inicial > Conversa Histórica

O que significa rever o passado e aprender algo novo? (Analectos de Confúcio, rever o passado e aprender algo novo)

Zhu Shuangqian 2022-07-07 frequência

Resumo:Pessoas que leem e revisam minuciosamente o conhecimento que aprenderam e compreendem novos princípios podem se tornar professores. Este “assim” na verdade contém um significado muito rico, inc

Confúcio disse: "Aqueles que revisam o passado e aprendem o novo podem se tornar professores."

Acho que todos deveriam estar familiarizados com este capítulo. A interpretação tradicional , De modo geral, Confúcio disse que as pessoas que estão familiarizadas e revisam o conhecimento que aprenderam e compreendem novos princípios podem se tornar professores.

Para ser honesto, esse tipo de interpretação é chato e estabelece limites muito baixos para os professores. Então o professor se tornará realmente um "professor". Também podemos entendê-lo do lado oposto.

Se você fala sobre "novo conhecimento" e "novo conhecimento", ou seja, você pode ser professor se tiver novas ideias, então abandone completamente essas "coisas antigas" e crie um novo conjunto de novas coisas sozinho. Ele é um professor melhor? Isso significa que todos propõem aleatoriamente uma nova ideia e todos se tornam professores.

O "Wen" aqui não significa revisar, mas o caractere tongjia de "Yun", que significa conter ou conter. Este “assim” não é simplesmente o passado ou o conhecimento que foi aprendido.

No final da Dinastia Qing e no início da República da China, especialmente em torno do Movimento Quatro de Maio, o que hoje chamamos de Estudos Chineses foi mais precisamente chamado de "o estudo do patrimônio nacional " naquela época, que era a disciplina acadêmica inerente à história chinesa. , para distingui-la do aprendizado ocidental.

Este "so" na verdade contém muito significado, incluindo experiência e lições históricas, bem como sabedoria que foi repetidamente verificada na história. O “conhecimento” aqui é na verdade o “zhi” da “sabedoria”, que é escrito diretamente como “zhi” nas tiras de bambu Dingzhou Han.

Portanto, "conhecer o novo" aqui não significa gerar novo conhecimento, mas refere-se à capacidade de usar com flexibilidade a experiência e as lições históricas, as ferramentas e métodos de pensamento que dominamos, para resolver eficazmente o problema atual. problemas naquele momento. O problema.

Sim, não significa a palavra "pode" como a entendemos agora. "Pode" significa "deveria". Portanto, "como professor" não se refere a uma pessoa específica como professor, mas para uma pessoa: "Este deve ser objeto de imitação e objetivo de seguir a lei."

Também podemos interpretá-lo como sendo capaz de compreender plenamente e usar de forma flexível vários conhecimentos acumulados ao longo do tempo para resolver eficazmente os problemas do momento. Esta é a apresentação vívida e presente da sabedoria. Estes podem ser como o objeto e objetivo de aprender e imitar.

Portanto, todos não deveriam entender o “tão” aqui como conhecimento, mas como sabedoria histórica, sabedoria que foi testada e acumulada ao longo do tempo.

Já enfatizei repetidamente a todos que muitos de nós estamos sempre propensos a cair em mal-entendidos ao ler clássicos, ou seja, saber tudo e ser capaz de fazer isso sem aprender.

Tudo isso são ilusões. Depois de atingir o estado de moderação e neutralidade, você terá que aprender várias experiências e métodos específicos mais rapidamente.

E ser capaz de compreender plenamente as condições aplicáveis ​​dessas experiências e métodos e ser capaz de usá-los com flexibilidade. Tao e arte são inerentemente integrados e inseparáveis.

Com apenas métodos, sem experiência, sem ferramentas de pensamento e métodos de pensamento como suporte, não temos como resolver problemas de forma verdadeira e eficaz.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde