inicial > Enciclopédia de curiosidades

A localização e o escopo de Pequim (quão estrategicamente localizada está Pequim, na China)

Qi Leiyan 2023-02-13 frequência

Resumo:Pequim é conhecida como "Jing" e, nos tempos antigos, também era chamada de Yanjing e Peiping. Localizada na parte norte da Planície do Norte da China, no norte da China, faz fronteira com Tianjin

Mudanças na dinastia, por que a capital permanece inalterada? Pequim, na China, tem uma localização geográfica tão vantajosa!

Pequim é a capital do nosso país. É também um município diretamente subordinado ao Governo Central, uma cidade central nacional, uma megacidade e uma das Quatro Capitais Antigas.

Dinastias Liao, Jin, Yuan, Ming e Qing Cinco dinastias estabeleceram sucessivamente aqui as suas capitais. Então, o que há de tão especial na localização geográfica de Pequim? Por que tantas dinastias construíram suas capitais aqui? Hoje falaremos sobre esse assunto.

Pequim é conhecida como "Pequim" e também era chamada de Yanjing e Pequim nos tempos antigos. Ele está localizado na parte norte da Planície do Norte da China, no norte da China, fazendo fronteira com Tianjin a leste e com a província de Hebei no resto da área.

A topografia de Pequim é obviamente alta no noroeste e baixa no sudeste. É cercada por montanhas em três lados no oeste, norte e nordeste, como se estivesse envolta em uma enorme cordilheira semicircular. .

A região sudeste é uma planície que desce suavemente em direção ao Mar de Bohai. O sul é a planície plana do norte da China, o norte são as montanhas Jundu das montanhas Yanshan, o oeste são as montanhas Xishan do Taihang. Montanhas, e a leste está o Mar de Bohai. Sua posição estratégica foi um campo de batalha para antigos estrategistas militares.

As montanhas Taihang estão localizadas no oeste da planície norte da China e são um bom lugar para prevenir o invasão de nômades do noroesteBarreira naturalExistem passagens importantes, como Juyong Pass, Zijing Pass e Daoma Pass.

As montanhas Yanshan estão localizadas na parte norte da planície norte da China e também são uma barreira natural para impedir a invasão dos nômades nordestinos, existem passagens importantes como Shanhaiguan, Xifengkou e Gubeikou.

Entre todas essas passagens, Shanhaiguan e Juyongguan são as mais importantes. Desde os tempos antigos, tantas dinastias Se todos consideram Pequim como a sua capital, então a sua defesa deve ser tão forte como um muro de ferro.

Do norte até Shanhaiguan, Xifengkou e Gubeikou nas montanhas Yanshan no sul, e Juyongguan, Zijinguan e Daomaguan nas montanhas Taihang, eles formam a primeira linha de defesa para defendendo Pequim. Ningyuan, Jinzhou, Bacia de Datong, Zhangjiakou, Datong Shuozhou e outras cidades militares no Corredor Ocidental de Liaoning formam a Segunda Linha de Defesa de Pequim.

Além disso, o rio Yongding e o rio Chaobai, nos subúrbios de Pequim, são a terceira linha de defesa contra a cavalaria nômade. A última linha de defesa de Pequim é, naturalmente, a alta e sólida Muralha da Cidade de Pequim.Essas quatro linhas de defesa que defendem Pequim são extremamente fortes.

Para os nômades do norte, a coisa mais difícil de superar é o último uma Linha de DefesaMuralha da Cidade de Pequim Isso se refletiu mais vividamente na disputa entre Huang Taiji e o Imperador Chongzhen no final da dinastia Ming e no início da dinastia Qing.

Certa vez, Huang Taiji lançou cinco operações militares em grande escala na alfândega e, em cada uma delas, conseguiu romper com sucesso a primeira e a segunda linhas de defesa, como se estivesse entrando em uma terra desabitada.

A primeira vez que entrou na passagem por Xifengkou, Huang Taiji foi a Pequim e usou com sucesso um plano de divórcio para permitir que o imperador Chongzhen matasse seu confidente Yuan Chonghuan.

Mesmo assim, o exército Qing ainda não conseguiu romper a cidade de Pequim. Shanhaiguan, aninhada entre as montanhas e o mar, é o ponto de partida oriental da Grande Muralha e é conhecido como o No. 1 Passe no Mundo.

Na verdade, Shanhaiguan é o portão de vida da Dinastia Ming. Huang Taiji nunca foi capaz de superar Esta barreira é também a razão fundamental pela qual o exército Qing conseguiu entrar no Passo cinco vezes, mas não conseguiu romper Pequim.

Como diz o ditado"O imperador guarda o portão do país e o rei morre no país". Depois que Ming Taizu Zhu Yuanzhang unificou o país, os problemas fronteiriços no norte ainda eram muito sérios, então em 1381 DC, a Dinastia Ming começou a construir Shanhaiguan.

Aos olhos das pessoas daquela época, os lugares fora de Shanhaiguan não pertenciam às Planícies Centrais. Ainda era uma terra estrangeira. Era uma sociedade tribal dominada pelos Manchus, então Shanhaiguan tornou-se parte da as Planícies Centrais.Uma importante cidade fronteiriça.

Especialmente durante a Batalha de Jingnan, Zhu Di invadiu Nanjing a partir de Pequim e ascendeu ao trono, proclamou-se imperador. Naquela época, o norte ainda era frequentemente ameaçado pelos tártaros e Oaras, e Peiping foi o lugar onde Zhu Di subiu ao poder.

Então Zhu Di mudou a capital para Pequim em 1421. Geograficamente, a capital da Dinastia Ming ficava próxima para Shanhaiguan, uma importante cidade fronteiriça e também o lugar onde mora o imperador. Por isso, o povo chama isso de “o imperador guarda as portas do país”.

Foi somente durante o reinado do Imperador Chongzhen que a dinastia enfrentou problemas internos e externos. Li Zicheng estava atacando a cidade e saqueando território, enquanto as forças da Dinastia Jin Posterior estavam de olho nisso externamente. No entanto, o exército Hou Jin naquela época não conseguiu cruzar a passagem de Shanhaiguan e todos foram bloqueados fora da passagem.

Não demorou muito para Li Zicheng capturar a capital da Dinastia Ming. Embora a Dinastia Ming tenha sido arruinada nas mãos do Imperador Chongzhen, ele também foi muito teimoso e disse que deixaria o ladrões dividiram meu corpo.

Não machuque nenhuma das pessoas até que elas morram. Enforcar-se na montanha Meishan é o motivo pelo qual as pessoas chamam isso de "O rei morre no país". Pode-se dizer que se não houvesse problemas internos, a Dinastia Ming poderia continuar a sobreviver.

É difícil para o inimigo atacar Pequim de fora, o que mostra a importância da localização geográfica de Pequim.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde