inicial > Conversa Histórica

Em que dinastia surgiu a pintura literária? (A história do desenvolvimento e as características da pintura literária chinesa)

Li Fanxin 2022-06-26 frequência

Resumo:A origem da pintura literária remonta à Dinastia Han. Antes da Dinastia Song, o nível geral da pintura tradicional desenvolveu-se significativamente. Na Dinastia Song, as pinturas da corte presta

Na pintura tradicional, existe um termo especial de pintura chamado "pintura literária".

Então, "pintura de literatos" significa que as pinturas pintadas por literatos ou pessoas culturais são chamadas de "pinturas de literatos"? Qual é a história do desenvolvimento da pintura literária? A seguir, vamos falar sobre o que é “pintura literária”.

Portanto, nos tempos antigos, os pintores eram divididos em três tipos:

Um é o pintor popular;

Um tipo são os pintores profissionais da corte, geralmente chamados de pintores da corte;

O último tipo são os pintores compostos por literatos e burocratas acadêmicos.

Em seguida, as pinturas feitas por literatos e estudiosos -burocratas É chamada coletivamente de pintura literária, também conhecida como pintura acadêmica. Como também é chamada de “Pintura Acadêmica”, vamos primeiro dar uma olhada no que é “Pintura Acadêmica”.

Nos registros de "Hanshu Food e Huo Zhi", diz-se que "os estudiosos, agricultores, indústria e comerciantes, todas as pessoas têm indústrias, e aqueles que estudam para ocupar o cargo são chamados de estudiosos ." Os estudiosos, agricultores, indústria e comerciantes aqui referem-se a estudo, agricultura e trabalho respectivamente. , e este empresário, estudioso, é um estudioso. Porém, nem todo mundo que estuda pode ser chamado de estudioso.

Confúcio disse uma vez: "Os chamados eruditos têm uma mente determinada e um plano cauteloso... Este também é um erudito." O que isso significa? Ou seja, além de serem educados, os estudiosos também devem ter realizações internas, como realizações pessoais como caráter e talento.

Bem, depois de falar sobre "Shi", vamos dar uma olhada veja Como as pinturas literárias desenham seus materiais?

As pinturas literárias geralmente usam os mesmos materiais, principalmente baseadas em objetos naturais relativamente comuns, como paisagens, flores e pássaros, ameixas, orquídeas, bambus e crisântemos.

Então esses materiais também são usados ​​para expressar uma espécie de gosto e pensamento pessoal, por isso esta pintura literária atribui grande importância à criação da concepção artística.

A origem da pintura literária remonta à Dinastia Han. Antes da Dinastia Song, ah, o nível geral da pintura tradicional havia se desenvolvido significativamente. Na Dinastia Song, as pinturas da corte focavam na semelhança, o que é um tanto semelhante ao realismo de hoje.

Mas muitos pintores acham que as pinturas são muito realistas. É tão chato. Claro que é melhor fazer pinturas mais parecidas, mas o mais importante é ser capaz de expressar um pensamento e um estado de espírito. Isso é realmente de bom gosto. É por isso que o conceito de pintura literária foi proposto. Então pintura literária A a ênfase não está mais na exigência de que a pintura tenha a mesma aparência, mas em dar importância à concepção artística e enfatizar o encanto da pintura.

Todos nós sabemos que Su Shi foi um poeta famoso na Dinastia Song, mas na verdade ele também era muito talentoso na pintura. Ele também deixou uma pintura famosa chamada "Árvores murchas e rochas estranhas". Esta a pintura é uma de suas práticas estéticas.

Na Dinastia Yuan, os pintores defendiam a restauração e o retorno à tradição. Defendendo a integração da caligrafia à mão livre na pintura, que tipo de situação isto criou?

Ou seja, o pintor atribui grande importância ao lirismo subjetivo. Por exemplo, Zhao Mengfu, um pintor famoso da Dinastia Yuan, pintou "Imagem de Dongting Dongshan", "Imagem de Wuxing Qingyuan", "Imagem colorida de outono de flor de pega", etc., todos têm essa característica.

No final da Dinastia Yuan, surgiu um grande número de pintores, representados por Huang Gongwang, Wang Meng, Wu Zhen, etc., que defendiam colocar os seus interesses na pintura.

Portanto, flores de ameixeira, orquídeas, bambus e crisântemos, temas que simbolizam personalidade e espírito nobre, eram muito populares naquela época, expressando seu amor pela paisagem e afastando-se do mundo.

Os pintores da Dinastia Ming foram divididos em duas facções: uma respeitava a tradição e a outra defendia a restauração.

Como Wen Zhengming, Shen Zhou, etc., eles eram todos na Dinastia Ming Pintores famosos não se importam com a fama e se divertem com poesia, caligrafia e pintura. Ele herdou uma tradição de pintura da Dinastia Yuan para expressar seu próprio caráter e sentimentos.

Finalmente chegamos à Dinastia Qing. A Dinastia Qing foi o apogeu da pintura literária, com o surgimento de pintores como os Quatro Monges. E as suas pinturas e caligrafias expressam mais a dor da destruição do seu país e da sua família. Isso também está intimamente relacionado ao contexto histórico da época.

De modo geral, as pinturas literárias contêm não apenas arte, mas também literatura, caligrafia e gravação de sinetes. Elas também contêm um espírito elegante e uma busca pela personalidade. Inerentemente, elas são baseadas no espírito e no temperamento derivados de cultura e moralidade tradicionais.

Com pincéis e tinta simples, as pinturas literárias podem expressar a arte do artista sentimentos internos As buscas e pensamentos mais profundos são transmitidos.Esta é talvez a maior diferença entre a pintura chinesa e a pintura ocidental.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde