "realista" Nunca foi visto antes nos tempos antigos.”

No entanto, é mais difícil criar um livro desse tipo. O escritor deve ler os livros históricos e estar familiarizado com os fatos, eventos e personagens históricos, para ter confiança ao escrever. , caso contrário haverá omissões.Vê-se que, O valor histórico da crônica é inquestionável.

O professor Xu Kai, da Universidade de Pequim, acredita que desde que Yuan Shu foi o pioneiro das "Crônicas", a tradição de compilar a história por historiadores chineses foi continuada e desenvolvida, especialmente no contexto da história de hoje se movendo em direção às massas, especialistas usam métodos de escrita populares. Escrever e deixar a história servir ao público e à realidade tem certo significado positivo.

No entanto, o estilo da crônica também apresenta deficiências. Este sistema tem capacidade limitada e só consegue seleccionar coisas importantes e falar sobre elas em detalhe, deixando o resto descuidado. Além disso, não consegue mostrar a ligação entre vários acontecimentos históricos no mesmo período e os leitores não conseguem encontrar pistas básicas para o desenvolvimento histórico.

Portanto, tendo em vista as respectivas vantagens e desvantagens dos três gêneros principais, o estilo cronológico registra a ocorrência de eventos com o desenvolvimento do tempo, o estilo biográfico registra a ocorrência de eventos com personagens como centro , e os acontecimentos importantes são registrados sistematicamente do início ao fim. A crônica é baseada nos três tripés.

Juntamente com vários outros livros históricos, constitui a gloriosa história da China durante cinco mil anos.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde