inicial > Conversa Histórica

A qual poeta Shiqiu se refere (Shiqiu é o nome dado aos poetas em Mengjiao)

Kong Xuchen 2023-01-02 frequência

Resumo:Meng Jiao foi um poeta inovador no desenvolvimento da poesia na Dinastia Tang. Ele também foi um homem intransigente e revestido de ferro no funcionalismo. Ele também foi uma pessoa infeliz que sofr

Quantos outros nomes você conhece sobre poetas antigos? Uma coleção completa de títulos elegantes de poetas (10) Prisioneiro de poesia - Meng Jiao.

Em seguida, vamos voltar ao assunto, vamos falar sobre o poeta prisioneiro --- Meng Jiao.


Poema Prisioneiro Meng Jiao

Comparado com Li Bai, Du Fu, Bai Juyi, etc., acho que alguns amigos não estão muito familiarizados com Meng Jiao, mas acho que as duas frases a seguir devem ser familiares para eles.

O fio nas mãos da mãe amorosa, as roupas no corpo do andarilho

A brisa da primavera se orgulha da doença do casco do cavalo , e posso ver todas as flores em Chang'an em um dia

< p>Sim, este é o poema de Meng Jiao. No céu estrelado da poesia da Dinastia Tang, Meng Jiao, pelo menos aos meus olhos mortais, não é a estrela mais deslumbrante.

No entanto, Meng Jiao foi um poeta inovador no desenvolvimento da poesia na Dinastia Tang. Ele também era um homem intransigente e obstinado no funcionalismo. Ele também era uma pessoa infeliz que sofria com a pobreza e a pobreza. doença em sua vida., pode ser considerada uma estrela alternativa brilhante no céu da poesia Tang e é chamada de prisioneiro da poesia.

Minha compreensão pessoal de estar aprisionado pela poesia é “estar aprisionado pela poesia” e ser aprisionado pela vida. Os poemas de Meng Jiao são compostos principalmente de cantos dolorosos, com foco no refinamento de palavras e frases. Ele considera a poesia a coisa mais importante da vida, como se tivesse se tornado um prisioneiro da poesia.


Então, por que Meng Jiao é chamado de prisioneiro poeta? Eu gostaria de falar sobre os seguintes aspectos.

Primeiro, A origem do Prisioneiro Shi, que primeiro chamou Meng Jiao Shi de Prisioneiro?

O título de Poeta Prisioneiro vem de Yuan Haowen, um grande poeta da Dinastia Jin. Ao mencionar Meng Jiao em seus "Trinta Poemas", ele escreveu: Dongye é pobre e preocupado até a morte, e o céu é alto e a terra é abençoada com umprisioneiro de poesia. A eterna caneta Chaoyang de Jiangshan está unida em Yuanlong Baichilou.

Meng Jiao foi pobre durante toda a sua vida e todos os seus três filhos morreram na infância, de modo que seus amigos tiveram que organizar o funeral. Ele trabalhou como oficial de gergelim por vários anos e sua renda era escassa. Quando se mudou, chegou a escrever: "Pedi um carro emprestado para carregar móveis, mas os móveis eram menores que o carro."

Meng Jiao foi um funcionário humilde durante sua vida, pobre e miserável. Não é de admirar que Yuan Haowen tenha dito que ele era “pobre e preocupado até a morte”. O poema de Yuan Haowen refere-se a Meng Jiao nas duas primeiras linhas e elogia Han Yu nas duas últimas linhas, uma depreciativa e outra elogiosa.

Em segundo lugar, A principal razão pela qual ele é chamado de prisioneiro de poesia é o tema e o estilo de seus poemas.

Os temas dos poemas de Meng Jiao são frequentemente sobre as duras condições do mundo e o sofrimento das pessoas. Juntamente com Jia Dao, eles também são conhecidos como "Jiao Han Dao Slim". Ao mesmo tempo, Meng Jiao escreveu principalmente contos sobre os Cinco Anciões e era bom em usar técnicas de desenho de linha para expressar diretamente seus pensamentos e expressar suas emoções sinceras.

Existem mais de 500 poemas em Meng Jiao, que incentivam os alunos a aprender, incentivam amigos e dão presentes aos agricultores, etc. Todo mundo que os vê quer compor um poema improvisado. Uma música, uma uma música se você estiver bebendo, uma música se você não estiver com apetite depois de comer. Quase todos os poemas coletados pelas gerações posteriores foram escritos em torno das coisas ao seu redor.

Poemas de carne e osso afetuosos: "Canção do Filho Errante", "Nó de Amor", "Triste de Damasco"

Reclamando da pobreza e lamentando a velhice e a doença Poemas:"Abraço de Outono", "Suspiro do Destino", "Ódio Velho"

A vida difícil de Meng Jiao moldou seu estilo poético, e seus poemas são cheios de sentimentos mundanos positivos.Desejo, mas também a ética de ser teimoso e inflexível.

Seu estilo poético é único em sua estranheza, frieza e adstringência. Ele enfatiza o refinamento de palavras e frases. Ele passou a vida inteira e só teve poesia. Não é exagero considerá-lo um prisioneiro de poesia.

Terceiro, refinar palavras e frases atingiu o ponto da obsessão.

Se não fosse ao ponto da obsessão, não haveria anedotas sobre "o monge batendo na porta da lua" e "o monge empurrando a porta da lua". E todos sentem que pessoas como ele, presas ao formato e às palavras da poesia, não são prisioneiras da poesia?

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde