inicial > Enciclopédia de curiosidades

Qual era o teor de álcool nos tempos antigos (por que os antigos podiam beber vários potes sem ficar bêbados)

Chen Zhizhen 2023-01-14 frequência

Resumo:Devido à baixa tecnologia de fabricação de cerveja, o teor alcoólico da maioria dos vinhos não é alto, geralmente abaixo de 10 graus, e o mais alto não excede 15 graus. Aqueles com tecnologia m

Quanto álcool tinha o vinho antigo? Por que os antigos bebiam vários potes dele sem ficarem bêbados?

Os vinhos que bebemos agora são principalmente vinho tinto, vinho branco e cerveja. Geralmente, pessoas de baixo escalão bebem cerveja e podem beber tanto quanto sua barriga for grande; pessoas de alto escalão bebem cerveja e podem beber tanto quanto sua barriga for grande; As pessoas que classificam bebem vinho branco, não importa quão incríveis ou grandes elas sejam. A taça está no lugar.

Beber vinho tinto é uma coisa estranha. Estou no mundo há tantos anos e não vi muitas cenas de beber vinho tinto. Às vezes tenho um sentimento um pouco burguês com minha esposa, e beba um pouco de vinho tinto com um pouco de Sprite.

Então, a questão é: que tipo de vinho as pessoas bebiam nos tempos antigos? Por que parece que eles podem beber mil xícaras sem ficar bêbados? Por exemplo, Wu Song em "Water Margin", depois de matar alguém, seus vizinhos o despediram. Wu Song não sabia quantas taças de vinho ele bebeu. Será porque os povos antigos tinham grande capacidade para beber?

Na verdade, se você mover uma pessoa antiga para os dias atuais, dar-lhe dois copos de bebida alcoólica de alta concentração e levá-la a um KTV, ela terá que entrar na água.

As principais bebidas na antiguidade eram o vinho de arroz e o vinho de arroz. Não entendo muito bem a diferença entre os dois. Segundo as informações, o artesanato dos dois provavelmente é semelhante.

Acontece que o vinho de arroz é feito de arroz, milho, milho e outros grãos como principais matérias-primas, enquanto as matérias-primas do vinho de arroz não se limitam a estes, mas também incluem outras matérias-primas.

Por outro lado, o vinho de arroz é um vinho novo, ou seja, acaba de ser fabricado, enquanto o vinho de arroz é um vinho velho. O vinho de arroz torna-se vinho amarelo após ser armazenado por um período de tempo.

Em geral, o vinho de arroz pode incluir vinho de arroz e o teor alcoólico é ligeiramente superior ao do vinho de arroz.

A China possui terras vastas e recursos ricos, e a situação em diferentes lugares é diferente, então há muitas opiniões. Como disse acima, também preciso de alguns conselhos de amigos que entendem de vinho.

Seja vinho de arroz ou vinho de arroz, ambos são vinhos de grãos fermentados. O processo de produção é simples. Geralmente, o arroz é cozido no vapor, deixado esfriar e depois misturado com koji para fermentação.

Após a fermentação, utiliza-se uma peneira para filtrar as borras, o restante vinho é selado num frasco e pode ser bebido em determinado horário.

Algumas pessoas comuns podem fazer esse tipo de vinho, mas a tecnologia de fabricação de cerveja é incomparável com os tempos modernos. Às vezes há algum resíduo de arroz no vinho, e o vinho que você bebe não é completamente transparente e é um pouco turvo.

Portanto, o vinho antigo também é chamado de "vinho turvo". Fan Zhongyan, da Dinastia Song do Norte, escreveu certa vez um ditado famoso: "Uma xícara de vinho turvo pode levar a uma casa a milhares de quilômetros de distância, e o as andorinhas não poderão voltar sem um plano."

Devido à baixa tecnologia de fermentação, o teor alcoólico da maioria dos vinhos não é alto, geralmente abaixo de dez graus, com os mais altos não ultrapassará quinze graus e, para aqueles com menos habilidades técnicas, poderá ser de apenas três a cinco graus.

Vinho com temperatura de três a cinco graus não é diferente da água. Você pode beber esse tipo de vinho sem ficar bêbado depois de mil xícaras. Você pode beber tanto vinho quanto puder com água.

No entanto, o vinho na China antiga não permanece inalterado. Em vez disso, com o passar do tempo, a tecnologia de purificação torna-se cada vez mais avançada e o teor alcoólico aumenta gradualmente.

É claro que, mesmo que a tecnologia do vinho de arroz esteja madura, seu processo de fermentação ainda deve ser de baixo nível.

O surgimento da tecnologia de destilação e fabricação de cerveja aumentou completamente o conteúdo do licor chinês.

Não é fácil verificar se o licor destilado foi inventado de forma independente na China ou em outros países. Mesmo quando apareceu é uma questão.

Li Shizhen acreditava no "Compendium of Materia Medica" que apareceu na Dinastia Yuan: "Shochu (licor destilado) não é um método antigo, foi criado na Dinastia Yuan. O método usa vinho forte e resíduos, cozidos no vapor No vapor, use um recipiente para coletar Dettol, e qualquer vinho azedo pode ser cozido no vapor e queimado.

Em comparação com o vinho fermentado, o avanço da tecnologia de produção de vinho destilado se reflete principalmente no alambique. Através da destilação e purificação, ele contém menos impurezas e pode até purificar diretamente o álcool.

Existem registros de bebidas destiladas e destiladores nos documentos da Dinastia Yuan, mas se pensarmos que bebidas destiladas foi o mais antigo Originado na Dinastia Yuan, também existem problemas.Após um grande número de pesquisas de estudiosos, descobriu-se que já existiam destiladores na Dinastia Song.

Na poesia Tang, há até versos sobre bebidas destiladas. No poema Tang "Vinho na Torre de Lichia" está escrito: "Quando as lichias estão maduras, elas são da cor de cristas de galo, e o shochu acaba de abrir sua fragrância âmbar." Outro poema diz Said: "Há muito tempo ouço a fragrância do vinho em Chengdu e não penso em meu próprio povo em Chang'an." Pode ser visto esse licor destilado já estava disponível na Dinastia Tang.

Mesmo entre as relíquias culturais Han Orientais desenterradas nos tempos modernos, foram encontrados alambiques de bronze. Embora faltem mais dados históricos para apoiá-lo, isso mostra que o licor destilado pode ter aparecido na China antiga.

Zongheng acredita que o licor destilado pode não ter sido popular entre o povo das Planícies Centrais por muito tempo depois disso apareceu na China.Gosto dele, e os nômades do norte gostam de licor destilado de alta pureza devido às condições de clima frio.

A partir da Dinastia Song, os povos nômades do norte tornaram-se gradualmente mais fortes. Após o desenvolvimento de regimes de minorias étnicas como Liao, Xixia, Jin e Yuan, o licor destilado foi rapidamente reconhecido durante a Dinastia Yuan. .

É claro que o licor destilado não substitui completamente o vinho de arroz há muito tempo, especialmente no sul das Planícies Centrais, onde o vinho de arroz ainda tem um grande mercado.

Resumindo, as pessoas antes da Dinastia Yuan bebiam vinho de arroz, que tinha baixo teor alcoólico, então naturalmente, a água é a mesma, mas depois da Dinastia Yuan, o licor formou um divisor de águas.É impossível para quem bebe licor destilado beber mil xícaras sem se embriagar, mas quem bebe vinho de arroz permanece o mesmo.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde