inicial > Conversa Histórica

Uma introdução a Lu Cunzhang, o inventor do Pinyin Chinês (quando nasceu o Pinyin Chinês)

Zhu Fengnan 2023-04-25 frequência

Resumo:O inventor de Hanyu Pinyin era um homem de Hokkien que nem falava bem o mandarim. Ele é Lu Xunzhang. Lu Xunzhang nasceu em Xiamen, estudou inglês em Cingapura quando jovem e, após concluir seus e

True Master Series: Seu mandarim não é muito padrão, mas isso não afeta sua invenção do pinyin chinês.

Hoje, a taxa de alfabetização do povo chinês melhorou muito, em grande parte devido à invenção do pinyin chinês, que reduziu a dificuldade de aprender os caracteres chineses.

O inventor do Hanyu Pinyin era um homem de Hokkien que nem falava bem o mandarim.

Ele é Lu Xunzhang.

Lu Xunzhang nasceu em Xiamen. Estudou inglês em Cingapura quando era jovem. Após concluir seus estudos, retornou para a bela ilha de Gulangyu, Xiamen.

Lu Xunzhang é muito popular na Ilha Gulangyu, porque se os estrangeiros e Hokkien quiserem fazer negócios, terão que usá-lo como intérprete.

Ao se comunicar com os habitantes locais, Lu Xunzhang descobriu que o problema com os habitantes locais não era apenas que eles poderiam não entendo inglês, mas há muitas pessoas que nem conseguem ler caracteres chineses.

Lu Xunzhang acreditava que a China naquela época era pobre e fraca e era intimidada por potências estrangeiras porque a qualidade cultural do seu povo não era elevada, e isso começou com a alfabetização.

Como mestre, como posso suportar isso?

Assim, para melhorar a taxa de alfabetização da população local, Lu Xunzhang dedicou-se à pesquisa e inventou criativamente uma nova palavra para o dialeto local de Xiamen, baseada no latim e suas variantes, que é o pinyin chinês. . antecessor.

Assim que os novos caracteres Qieyin foram introduzidos, eles eram como folhas de chá colocadas em água fervente, rapidamente espalhando. Uma pessoa completamente analfabeta pode se comunicar simplesmente escrevendo em poucos meses.

O que é ainda mais impressionante é que os novos caracteres Qieyin são muito fáceis de usar. Em Hong Kong, as pessoas ainda usam os novos caracteres Qieyin para aprender caracteres chineses.

Logo, a área de Xiamen se tornou uma das áreas com a maior taxa de alfabetização do país.

No entanto, a razão pela qual um mestre é um mestre é porque ele nunca está satisfeito com as conquistas de ontem. Lu Xunzhang gastou seu próprio dinheiro para começar a imprimir seus próprios materiais de ensino de novos personagens Qieyin na área de Fujian, fora de Xiamen, para ensinar mais pessoas a ler. Ele recebeu uma grande resposta em um curto período de tempo.

Fujian também se tornou rapidamente um dos lugares com a maior taxa de alfabetização do país. Mas, novamente, a razão pela qual um mestre é um mestre é que ele nunca está satisfeito com os resultados atuais.

Lu Xunzhang contou ao Imperador Guangxu sobre o novo personagem Qieyin através de um aldeão. Era a época do Movimento de Reforma de 1898, e o Imperador Guangxu queria ver Lu Xunzhang.

Então, Lu Xunzhang arrumou sua bagagem e partiu imediatamente. No entanto, o destino do mestre geralmente era acidentado, e ele estava no meio do caminho., o Movimento de Reforma de 1898 terminou em fracasso. Mas Lu Xunzhang ainda insistiu em caminhar até a capital.

Lu Xunzhang encontrou o Instituto de Estudos da Tradução, mas recebeu apenas uma resposta muito casual, afirmando que o seu método era impraticável e desatualizado.

No entanto, Lu Xunzhang não desistiu e continuou a estudar com grande concentração.

As oportunidades são reservadas para aqueles que estão preparados. O ponto de viragem ocorreu em 1903, quando foi realizada uma conferência do movimento linguístico nacional, com um representante de cada província. O enviado pela província de Fujian foi Lu Cunzhang.

Na conferência, Lu Xunzhang trouxe 37 cartas Pinyin, que atraíram a atenção generalizada assim que foram lançadas. 25 das letras pinyin foram determinadas na conferência.

Esta conferência também estabeleceu uma base sólida para a promoção posterior do pinyin chinês para todo o mundo. país.Base.

Lu Xunzhang não foi apenas o inventor do pinyin chinês, ele também promoveu a escrita horizontal e o uso de sinais de pontuação.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde