inicial > Conversa Histórica

Uma breve introdução à vida de Zeng Guofan (uma breve introdução à vida e avaliação histórica de Zeng Guofan)

Peng Liang Yu 2022-07-25 frequência

Resumo:Zeng Guofan teve uma carreira oficial próspera, foi promovido dez vezes em dez anos e conquistou boa reputação na capital. Ao longo de sua vida, ele foi rigoroso na administração do exército, n

Zeng Guofan foi a figura mais proeminente e controversa da história moderna da China. Durante sua vida, ele teve reputação e reputação. Ele era conhecido como "o ministro mais famoso da ZTE" e também como um "traidor".

Zeng Guofan liderou o Exército Hunan para suprimir o Império Taiping e foi aclamado pelo governo Qing como o primeiro contribuinte para o "Tongzhi Zhongxing"; em 1861, ele fundou o Anqing Ordnance Institute, o primeiro centro de ocidentalização da China. empresa militar-industrial e tornou-se o líder do movimento de ocidentalização.Representantes importantes.

Após a Revolução de 1911, alguns revolucionários o chamaram de "o primeiro a retificar a lei no local" e mataram pessoas para ceder território no "Caso da Missão Tianjin". Ele era um traidor com um histórico de longa data. infâmia permanente.

O famoso revolucionário Zhang Taiyan teve a avaliação mais objetiva de Zeng Guofan, dizendo que Zeng Guofan "Se você o elogiar, você será uma figura sagrada; se você enganá-lo, ele será o culpado." Em sua juventude, Mao Zedong falou muito bem de seu famoso compatriota.

Em uma carta a um amigo em 1917, ele disse: "Entre meus vizinhos, eu apenas obedeço a Zeng Wenzheng." Chiang Kai-shek até considerava Zeng Guofan um modelo de aprendizagem ao longo da vida e leu pessoalmente “Carta da Família de Zeng Guofan” Extraí muitas citações e as recitei para entender.

É claro que a avaliação das figuras históricas não pode ser separada das condições históricas da época. Especialmente para uma figura altamente experiente como Zeng Guofan, não devemos fazer comentários precipitados.

Zeng Guofan foi limitado pelos interesses da classe proprietária de terras e tornou-se um funcionário de primeira classe, representando o poder feudal dominante. No entanto, como pessoa com influência de longo alcance, ele deve ter as suas próprias razões profundas. Só neste sentido, é muito necessário estudar e compreender Zeng Guofan.

Zeng Guofan, também conhecido como Bohan, também conhecido como Disheng. Natural de Xiangxiang, Hunan, nasceu em 1811 e morreu em 1872. Zeng Guofan estudou aos seis anos e tornou-se Jinshi aos 28.

Ele foi designado pela primeira vez para revisão na Academia Hanlin e foi promovido a ministro direito do Ministério dos Ritos e ministro esquerdo interino do Ministério da Guerra no 29º ano de Daoguang (1849). Depois que o imperador Xianfeng subiu ao trono, ele ocupou sucessivamente os cargos de ministro de assuntos militares, engenharia, punição e assuntos oficiais.

Zeng Guofan teve uma carreira oficial próspera, foi promovido dez vezes em dez anos e conquistou boa reputação na capital.

Ele foi rigoroso na administração do exército, na administração da família, no cultivo de seu caráter moral e no cultivo de seu caráter ao longo de sua vida, e praticou a mais alta busca de um oficial erudito feudal que prestou serviços meritórios, estabeleceu seu reputação e estabeleceu seu caráter moral. Ele é considerado um modelo de cultivo moral pelas gerações posteriores.

Zeng Guofan passou pelo processo de declínio da China em sua vida. No que lhe diz respeito, ele se especializou em conhecimento em seus primeiros anos e estudou para ser um sábio, e de fato alcançou muito .

No entanto, ele liderou o exército para suprimir o Reino Celestial de Taiping, matou pessoas e cedeu território, etc., mas seus crimes eram notórios. Em particular, o "Caso da Missão Tianjin" fez com que Zeng Guofan sofresse um forte golpe mental. Ele morreu em 12 de março de 1872, aos 61 anos, enquanto servia como governador de Liangjiang.

Como diziam os antigos: "Milhares de pessoas apontarão que morrerão sem doença."

Não importa a que tipo de pessoa Zeng Guofan pertença ou como ele comente, a história é justo e objetivo.

Pelo menos uma coisa é certa, Zeng Guofan teve um impacto importante no período histórico em que viveram e na sociedade chinesa nas gerações posteriores, especialmente o livro "Obras Coletadas de Zeng Wenzhenggong" que ele deixou. Foi valorizado pelo mundo ao longo da história.

"As Obras Completas de Zeng Wenzhenggong" foi escrita por Zeng Guofan e editada por Li Hanzhang, irmão de Li Hongzhang e governador de Huguang. Tem 167 volumes no total. Foi publicado pela primeira vez em 1876 e foi publicado impresso várias vezes com volumes diferentes.

A coleção completa inclui memoriais, críticas, citações militares, antologias, coleções de poesia, obras diversas, diários, escritos, cartas familiares, instruções familiares, etc.

No entanto, apenas as "cartas de família" entre eles foram transmitidas até hoje e valorizadas pelo mundo.

Não admira que o famoso estudioso Nan Huaijin tenha dito em "Os Analectos de Confúcio": "Zeng Guofan, um famoso oficial da Dinastia Zhongxing na Dinastia Qing, tinha treze conjuntos de conhecimentos e apenas um conjunto de "Cartas de família de Zeng Guofan" foram transmitidas."

"Cartas de família de Zeng Guofan" reflete as principais atividades de Zeng Guofan em sua vida e seus principais pensamentos sobre política, família, acadêmicos e assuntos militares. É um material importante para o estudo de Zeng Guofan e da história deste período.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde