inicial > Conversa Histórica

Por que a China e a União Soviética se separaram (o momento e a razão pela qual o meu país e a União Soviética se separaram)

Qin Lingxiao 2022-04-12 frequência

Resumo:Nas décadas de 1950 e 1960, a China e a União Soviética evoluíram de aliados socialistas para dois grandes países hostis entre si. As razões são diretas e indiretas. A razão directa é que a

Quanto às razões para o colapso das relações sino-soviéticas nas décadas de 1950 e 1960, muitos historiadores deram as suas próprias explicações:

Primeiro, por causa da rádio de ondas longas e do rádio comum incidentes na frota.

Em 1958, a União Soviética propôs construir uma estação de rádio de ondas longas em Hainan, na China, para monitorar e comandar submarinos nucleares. A China não concordou e a União Soviética propôs o estabelecimento de uma frota conjunta sino-soviética. Este foi o gatilho para o colapso das relações sino-soviéticas.

Essas duas coisas são, na verdade, apenas a União Soviética testando a atitude da China e pedindo orientações. Se a China concordar, haverá próximos passos. A União Soviética não esperava que a China e a Alemanha tivessem uma atitude tão determinada.

Em segundo lugar, razões ideológicas e a luta pela liderança.

Muitas pessoas acreditam que a deterioração das relações sino-soviéticas se deve a razões ideológicas.Tanto a China como a União Soviética querem ser o "líder" do campo.

Na verdade, os chineses são muito pragmáticos e não serão obcecado com ideologia E fazer comportamentos que não estão de acordo com os interesses reais.

3. O bombardeio de Kinmen.

Depois que Khrushchev visitou a China em 1958, a China bombardeou Kinmen, o que chocou o mundo, mas não notificou a União Soviética com antecedência. Este incidente tornou a União Soviética muito passiva.Os soviéticos estavam calmos na superfície, mas muito zangados nos bastidores.

O incidente em si foi muito menos importante do que as questões reflectidas, porque mostrou que a China não estava disposta a ser manipulada pela União Soviética.

4. Disputas territoriais e conflitos fronteiriços.

Território e conflito são, na verdade, o resultado, e não a causa, da deterioração das relações.

Cinco, mal-entendido.

Algumas pessoas pensam que o colapso das relações sino-soviéticas se deveu à má comunicação entre as duas partes. Pode haver alguns mal-entendidos. Se todos se sentassem e se comunicassem com calma, talvez houvesse sem impasse. Na verdade, esta situação não existe de todo.

As razões acima expostas são uma das razões para o colapso das relações sino-soviéticas, mas não são as razões fundamentais. Qual ​​é a causa raiz?

Na verdade, a China não é o único país irmão que rompeu relações com a União Soviética, mas também com o "Tigre dos Balcãs" Iugoslávia.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Tito liderou as guerrilhas na luta contra a Alemanha nazista durante quatro anos. Ele alcançou conquistas notáveis ​​e tornou-se famoso e altamente respeitado na Europa.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Iugoslávia e a União Soviética também tiveram um curto "período de lua de mel". Mas Tito insistiu na independência. Depois que a União Soviética sem esperança de controlar a Iugoslávia, ele a espremeu de forma decisiva, os dois países eslavos se separaram completamente.

A União Soviética e a China e África do Sul Embora o momento em que a relação se rompeu tenha sido diferente, a razão fundamental foi exactamente a mesma, ou seja, ambos insistiram na integridade da sua soberania e recusaram ser controlados pelos soviéticos.

A União Soviética esperava integrar todos os países socialistas com o seu próprio país como centro. Economicamente, todos eles aderemao "Conselho de Cooperação Económica Mútua".

De acordo com a vontade da União Soviética, a divisão do trabalho e a cooperação foram realizadas entre vários países. A União Soviética desenvolveu principalmente a indústria pesada de alto valor agregado, enquanto outros países desenvolveu principalmente a indústria leve, a agricultura e forneceu energia e matérias-primas. Politicamente, apenas a União Soviética seguiu o seu exemplo.

Militarmente, aceitando o pedido da União Soviética para estabelecer bases militares em vários países, os países ficaram firmemente ligados à carruagem da União Soviética e tornaram-se "peões"< na luta contra os Estados Unidos. /strong>.

Tal acordo é obviamente seriamente inconsistente com os interesses da China. Portanto, a China preferiria viver uma vida miserável e romper com a União Soviética sob a ameaça de guerra, salvaguardando resolutamente a sua soberania nacional e o seu direito ao desenvolvimento independente. Esta foi a razão fundamental da ruptura entre a China e a União Soviética.

Olhando para trás agora, embora eu tenha pago uma certa quantia de O preço era alto, mas a escolha original foi definitivamente a certa. A tirânica União Soviética acabou se tornando um termo histórico.

Você também pode expressar suas opiniões.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde