inicial > Conversa Histórica

Onde está Nanzhong agora (onde exatamente Nanzhong se referia durante o período dos Três Reinos)

Hua Tongcan 2022-12-18 frequência

Resumo:Nanzhong refere-se historicamente aos atuais Yunnan, Guizhou e ao sudoeste de Sichuan (ao sul do rio Dadu). Durante a Dinastia Han, os governantes administraram Nanzhong e estabeleceram condados. De

Onde exatamente está Nanzhong de Shuhan nos Três Reinos? Como Zhuge Liang pacificou e governou?

"Então cruzei Lu no quinto mês e aprofundei-me na terra árida. Agora que o sul foi colonizado e os soldados são suficientes, liderarei os três exércitos como recompensa e definir as planícies centrais no norte..."

——"O Guia do Mestre" de Zhuge Liang

O "árido" e o "sul" mencionados por Zhuge Liang em "O Guia do Mestre" Guia "é a região de Nanzhong da Dinastia Shu Han. As pessoas nesta área são ferozes e Han e Yi vivem juntos; ao mesmo tempo, as pessoas poderosas aqui muitas vezes se uniram aos bárbaros para se rebelarem, representando uma ameaça considerável para os Shu Regime Han.

Para estabilizar a retaguarda de Shu Han, em 225 DC, o primeiro-ministro Han, Zhuge Liang, liderou pessoalmente um exército para conquistar Nanzhong.

Onde fica Nanzhong?

De uma perspectiva moderna, descobriremos que a área de Nanzhong definitivamente não é pequena.

Nanzhong refere-se historicamente às atuais Yunnan, Guizhou e ao sudoeste de Sichuan (ao sul do rio Dadu).

Durante a Dinastia Han, os governantes administraram Nanzhong e estabeleceram condados. Depois que o Imperador Ming da Dinastia Han estabeleceu o condado de Yongchang em 69 DC, já havia cinco condados na área de Nanzhong - Zangke, Yuexi, Zhuti, Jianning e Yongchang.

No período dos Três Reinos, Zhuge Liang, o primeiro-ministro da Dinastia Shu Han, conquistou Nanzhong. Depois de pacificar o sul, Zhuge Liang mais uma vez subdividiu a região de Nanzhong na tentativa de enfraquecer seu poder local.

Ele mudou Yizhou para Jianning e dividiu Jianning e Yuexi em condados de Yunnan. Também foi dividido em Jianning e Zangke e estabeleceu o condado de Xinggu. Foram formados sete condados em Nanzhong: Zangke, Yueqi, Zhuti, Jianning, Yongchang, Yunnan e Xinggu.

Batalha de Pingnan de Zhuge Liang

Em 225 DC, Zhuge Liang liderou pessoalmente o exército.Começando em Chengdu, as tropas foram divididas em três grupos para atacar Nanzhong. O Exército da Rota Ocidental foi comandado pessoalmente por Zhuge Liang e enviou tropas através do condado de Si para enfrentar Meng Huo e Yong Kai, as principais forças rebeldes.

Depois de chegar à linha de frente, Zhuge Liang ordenou a suspensão do avanço para atrair a força principal do inimigo. Mas eles nunca pensaram que os líderes rebeldes Gao Ding e Yong Kai teriam conflitos internos e atacariam uns aos outros. Zhuge Liang aproveitou a oportunidade para atacar o exército de Gaoding e obteve uma vitória completa.

Na batalha de perseguição que se seguiu, o exército Han foi esmagadoramente poderoso e mais uma vez derrotou o inimigo e matou o general bandido Gaoding. Vendo que a situação não era boa, Meng Huo imediatamente liderou seu exército em retirada e fugiu envergonhado para sua cidade natal, o condado de Yizhou.

O Exército da Rota Central foi liderado por Li Hui, o governador da rendição, e enviou tropas para Yizhou Condado para atacar a área da base do exército de Meng Huo. Mas o progresso ao longo do caminho não foi tranquilo: depois que o exército Han entrou no condado de Yizhou, foi violentamente atacado e cercado pelas forças armadas indígenas vizinhas.

O comandante Li Hui usou habilmente seu status de "local" para fingir que se rendeu, mas organizou secretamente um contra-ataque para transformar a derrota em vitória, arrasando o condado de Yizhou de uma só vez e interrompendo a retirada do exército de Meng Huo.

Em comparação com as duas primeiras rotas, Ma Zhong, comandante do Exército da Rota Leste, fez um progresso muito tranquilo, derrotando as tropas do rebelde Zhu Bao no condado de Zoke e reprimindo a rebelião.

Imediatamente depois, o Exército da Rota Ocidental liderado por Zhuge Liang perseguiu o exército de Meng Huo e finalmente derrotou Meng Huo no condado de Wei (perto da atual Qujing, Yunnan) e o capturou vivo.

Ao mesmo tempo, os exércitos de Zhuge Liang e Li Hui se reuniram, marcharam para o Lago Dianchi e pacificaram as tribos próximas. Nesse ponto, em menos de um ano, Zhuge Liang alcançou a vitória completa em seu expedição ao sul.

"Os sulistas governam o sul", Han e bárbaros desfrutam juntos

Depois de pacificar Nanzhong, a primeira questão que Zhuge Liang enfrentou foi como administrar esta área que havia se rebelado repetidamente. Depois de considerar exaustivamente a situação de todas as partes, Zhuge Liang decidiu adotar a estratégia de "nenhum transporte de grãos e nenhuma retenção de tropas" e promoveu vigorosamente "o povo do sul governando o sul".

Em primeiro lugar, ele nomeou Li Hui, um homem rico de Nanzhong, como governador de Jianning e Lu Kai como governador de Yunnan; depois, trouxe Meng Huo de volta a Chengdu e concedeu-lhe o cargo. de Yushi Zhongcheng para conquistar o povo de Nanzhong.

Ao mesmo tempo, para facilitar o relacionamento entre Han e Yi, o governo Shu Han também implementou um sistema militar privado na área de Nanzhong e encorajou as famílias numerosas em Nanzhong a contratar pessoas Yi como seus tribos.

Se houver pessoas suficientes, o governo permite que sejam hereditárias permanentemente, o que alivia a tensão entre Han e Yi.

Após a implementação de todas as ordens do governo, a região Centro-Sul se estabilizou gradualmente. Embora houvesse rebeliões ocasionais, eles puderam. Ele foi imediatamente parado por Li Hui, Lu Kai, Ma Zhong e outros.

Depois de Zhuge Pingnan, a área central de Nanzhong forneceu muitas fontes excelentes de tropas para o governo Shu Han, a mais representativa das quais foram as forças especiais de montanha "Exército Voador". O primeiro comandante deste exército era o General Shu. Ping, fez grandes contribuições durante a Expedição do Norte.

Além de soldados, a região de Nanzhong forneceu ao governo cavalos de guerra, gado, ouro e prata e outros materiais, o que também forneceu um forte apoio material para a subsequente Expedição do Norte de Zhuge Liang.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde