inicial > Conversa Histórica

Qual dinastia do nosso país fundou Liao (Liao é um país ou uma dinastia)?

Ma Yang Fan 2023-01-28 frequência

Resumo:A Dinastia Liao (907-1125 DC), também conhecida como Reino Liao, Daliao, Khitan, ou simplesmente Liao, foi uma dinastia feudal estabelecida com os Khitan como corpo principal durante a Dinastia Song

Em 1991, o sinologista americano Wittef propôs a teoria das dinastias de infiltração e dinastias conquistadoras.A chamada dinastia de infiltração refere-se a regimes de minorias étnicas que eventualmente se sinicizam completamente e se integram ao povo Han após escolherem ativamente a sinicização.

Dinastias conquistadoras referem-se a regimes de minorias étnicas que usam deliberadamente sua própria cultura nacional para governar enquanto absorvem a cultura Han.

Entre eles, o termo "dinastia conquistadora" apareceu pela primeira vez no livro "História Social da Dinastia Liao na China". Desde então, essa teoria tem sido amplamente utilizada na história.

A dinastia de conquista mais antiga da história chinesa não pode ser encontrada. A Dinastia Liao foi a primeira dinastia de conquista. A história da Dinastia Liao é dividida principalmente nos seguintes períodos históricos:

O Período Khan (907~947)

Em abril de 907, a Dinastia Tang caiu, já antes Um ano, a tribo Khitan completou a aniquilação de Wei, Nüzhi, Xi e outras minorias étnicas e derrotou Liu Rengong, e Li Keyong e Zhu Wen vieram solicitar o estabelecimento de uma aliança.

Portanto, os ministros Khitan pediram que Taizu Yelu Abaoji fosse chamado de Khan. No primeiro dia do primeiro mês lunar de 907, Yelu Abaoji foi oficialmente chamado de Khan. O país foi denominado "Grande Khitan".

Yelü Abaoji

Em 916, Yelu Abaoji começou a estabelecer um nome para o ano. O número do ano é determinado pelo livro divino. Em dezembro de 927, Yelu Deguang sucedeu ao trono como Taizong. Em novembro de 938, Yelu Deguang mudou o nome do reinado para Huitong e o nome do país para "Da Liao". (Diz-se também que foi em 947)

O período próspero (947~951)

Em 947, Yelu Deguang destruiu a dinastia Jin posterior e ascendeu oficialmente ao trono em Kaifeng, Tóquio e se tornou o imperador da China. Durante este período, o poder nacional do Reino Liao estava em expansão, mas a rainha-mãe e outros parentes eram muito poderosos e frequentemente interferiam no poder imperial.

Em 951, Yelu Ruan, Shizong da Dinastia Liao, foi morto porque queria fazer de Zhen, uma mulher Han, sua rainha. A ação de Yelu Ruan foi essencialmente para enfraquecer o poder de seus parentes e fortalecer o poder imperial, mas foi recebido com controvérsia.

Yelü Ruan

Período de declínio intermediário (951~969)

h2>

Após a morte de Yelu Ruan, os ministros apoiaram Yelv Jing, filho de Taizong Yelu Deguang, como imperador. Durante o reinado de Yelujing, ele era conhecido como o Rei Adormecido, e seu reinado foi sombrio.

O poder imperial não era apenas fraco, mas também propenso a matar pessoas. Durante os 19 anos de Yelvjing no poder, felizmente Chai Rong e Zhao Kuangyin não atacaram a Dinastia Liao em grande escala, caso contrário, Yelvjing não teria conseguido resistir.

Yelüjing

Período Zhongxing (969~1031)

Depois que Yelujing foi morto em 969, Yelvxian, filho de Yelvruan, começou a reviver Daliao. Em 983, Liao Shengzong mudou o nome do reinado e restaurou o nome do estado Khitan.

Em 1004, Shengzong da Dinastia Liao e a Imperatriz Viúva Xiao invadiram todo o sul, mas no final a guerra em Chanzhou foi desfavorável, então eles formaram a Aliança Chanyuan com a Dinastia Song do Norte. Depois disso, o Liao e a Dinastia Song do Norte tornaram-se países irmãos, e os dois lados mantiveram a paz até que a Aliança Marítima da Dinastia Song do Norte e a Dinastia Jin destruíram a Dinastia Liao.

Yelü Longxu

Período de declínio gradual (1031~1066)

Em junho de 1031, Liao Shengzong morreu e Liao Xingzong Yelu Zongzhen assumiu o trono.Devido ao nível de governança do imperador, os conflitos internos, especialmente aqueles entre a classe dominante, tornaram-se cada vez mais graves. Externamente, a Dinastia Song do Norte exigiu um aumento nas moedas anuais e desentendeu-se com Xixia, o que deixou perigos ocultos para o subsequente desaparecimento da Dinastia Liao.

Durante o reinado de Liao Xingzong, o poder nacional da Dinastia Liao ainda era muito forte, mas comparado com o governo do período Shengzong, a Dinastia Liao começou a declinar. Em agosto de 1055, Liao Daozong Yelu Hongji subiu ao trono e o governo da Dinastia Liao declinou ainda mais.

Yelü Zongzhen

Declínio (1066~1125)

Em 1066, Yelu Hongji, o Daozong da Dinastia Liao, mudou o nome do país para "Da Liao", o que pode significar que ele queria ganhar o apoio do povo Han mudando o nome do país, estabilizando assim o seu governo. Na verdade, depois deste ano, a Dinastia Liao não poderia mais ser salva.

Yelu Yixin usou o poder e o caos, e a Dinastia Liao tornou-se cada vez mais corrupta. Em 1125, 25 anos após o reinado do Imperador Tianzuo Yelu Yanxi, a Dinastia Liao caiu.

Yelü Hongji

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde