inicial > Enciclopédia de curiosidades

Por que há tanto gás natural na Rússia (como é formado o gás natural russo)

Li Bingmiao 2022-08-02 frequência

Resumo:Todos sabemos que a Rússia é um grande país de gás natural. No final de 2021, as suas reservas comprovadas de gás natural eram de 37,4 biliões de metros cúbicos, ocupando o primeiro lugar no mu

Todos sabemos que a Rússia é um grande país de gás natural. No final de 2021, as suas reservas comprovadas de gás natural eram de 37,4 biliões de metros cúbicos, ocupando o primeiro lugar no mundo.

Além disso, a Rússia é também o maior exportador mundial de gás natural. Seu gás natural não é exportado apenas para o nosso país através de gasodutos, mas também para países europeus.

Pode-se dizer que depender exclusivamente das exportações de gás natural pode criar uma grande quantidade de PIB para a Rússia todos os anos. É precisamente por isso que muitas pessoas, embora sintam inveja, inevitavelmente levantarão questões.

Ambos estão localizados no continente euro-asiático e são países grandes em termos de área terrestre. Por que o gás natural se acumula na Rússia em grandes quantidades? Como é formado o gás natural russo?

Em primeiro lugar, temos que começar com o processo de formação do gás natural, de acordo com o mecanismo de formação do gás natural, o gás natural pode ser dividido em duas categorias: gás orgânico e gás inorgânico. No entanto, a julgar pelo nível actual de investigação, a maior parte dos gases naturais descobertos hoje são de origem orgânica.

O chamado gás orgânico refere-se a sedimentos orgânicos dispersos e minerais orgânicos com propriedades inflamáveis. O gás natural composto principalmente de metano é formado por degradação microbiana e pirólise durante o processo diagenético.

Em circunstâncias normais, é mais provável que o metano escape na Terra ambientes Como a salinidade do ambiente terrestre é baixa e a formação de bactérias redutoras de sulfato é pequena, é propício à reprodução de bactérias metano na matéria orgânica, acumulando-se assim em uma zona de enriquecimento de gás natural.

Mas é mais provável que os reservatórios de gás metano sejam gerados abaixo de 500 metros acima da superfície, porque se a profundidade do enterro for muito rasa, a maior parte do metano será perdida ou oxidada, e os reservatórios de gás em grande escala serão destruídos. não conseguir formar. Isto é consistente com o princípio de que as nossas piscinas de biogás construídas artificialmente precisam de ser rigorosamente seladas.

No entanto, por mais fechado que seja o ambiente, se houver não há sedimentos orgânicos É impossível formar gás natural devido à sedimentação e acumulação, afinal a matéria orgânica é a base para a formação do gás natural.

Portanto, os locais onde o gás natural orgânico tem maior probabilidade de ser gerado são os lagos fechados originais no ambiente terrestre, bem como mares rasos e zonas de interação mar-terra, e quanto mais fria a área, mais fácil é gerar.

A matéria orgânica superficial em áreas frias degrada-se lentamente e é mais provável que se acumule. Uma vez acumulada, a matéria orgânica se acumula.

Durante o processo de afundamento da placa, quando enterrada a uma certa profundidade,ela pode se decompor em grandes quantidades e produzir um grande número de bactérias metano, que eventualmente se acumularão em reservatórios de gás em grande escala sob condições apropriadas.

Entenda o processo de geração de gás natural, e Condições propícias à geração de gás natural em grande escala, então vejamos o ambiente de distribuição de gás natural na Rússia.

O gás natural russo é distribuído principalmente na Sibéria, da qual a Planície Siberiana Ocidental representa 73% e a Sibéria Oriental representa 7%.

Ao mencionar a Sibéria Ocidental, as pessoas muitas vezes pensam em terrenos baldios congelados e florestas de coníferas cobertas de neve. No entanto, esta é apenas a paisagem moderna da Sibéria, e o ambiente superficial da Sibéria moderna é relativamente jovem.

Na verdade, a base da planície siberiana é composta por sedimentos horizontais há 65 milhões de anos, e esses sedimentos foram causados ​​principalmente por barragens de gelo.

A barragem de gelo na superfície da Sibéria nos tempos antigos não apenas bloqueado O fluxo para o norte dos rios Ob e Yenisei também reverteu o fluxo, formando assim um grande número de pântanos devastados.

No processo de afundamento e desenvolvimento ao longo de milhões de anos, esses pântanos não apenas acumularam uma grande quantidade de vegetação original e matéria orgânica aquática, mas também completaram o acúmulo de gelo, um após o outro, sob temperaturas extremamente frias.

Foi então preservado por rochas sedimentares e eventualmente transformado em minerais sob pressão.

Isso significa que hoje existe um embasamento espesso e dobrado de sedimentos paleozóicos abaixo da superfície da planície siberiana.

Durante o processo de degradação desses sedimentos paleozóicos ao longo de dezenas de milhões de anos, alguns formaram petróleo e outros formaram reservatórios de gás natural por extrusão.

A maioria das pessoas pode não saber o significado da palavra Sibéria, na verdade, o nome Sibéria vem da língua tártara, que significa “local de dormir”, o que também é consistente com as características de deposição de matéria orgânica da área.

Imagine, toda a planície siberiana é limitada pelo Mar de Kara ao norte e pelo planalto de Torgei, pelas terras altas do Cazaquistão e pelas montanhas de Altai ao sul, com uma área total de cerca de 3 milhões de habitantes. quilometros quadrados.

Com uma área coberta tão grande, não é surpreendente que a quantidade total de gás natural formada esteja em primeiro lugar no mundo.

Olhando para trás, para meu país, no antiga formação de gás natural Durante o processo, embora tenha ocorrido o movimento de construção de terras em Yanshan, a maioria dos ambientes de movimento geológico não são tão propensos a gerar gás natural e petróleo como o ambiente da área pantanosa da Sibéria.

Exceto a área de elevação da bacia ocidental e as ricas reservas de gás natural em áreas offshore, a maioria das outras áreas são relativamente pacíficas.

No entanto, as chamadas vastas terras e recursos abundantes não são apenas comentários casuais. Mesmo que o ambiente de produção de gás natural do nosso país não seja tão superior quanto o da Rússia, sob a enorme área terrestre, o gás natural pode acumular-se. uma pequena quantidade em uma grande quantidade.Portanto, o gás natural do nosso país As reservas totais também estão entre as dez maiores do mundo, o que está muito além da comparação dos pequenos países europeus.

É que o nosso país tem uma grande população e o nível per capita de gás natural é relativamente baixo.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde