inicial > Conversa Histórica

Quais são os poemas que expressam as ambições através das coisas (cinco bons poemas que expressam as ambições através das coisas).

Ele Zhongcheng 2022-12-07 frequência

Resumo:As flores não estão totalmente desabrochadas e a diversão de ser independente e escassa não é infinita. Prefiro morrer segurando a fragrância nos galhos do que soprá-la com o vento norte. Na

Flores de Ameixeira, Orquídea, Bambu, Crisântemo e Pinheiro, cinco bons poemas que sustentam coisas e expressam aspirações, o primeiro é um clássico e vale a pena saborear.

Entre as poesias, caligrafias e pinturas mais comuns de literatos chineses, as mais apresentadas são os "Quatro Cavalheiros" e os "Três Amigos de Sui Han".

Os "Quatro Cavalheiros" são flores de ameixa, orquídeas, bambu e crisântemos, enquanto os "Três Amigos de Suihan" são: pinheiro, bambu e ameixa.

Esses cinco tipos de plantas, devido ao seu ambiente de crescimento e hábitos de espécie, podem florescer sozinhas no frio, ou podem ser perfumadas em vales vazios, ou podem ser tenazes, ou podem ter raízes e nós.

Portanto, está muito alinhado com a estética do povo chinês e com o fascínio da personalidade interior. Naturalmente, tornou-se o tema mais comum de poemas sobre objetos e aspirações.

Hoje apreciarei com vocês cinco poemas antigos sobre ameixa, orquídea, bambu, crisântemo e pinheiro, cada um dos quais é um clássico e conhecido por todos os lares.

[Qingxiangzhimei]

Moumei

Yuan·Wang Mian

A árvore no topo do lago onde lavo pedras de tinta tem flores desabrochando com marcas tênues de tinta.

Não deixe ninguém te elogiar pela sua boa cor, apenas deixe o ar puro preencher o universo.

Há uma ameixeira crescendo ao lado do lago de lavagem de pedra de tinta em minha casa. As flores estão em plena floração. Cada flor de ameixeira parece estar tingida com uma tinta fraca, e há não há cores brilhantes.

Ele não quer usar cores vivas para atrair as pessoas, nem precisa que outros elogiem sua cor. Ele só quer emitir uma fragrância e encher o mundo com sua fragrância. .

Este poema é leve, mas interessante. O autor usa as características de crescimento das flores de ameixeira para expressar ao mundo que uma pessoa deve ser independente, não para bajular o mundo e não para buscar mérito.

【Orquídea de Cavalheiro】

《Orquídea 》

Dinastia Song·Yi Shida

Os botões das orquídeas crescem extraordinariamente longos na primavera e não ficam pendurados com o folhas vermelhas.

Depois que as flores de ameixa murcham, você sabe quem as sucederá e elas lhe darão a fragrância persistente.

A primavera retorna à terra e as orquídeas crescem em um estilo único, sem cores brilhantes e atraentes e sem autopiedade. Depois que as flores de ameixa que desfrutam de sua fragrância solitária e têm uma fragrância constante murcham, que tipo de flores se comparam a elas, apenas as orquídeas com fios de fragrância.

É um grande elogio elogiar o temperamento de uma pessoa como uma orquídea. A fragrância de uma orquídea está dentro, mas não fora, permanecendo orgulhosa e única. Isso é uma espécie de espinha dorsal, uma postura, o caráter de uma orquídea, e o mesmo vale para as pessoas.

【Bambu estável】

Pedra de bambu< /strong>

Dinastia Qing·Zheng Xie

Insisto em não abandonar as montanhas verdes e minhas raízes ainda estão no pedras quebradas.

Mantenha-se forte apesar das repetidas dificuldades, independentemente dos ventos de leste a oeste, norte e sul.

Observe o bambu na montanha verde. Enquanto ele cresce, ele fica estável e imóvel. Acontece que as raízes do bambu estão profundamente enraizadas nas rochas espalhadas e quebradas.

O bambu não é afetado pelo vento, chuva, geada e neve durante todo o ano, mas torna-se mais vigoroso e reto. É muito poderoso.

Ao descrever o caráter nobre do bambu que ignora a pressão do ambiente circundante e é firme e tenaz, o poeta também transmite a verdade de que uma pessoa precisa ter força de vontade, insistir em si mesmo , e não seguir a multidão.

【Crisântemo inspirador】

Han Ju

Zheng Sixiao da Dinastia Song

As flores não estão em plena floração, mas a diversão de ser independente e esparso não está esgotado.

Prefiro morrer segurando a fragrância nos galhos do que soprando-a pelo vento norte.

Os crisântemos não florescem junto com as flores na primavera, mas florescem sozinhos no outono. Embora cresçam ao lado de cercas esparsas e não possam competir com as flores, seu sentimento e interesse não são Declínio e pobreza.

Como os crisântemos estão murchando gradualmente nos galhos, eles preferem morrer mantendo a fragrância nos galhos, e as pétalas nunca murcharão com o vento forte do norte.

Na verdade, é fácil compreender este poema baseado na vida do autor. O autor expressa a sua ambição expressando a sua determinação em ser leal à Dinastia Song e morrer por defender a sua integridade, em vez de se ajoelhar perante os grupos dominantes da Mongólia e Yuan para sobreviver.

【Lingyun Pine】

Komatsu

Tang·Du Xunhe

Desde a infância, tenho sido espinhoso na grama alta, mas agora estou gradualmente consciente do manjericão.

Naquela época, as pessoas não conheciam a árvore Ling Yun e esperaram até que Ling Yun começasse a subir.

Quando os pinheiros cresceram, eles não eram tão altos quanto a grama, então poucas pessoas os notavam. Tudo tem um processo, à medida que crescem os pinheiros já não são comparáveis ​​àquelas ervas daninhas (manjericão) porque são muito mais altos.

Aquelas pessoas naquela época não tinham visão e não reconheciam o enorme pinheiro na grama. Até que ele se elevasse até as nuvens, as pessoas diziam que ele era muito alto.

Este poema combina poesia e filosofia, humor e seriedade, e é instigante.

O pinheiro tem sido um símbolo de nobreza e perseverança desde os tempos antigos. As pessoas devem continuar a trabalhar duro e perseverar como Xiaosong para realizar seus sonhos e viver uma vida admirável.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde