inicial > Conversa Histórica

Quais são as histórias da história em que um pequeno número derrotou um grande número (um exemplo típico dos fracos derrotando os fortes nos tempos antigos)

Han Jianxiao 2023-01-16 frequência

Resumo:A Batalha de Changshao é uma batalha típica da China antiga, onde um pequeno número derrota um grande número e os fracos derrotam os fortes. Em 684 aC, eclodiu uma guerra entre Qi e Lu em Changsh

A Batalha de Changshao é uma batalha típica da China antiga, onde o pequeno derrota o grande e o fraco derrota o forte.

Em 684 aC, eclodiu uma guerra entre Qi e Lu em Changshao. O resultado da guerra foi: o fraco Estado Lu derrotou milagrosamente o poderoso Estado Qi, o que eventualmente levou à paz subsequente entre Qi e Lu.

Antes do início da guerra, o exército de 300.000 homens de Qi marchou direto para o território de Lu e os dois lados finalmente lutaram em Changshao.

Antes do início da guerra, Cao GUI de Lu pediu para ver o duque Zhuang de Lu e disse ao duque Zhuang: Ouvi dizer que você está pronto para entrar em guerra com Qi? Que razão você tem para derrotar Qi?

Gong Zhuang de Lu disse: "Todas as minhas despesas diárias são compartilhadas com meus ministros e eu não me especializo." Eu sigo a etiqueta e faço sacrifícios sem interrupção. Cao GUI disse: Estes são apenas pequenos favores e não necessariamente sei meu sobrenome.

Se você oferecer sacrifícios aos deuses, os deuses podem não necessariamente protegê-lo de derrotar o poderoso Estado Qi?

Cao GUI acreditava que esses dois itens por si só não eram suficientes para apoiar a guerra. Eu perguntei se existem outros? Zhuang Gong pensou um pouco e disse: Ao administrar os assuntos políticos do país, tento ser razoável e justo e me esforço para ser justo e justo.

Cao GUI ouviu isso e disse: Com isso podemos lutar! Mas peço-lhe que vá consigo, Majestade, para poder ajudá-lo.

Gong Zhuang de Lu concordou com o pedido de Cao GUI e levou Cao GUI para a linha de frente. Os exércitos Qi e Lu se enfrentaram em Changshao, que hoje é a cidade de Miaoshan, condado de Laiwu, província de Shandong.

Naquela época, o exército Qi tinha 300.000 pessoas, e o exército Lu tinha apenas 30.000 pessoas. O exército Lu era apenas um décimo do exército Qi. A força de ambos os lados é enorme.

Aproveitando seu grande número, o exército Qi primeiro tocou os tambores e avançou na frente da formação do exército Lu, caçando com bandeiras de guerra e gritando alto, com grande ímpeto.

Neste momento, Lu Zhuang estava pronto para bater os tambores e enviar tropas para lutar. Cao GUI o deteve e pediu ao exército Lu que se mantivesse firme. Ele só usou arcos e flechas para atirar no exército Qi e se recusou a lutar. Vendo que o exército Lu não saiu para lutar, o exército Qi gritou e praguejou por um tempo, então eles não tiveram escolha a não ser retirar suas tropas.

Vendo que o exército Lu não respondeu ao desafio, o exército Qi pensou que o exército Lu não ousava desafiar, então organizaram uma segunda onda de ataques.

Neste momento, o duque Zhuang de Lu queria enviar tropas para lutar novamente, mas Cao GUI ainda se recusou a permitir que o duque Zhuang enviasse tropas para lutar. O exército Qi gritou e praguejou na frente da formação do exército Lu. por muito tempo. Vendo que o exército Lu não aguentava, eles tiveram que pagar ouro e retirar suas tropas.

Bao Shuya, comandante do exército Qi, não se sentiu disposto a lutar contra o exército Lu até a morte, então bateu o tambor de guerra novamente e organizou um terceiro ataque.

Neste momento, Cao GUI disse ao Duque Zhuang de Lu: Sua Majestade, você pode sair para a batalha para enfrentar o inimigo agora!

Então, o duque Zhuang de Lu bateu o tambor de guerra e ordenou que o exército Lu corresse em direção à formação do exército Qi. Neste momento, o som da matança era alto, as espadas brilhavam e as flechas sombreavam , não importa a manhã ou o anoitecer! O exército Qi foi tão derrotado pelo exército Lu que fugiu confuso!

Neste momento, o exército Lu estava prestes a persegui-lo, mas Cao GUI disse: Não! Então, ele subiu pessoalmente na carruagem e observou a retirada do exército Qi. Então ele desceu da carruagem e inspecionou cuidadosamente os vestígios da retirada do exército Qi. Finalmente, ele disse ao duque Zhuang de Lu: Podemos persegui-lo!

O exército Lu não parou até expulsar o exército Qi do reino de Lu!

Depois da guerra, o Duque Zhuang perguntou a Cao GUI por que ele não tinha permissão para lutar com um tambor e dois tambores, mas ele podia lutar com três tambores. O que há de tão maravilhoso nisso?

Cao GUI respondeu: A luta depende da coragem dos soldados. O exército de Qi é grande e o nosso é pequeno. No entanto, ao som de um tambor, o moral do exército de Qi está alto e eles têm um grande número de pessoas. Se lutarmos neste momento, seremos derrotados.

O moral caiu muito durante a segunda bateria e, na terceira bateria, o moral ficou ainda mais esgotado. Neste momento, o moral do nosso exército estava alto. Avançamos em direção ao inimigo com todas as nossas forças. Como poderíamos ser invencíveis?

Gong Zhuang de Lu perguntou novamente: Você não permitiu que o exército Qi os perseguisse logo após a derrota, mas por que permitiu que eles os perseguissem novamente mais tarde?

Cao GUI disse: Ao lutar contra um país grande, você deve ser cauteloso. Se alguém fingir a derrota e armar uma emboscada, e nosso exército o perseguir cegamente e cair em um truque, não seria? uma morte miserável?

Então, eu mesmo entrei no carro e vi a bandeira do exército Qi subindo em caos, e então, novamente saí do carro e olhei para os rastros do exército Qi em retirada. Eles eram todos muito caóticos. Eu tinha certeza de que o exército Qi não tinha uma emboscada, então ordenei a perseguição e tudo estava seguro!

Depois de ouvir isso, o duque Zhuang de Lu elogiou-o repetidamente!

Esta vitória militar do Estado Lu lançou uma base sólida para a paz entre Qi e Lu alguns anos depois.

Soldados modernos, o General Luo Yuan disse: Somente ousando lutar podemos fazer a paz. Se lutarmos pela paz, então a paz existirá.

Os soldados, quando confrontados com um inimigo poderoso, devem ousar usar suas espadas! Só então poderemos manter o inimigo afastado!

Atualmente, é de grande significado prático para nós reaprendermos esta história!

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde