inicial > Conversa Histórica

Quem é o autor do livro agrícola (quem escreveu o primeiro livro agrícola completo no meu país)

Miao Daxun 2022-04-15 frequência

Resumo:"O Livro de Fan Sheng" foi escrito no final da Dinastia Han Ocidental e o autor foi Fan Shengzhi, um famoso agricultor da Dinastia Han Ocidental. O livro registra principalmente os princípios da agr

Na China antiga, o país foi fundado na agricultura. A agricultura era a principal indústria e o comércio a última. Embora os agricultores trabalhassem duro durante todo o ano, eles ainda tinham um status social relativamente elevado. Os chamados "estudiosos" , agricultores, indústria e comércio", embora os empresários fossem ricos.

No entanto, como algumas dinastias implementaram a política de "ênfase na agricultura e supressão do comércio" e restringiram os comerciantes, o status dos comerciantes não era elevado. O desenvolvimento da agricultura preocupou-se com a estabilidade de toda a sociedade antiga.

Todas as dinastias atribuíram grande importância ao desenvolvimento da agricultura. Nos tempos antigos, havia quatro livros agrícolas principais, nomeadamente "O Livro de Pansheng", "Os Fundamentos de Qi Min" e "O Livro da Agricultura" , "O Livro Completo dos Assuntos Agrícolas", então o que estes livros apresentam? Que significado isso tem para o desenvolvimento da antiga agricultura chinesa?

1. "O Livro de Pan Sheng" é o primeiro livro agrícola da China.

"Hanshu·Yiwenzhi" registra "Dezoito capítulos de "Fan Sheng Zhi"", e "Fan Sheng Zhi" é o nome geral das gerações posteriores. O autor Fan Shengzhi, que viveu durante o reinado do imperador Cheng da dinastia Han, já foi Yilang e ensinou as pessoas a cultivar na planície de Guanzhong, na atual província de Shaanxi, e conseguiu uma colheita abundante.

Este livro é um resumo de sua experiência de produção agrícola e técnicas operacionais na Bacia do Rio Amarelo da Dinastia Han Ocidental. O conteúdo principal inclui os princípios básicos da agricultura, seleção de datas de semeadura, processamento de sementes, cultivo de culturas individuais, colheita e armazenamento de sementes. E tecnologia de armazenamento, método de plantio de área, etc.

Deve-se notar que o livro original do "Livro de Pan Sheng" não está mais disponível. Só podemos ver alguns conteúdos citados de livros compilados por gerações posteriores.

2. "Qimin " Yao Shu" é o livro agrícola mais antigo, mais completo e sistemático que existe.

"Qi Min Yao Shu" foi escrito nas décadas de 1930 e 1940 do século VI dC. Seu aparecimento não é acidental, mas tem um certo contexto histórico e condições objetivas. .

Antes da Dinastia Wei do Norte, o norte da China estava em uma situação de divisão e separatismo de longo prazo. Mais de cem anos depois, o clã Tuoba do grupo étnico Xianbei estabeleceu a Dinastia Wei do Norte e gradualmente unificou na região norte, e a ordem social estabilizou-se gradualmente., a economia social recuperou-se gradualmente da depressão repetidamente destruída e desenvolveu-se.

A série de reformas sociais e económicas implementadas pelo Imperador Xiaowen da Dinastia Wei do Norte estimulou o desenvolvimento da produção agrícola e promoveu o progresso social e económico. Apesar disso, a produção agrícola naquela época ainda não havia atingido um nível elevado e precisava de maior desenvolvimento.

Jia Sixie acreditava que o nível de ciência e tecnologia agrícola estava relacionado com a prosperidade do país, por isso teve a ideia de escrever um livro agrícola.

Com base no resumo da experiência de seus antecessores, Jia Sixie resumiu sistematicamente a experiência da produção agrícola na Bacia do Rio Amarelo, consultou alguns agricultores veteranos locais, praticou-a ele mesmo e, finalmente, resumiu-a em " Técnicas essenciais para elevar as pessoas" Este livro.

As pessoas de Qi são pessoas comuns e as habilidades importantes são as maneiras de ganhar a vida. Em outras palavras, Jia Sixie acredita que suas obras são benéficas para a subsistência das pessoas, então este livro é relativamente simples e prático: Escritos agrícolas.

O mais antigo, mais sistemático e completo existente livro agrícola.

3. "Livro Agrícola" é um livro de ciência e tecnologia agrícola com imagens e textos.

O autor do "Livro Agrícola" é Wang Zhen da Dinastia Yuan. "Livro Agrícola" é uma obra-prima que estuda sistematicamente toda a agricultura a partir de uma perspectiva nacional. A Dinastia Yuan governou a China durante 97 anos e, embora não tenha sido muito tempo, deixou três obras agrícolas marcantes na história da ciência agrícola no meu país.

O primeiro é o "Nongsang Ji Yao" compilado por Si Nongsi nos primeiros anos da Dinastia Yuan, seguido por "Wang Zhen Nong Shu" e "Resumo de comida e roupas de Nong Sang". Entre os três livros, “Wang Zhen Nong Shu” tem a maior influência.

Os 37 volumes de "Nongshu" foram escritos no segundo ano do reinado do Imperador Renzong na Dinastia Yuan e foram incluídos no "Yongle Dadian" no início da Dinastia Ming.

Depois das dinastias Ming e Qing, houve muitas publicações. Em 1981, foi publicada a versão compilada e comentada do livro de Wang Yuhu. O livro inteiro tem cerca de 130.000 palavras. O conteúdo inclui 3 partes: ① 6 episódios de "Nongsang Tongjue", como uma introdução geral à agricultura, incorpora o sistema ideológico agrícola do autor.

②O 11º episódio de "Hundred Grain Pu" é um tratado sobre cultivo, descrevendo as técnicas de cultivo de culturas alimentares, vegetais, frutas, etc.

③Os 20 episódios do "Atlas de Instrumentos Agrícolas" são informações muito preciosas sobre ferramentas de produção agrícola, representando 80% do livro. Inclui quase todas as ferramentas agrícolas tradicionais e instalações importantes, conforme descrito nas gerações posteriores de livros agrícolas. A maioria das ferramentas agrícolas foram modeladas neste livro.

4. "Agricultura" que absorve a agricultura ocidental tecnologia "Zhengquanshu".

"O Livro Completo da Política Agrícola" cobre basicamente todos os aspectos da produção agrícola e da vida das pessoas na China antiga, e há uma ideia básica que o atravessa, ou seja, o "Livro Agrícola" de Xu Guangqi. Política" de governar o país e o povo. "Pensamento. A implementação desta ideia é o que diferencia “O Livro Completo de Assuntos Agrícolas” de outros livros agrícolas de grande escala.

Outros livros agrícolas de grande escala, seja "Qi Min Yao Shu" de Jia Sixie da Dinastia Wei do Norte ou "Nong Shu" de Wang Zhen da Dinastia Yuan, embora adotem o conceito agrícola como ideia central, centram-se na produção.Pode-se dizer que tecnologia e conhecimento são livros agrícolas puramente técnicos.

A "Enciclopédia de Política Agrícola" pode ser dividida em duas partes: medidas de política agrícola e tecnologia agrícola. O primeiro é o esboço de todo o livro, e o último são as medidas técnicas para concretizar o esboço.

Além disso, como Xu Guangqi viveu no final da Dinastia Ming, muitos missionários jesuítas vieram para a China para pregar e trouxeram consigo a ciência e a tecnologia ocidentais, por isso "O Livro Completo da Agricultura" apresenta um pouco da ciência e tecnologia ocidentais. tecnologia.Tecnologia Agrícola.

Por exemplo, Introdução à tecnologia europeia de conservação da água. Este é o primeiro livro da história da ciência agrícola no meu país que divulga o conhecimento científico ocidental moderno.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde