inicial > Conversa Histórica

Quem derrubou Yan Song e seu filho (o destino de Yan Song durante o período Jiajing da Dinastia Ming)

Feng Qianda 2022-05-11 frequência

Resumo:No quadragésimo primeiro ano de Jiajing, um censor chamado Zou Yinglong também ouviu isso e apresentou um memorial, acusando Yan Song e seu filho de serem corruptos, pervertendo a lei, causando dano

Os ministros-chefes do gabinete durante a Dinastia Jiajing mudaram um após o outro, mas basicamente todos tinham a mesma característica: cada um era mais intrigante que o anterior. A julgar pelas situações de Yang Tinghe, Zhang Cong, Xia Yan, Yan Song e Xu Jie, todos eles derrotaram seus antecessores por meio de intrigas.

Xu Jie é uma pessoa mediana na política e mediana no aprendizado • Somente o funcionário deve ser minucioso. Jiajing confiava nele e sua experiência era praticamente a mesma de Yan Song. Ambos eram famosos por serem bons em escrever "Qing Ci". Suas qualificações não eram tão boas quanto as de Yan Song, então durante o reinado de Yan Song, Xu Jie foi considerado seguidor de Yan Song.

Mas os leitores familiarizados com a história Ming sabem que existe um conflito de interesses entre Xu Jie e Yan Song, e até se diz que existe um conflito há muito tempo.

É que Xu Jie é bom em disfarçar e muitas vezes paralisa Yan Song. Por exemplo, ele prometeu sua neta ao neto de Yan Song como concubina. Nos assuntos de gabinete, Yan Song é o único que segue o exemplo. Ele também transferiu seu registro familiar de Songjiang para Jiangxi e, independentemente de sua vergonha, se apaixonou por Yan Song.

Em seus últimos anos, Yan Song perdeu gradualmente a confiança de Imperador Jiajing devido à sua velhice, Xu Jie estava no auge e, na luta pelo poder, Xu Jie gradualmente ganhou vantagem. O imperador Jiajing era na verdade uma pessoa desconfiada por natureza. Ele não confiava totalmente em seus ministros. Pelo contrário, os sacerdotes taoístas que poderiam lhe trazer esperança de imortalidade tinham maior probabilidade de ganhar o favor de Jiajing.

Em uma ocasião, o imperador Jiajing pediu a seu confiável sacerdote taoísta Lan Daoxing que apoiasse Yan Song (um método de comunicação entre o imperador e os deuses). Xu Jie e Lan Daoxing sempre tiveram um bom relacionamento e eles uniram forças para incriminar Yan Song. Lan Daoxing disse quando apoiava o Qi: Bons ministros não foram reutilizados e os vilões controlavam o tribunal.

Jiajing perguntou quem era o ministro virtuoso e quem era o vilão. Lan Daoxing respondeu de acordo e disse: Xu Jie é o ministro virtuoso e Yan Song é o vilão. Jiajing acreditava firmemente nas palavras de Lan Daoxing. E essas palavras foram como uma semente criando raízes no coração do Imperador Jiajing.

No quadragésimo primeiro ano de Jiajing, houve um concubina imperial chamada Zou Yinglong. Shi também ouviu essas palavras e emitiu um memorial, acusando Yan Song e seu filho de corrupção, pervertendo a lei, prejudicando o país e o povo, e deveria ser condenado à morte. Yan Song adorava filhos maus, aceitou subornos e ganhou poder, e deveria ser demitido.

O imperador Jiajing não hesitou muito e deu a ordem: Yan Song deu Mi Baishi e foi enviado de volta para sua cidade natal para se aposentar, e seu filho Yan Shifan foi enviado para Leizhou para ser exilado no exército.

Quando Yan Song caiu, ninguém no grupo do serviço público falou por ele. Em agosto do 44º ano de Jiajing, a casa de Yan Song foi confiscada e ele obteve mais de 30.000 taéis de ouro e 2 milhões de taéis de prata, equivalentes à receita fiscal do país durante um ano. Além disso, ele também tinha milhões de acres de terrenos, mais de 6.000 casas e inúmeras antiguidades preciosas e caligrafias e pinturas famosas.

Yan Song, de 82 anos, chegou ao fim. Seu filho Yan Shifan correu de volta para sua cidade natal em Jiangxi em particular antes de chegar ao local de distribuição. Ele não parou ao voltar para casa e investiu pesadamente na construção de casas luxuosas. As autoridades locais realmente não aguentavam mais, e Yan Shifan estava no centro do poder há muito tempo e não levava essas autoridades locais a sério.

Para que Xu Jie derrube Yan Song, ele deve eliminar a causa raiz. Quando as autoridades locais relataram as más ações de Yan Shifan ao gabinete, Xu Jie encorajou o censor imperial a emitir um memorial de impeachment. No entanto, esses censores não entenderam o coração do imperador Jiajing e acusaram Yan Shifan de “viver com piratas japoneses”.

Assim, o tribunal imperial ordenou que Yan Shifan fosse escoltado até Pequim e entregue aos Três Departamentos Jurídicos para julgamento. Isto é, as “Três Divisões” do Ministério da Punição, da Procuradoria Metropolitana e do Templo de Dali. Huang Guangsheng, o Ministro da Punição, e outros queriam condenar Yan Shifan à morte, então empacotaram todos os crimes de Yan Shifan, incluindo a perseguição inicial de Shen Lian, Yang Jisheng e outros funcionários.

Quando Xu Jie conseguiu que o veredicto fosse apresentado ao Imperador Jiajing, ele descobriu que se tratava de um grupo de funcionários que não entendiam de política.

Esse veredicto não apenas não mataria Yan Shifan, como também o salvaria. Por exemplo, em relação à perseguição de funcionários, o verdadeiro tomador de decisões foi o Imperador Jiajing. Se você pedisse a ele para admitir seus erros, seria mais difícil do que subir ao céu. Até mesmo Yan Shifan riu secretamente ao ver esses crimes.

Na verdade, as forças civis e militares da Dinastia Manchu poderia realmente matar Yan Shifan. Xu Jie é o único que lidou com o imperador Jiajing, Yan Song e seu filho por décadas, e ele conhece bem o que está em jogo. Ele tirou da manga o memorial que já havia escrito e pediu aos funcionários envolvidos no interrogatório que escrevessem uma cópia e a entregassem.

O memorial escrito por Xu Jie focou no grande e deixou de lado o pequeno. Foi grande o suficiente para matar Yan Shifan. Enquanto Yan Shifan for executado, Yan Song estará acabado. Xu Jie escreveu apenas uma frase neste memorial: Yan Shifan reuniu bandidos e conspirou com piratas japoneses. Vendo que havia um espírito real em Nanchang Cangdi, ele construiu uma mansão e planejou fazer o mal.

Desde os tempos antigos, qualquer coisa relacionada à rebelião tem sido uma pena de morte definitiva. Como Xu Jie esperava, o Imperador Jiajing ordenou que Yan Shifan fosse executado e a propriedade da família Yan foi confiscada. Quanto aos últimos anos de Yan Song, ele viveu uma vida miserável. O homem de 80 anos na verdade mendigava na rua, mas mesmo que implorasse, ninguém estava disposto a lhe dar algo para comer.

Nesta luta pelo poder, Xu Jie obteve uma grande vitória. venceu, mas também pagou um preço. Como mencionado acima, Xu Jie casou sua neta com o neto de Yan Song como concubina para se apegar a Yan Song.Depois que Yan Song foi condenado, sua neta também foi envenenada e morta por seu filho Xu Fan. No entanto, quando Xu Jie soube que sua neta estava morta, ele sorriu e concordou. A distorção de sua natureza humana e a frieza da situação podem ser vistas na luta pelo poder.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde