inicial > Conversa Histórica

O primeiro tratado desigual (a sequência de assinatura de tratados desiguais com a Grã-Bretanha)

Qian Shiwen 2022-05-07 frequência

Resumo:Em 29 de agosto de 1842, o governo Qing foi forçado a assinar o primeiro tratado desigual da história - o "Tratado de Nanquim" com a Grã-Bretanha, e relutantemente cedeu a Ilha de Hong Kong. Em 24

Hong Kong, esta metrópole mundialmente famosa localizada na costa sudeste da China, era apenas uma ilha deserta escassamente povoada há mais de cem anos, mas a sua localização geográfica é muito importante.

A roda da história girou em 1840, e o Império Britânico, que estava no seu auge, estendeu as suas garras agressivas ao Extremo Oriente. A Primeira Guerra do Ópio eclodiu entre a China e a Grã-Bretanha, e o decadente final da Dinastia Qing foi derrotado e pediu a paz.

Desde então, a primeira página da história moderna da China cheia de sangue, lágrimas e humilhação virou...

A Primeira Guerra do Ópio

Em 29 de agosto de 1842, o governo Qing foi forçado a assinar o primeiro tratado desigual da história com os Estados Unidos Tratado do Reino - o "Tratado de Nanjing", cedido relutantemente à Ilha de Hong Kong.

Em 24 de outubro de 1860, a Dinastia Qing, que sofreu outra trágica derrota na Segunda Guerra do Ópio, foi forçada a assinar o Tratado desigual de Pequim com a Grã-Bretanha, cedendo a área ao sul da Boundary Street, em Kowloon. Península para o Reino Unido

Em 9 de junho de 1898, o crescente número de britânicos forçou o governo Qing a assinar o "Tratado Especial para Expandir a Fronteira de Hong Kong". A área ao norte da Boundary Street, na Península de Kowloon, ao sul do rio Shenzhen e mais de 200 ilhas foram arrendadas à força por 99 anos.

Linda Hong Kong< /p>

Através destes três tratados desiguais, a Grã-Bretanha ocupou um total de 1.092 quilómetros quadrados de território chinês, que é agora a área total de toda a área de Hong Kong.

No processo de perda de Hong Kong, a corrupção e a incompetência do governo Qing foram tão claramente demonstradas que os britânicos, que se tornaram cada vez mais arrogantes e arrogantes, consideraram a nação chinesa como fraca e poderia ser intimidada, e expressou abertamente Revelando seu imenso desprezo pelos chineses: "A China é o homem doente do Oriente. Ela tem sido insensível há muito tempo."

Neste momento, o poder real no final da Dinastia Qing, a Imperatriz Viúva Cixi, chegou a declarar descaradamente: "Enquanto isso" os recursos materiais da China trazem felicidade ao país..."

Imperatriz Viúva Cixi

Deve ser dito que esta é uma tragédia sem precedentes para a nação chinesa com uma história gloriosa de cinco mil anos...

Felizmente, a China tem um Mao Zedong! A história vacilante da China finalmente chegou ao fim em 1 de Outubro de 1949, quando o Presidente Mao Zedong, o grande líder do povo chinês, declarou solenemente ao mundo a fundação da República Popular da China.

A fundação da Nova China marcou o fim da história moderna de humilhação da China.

Mao Zedong na cerimônia de fundação

O governo chinês declara que Hong Kong é território inerente à China e não reconhece os três tratados desiguais impostos à China pela Grã-Bretanha. Tendo em conta a situação actual em Hong Kong, o governo chinês apenas reconhece o período de arrendamento de 99 anos e defende a resolução da questão de Hong Kong através de negociação num momento apropriado...

Na manhã de 25 de Maio Em 1974, o presidente Mao Zedong reuniu-se com os conservadores britânicos que visitavam pela primeira vez o líder do partido, Heath.

Mao Zedong disse a Heath de forma muito franca e direta: "A China tinha medo da Europa há muito tempo, mas isso é história... Você só tem uma questão de Hong Kong e não vamos conversar sobre isso agora."

p>

O presidente Mao Zedong se reuniu com Heath

Ele virou a cabeça e virou-se para Zhou Enlai: "Quanto tempo resta?"

A resposta de Zhou Enlai foi rápida e precisa: "Foi alugado para eles em 1898 por um período de 99 anos e expirou em 1997. Ainda faltam 23 anos. O ano será zero."

Mao Zedong disse a Heath: "Discutiremos o que fazer então."

Então ele acenou com a mão grande: "Nós, pessoas, não podemos ver. Aqui estamos."

"Dama de Ferro" encontra "Companhia de Aço" "

Ele apontou para Deng Xiaoping e outros sentados não muito longe e disse: "É problema deles."

Obviamente, Mao Zedong confiou a missão histórica de reconquistar Hong Kong a Deng Xiaoping, que é mais jovem que ele. Ele tinha confiança em Deng Xiaoping e elogiou Deng mais de uma vez por sua "suavidade, mas força, e a agulha escondida na suavidade"...

O fato subsequente é que Deng Xiaoping, que foi aclamada como uma "empresa siderúrgica" por Mao Zedong, usou o poder para retomar Hong Kong. O feito sem paralelo aniquilou um século de humilhação para a nação chinesa.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde