inicial > Conversa Histórica

Qual é o significado do ensino de “caminhar sem palavras” (qual escola de pensamento é o ensino de “caminhar sem palavras”)

Sun Zijun 2023-01-03 frequência

Resumo:Um sábio não faz nada, mas ensina sem fazer nada. Esta frase vem do segundo capítulo do Tao Te Ching, o que significa que o sábio lida com os assuntos mundanos com uma mentalidade natural e ensin

O sábio não faz nada, mas ensina sem dizer nada.

O sábio não faz nada, mas ensina sem dizer nada. Esta frase vem do segundo capítulo do "Tao Te Ching", o que significa que o sábio lida com os assuntos mundanos com uma mentalidade natural e ensina sem dar ordens.

Interpretação do Sr. Zeng Shiqiang:

Santo. Nas mentes de Laozi e Confúcio, ambos os santos representam as figuras ideais mais elevadas do mundo, mas também têm diferentes compreensões dos santos.

Quando Confúcio fala sobre sábios, ele sempre fala sobre "Yao, Shun e Yu Tang". No entanto, Lao Tzu nunca menciona seus nomes. Ele está nos dizendo que mesmo que "Yao, Shun e Yu Tang" volta aos tempos modernos.

É impossível fazer novamente de acordo com o método deles, e não será necessariamente "sopa Yao, Shun e Yu". Nesse caso, por que você ainda se apega aos nomes deles?

Não faça nada. O sábio trabalha o dia todo, mas tudo o que faz segue as leis da natureza.

Wuwei significa não fazer nada. Quando as pessoas vivem, elas precisam se mover. Para se mover, elas precisam fazer coisas. Caso contrário, elas estarão se movendo aleatoriamente.

É impossível para mim negar que as pessoas precisam se mudar e fazer coisas. "Wei" significa violação. É normal fazer coisas, mas você não pode violar as leis da natureza.

Ensinar sem palavras. Há também uma frase em "Os Analectos de Confúcio: Yanghuo Pian": "O céu não tem palavras para dizer, como podem as quatro estações se mover e centenas de coisas surgirem, então o que o céu tem a dizer. " Pode-se ver que Confúcio também tinha uma compreensão profunda deste "ensinamento tácito".

Seu discurso é útil? Não adianta nada. Veja bem, costumamos dizer: "Já lhe disse centenas de vezes, mas você não entende." "Já lhe disse várias vezes, mas você ainda não entende."

Ensinar por palavras não é tão bom quanto ensinar por exemplo. Se os outros não conseguem entender pelo exemplo, isso é problema deles. Qual é o seu problema?

Todo mundo traz isso para si. Por que você se importa tanto com ele? Você tem alguma intenção? Você quer controlá-lo? Você quer tirar vantagem dele? Isso é má intenção.

Interpretação do Sr. Fu Peirong:

< forte> É por isso que o sábio não faz nada além de ensinar sem dizer nada. Por esta razão, os sábios lidam com as coisas com uma atitude de inação e ensinam de forma silenciosa.

Santo. Os chamados "sábios" no Tao Te Ching não estão diretamente relacionados à virtude, mas à sabedoria. Portanto, os sábios do livro de Laozi são governantes que entendem o Tao. Quem os santos querem ensinar? Claro que é para ensinar o povo.

"Inação" é considerada como "fazer sem intenção". "Coração" representa um propósito deliberado, o que significa que o santo não tem nenhum propósito deliberado ao fazer nada, como que tipo de eficiência deve ser produzida, que tipo de efeito deve ser alcançado e como...

< p>Porque assim que você tiver Se o propósito for deliberado, muitas políticas serão elaboradas para promovê-lo, o que causará uma situação complicada mais tarde. E daí se o objetivo não for alcançado?

Não aparecem todos os tipos de pressões? Portanto, a inação do santo não é intencional e ele não tem nenhum propósito deliberado.

Ensinar pela ação, mas não pelas palavras. Por que você pode educar as pessoas sem falar? Já nos disseram antes que os julgamentos sobre a verdade e a falsidade, o certo e o errado, o certo e o errado, o bem e o mal, a beleza e a feiura apenas criarão mais problemas.

É tarde demais para resolver o problema, por isso é impossível enfatizar várias distinções e tornar o problema mais complicado.

Portanto, a inação do sábio não é intencional, e seu silêncio serve para evitar que as pessoas fiquem obcecadas em distinguir vários substantivos.

Interpretação do Sr. Nan Huaijin:

As chamadas "Coisas que são feitas sem fazer" referem-se ao princípio de fazer sem fazer. Todas as ações devem ser como nuvens fluindo e água corrente, fazendo o que é certo, o que deveria ser feito e o que deveria ser feito. Depois de fazer isso, é como um ganso selvagem voando pelo céu, e o vento soprando na superfície do bambu, sem deixar vestígios na superfície do bambu, e nenhum vestígio de delicadeza no peito.

O chamado "Ensinar pela ação, mas não pelas palavras" significa que ensinar tudo por palavras não é tão bom quanto ensinar pelo exemplo. Falar sem fazer, ou fazer e depois falar, muitas vezes é apenas um desperdício de palavras.

Portanto, por exemplo, Sima Zichang (Qian), que admirava o taoísmo e era bom em aprender os ensinamentos de Laozi, citou Confúcio em seu prefácio: "Quero expressar isso em palavras vazias, é melhor para vê-lo em ação." É profundo e claro." É a mesma verdade.

É a melhor sabedoria seguir as leis da natureza e lidar com os assuntos humanos.

Capítulo 2 de "Tao Te Ching":

Todos no mundo sabem que a beleza é bela, mas isso é mau. Todo mundo sabe que bom é bom, mas isso não é bom. Portanto, a existência e o não-ser surgem um do outro, a dificuldade e a facilidade se complementam, o longo e o curto se comparam, o alto e o baixo estão inclinados um para o outro, o som e o som se harmonizam, e a frente e a traseira seguem um ao outro. outro.

Isso ocorre porque o sábio não faz nada, ensina sem dizer nada e faz tudo sem hesitação. Nascer sem ser, fazer sem depender disso, realizar sem poder viver nisso. Sinto que não tenho onde morar, então não irei.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde