inicial > Conversa Histórica

A que sistema se referem os Três Gongos e os Nove Secretários (o conteúdo e as características dos Três Gongos e dos Nove Secretários)

Shui Xilian 2023-03-18 frequência

Resumo:Durante a Dinastia Qin, a corte imperial reformou o sistema de três gongos e nove qing, com o primeiro-ministro, Taiwei, e Yushi como os três gongos. Os nove ministros são Fengchang, Tingwei, Zhis

Qual ​​é a diferença entre os três ministros e nove ministros, os seis ministros e nove ministros, e as três províncias e seis ministros?

1. Três Gongos e Nove Qings

< p> Sangong e Jiuqing são uma das primeiras posições oficiais na China antiga. Elas foram registradas desde as dinastias Xia, Shang e Zhou. Sangong é o título coletivo das três posições oficiais mais respeitadas na China antiga.

"Shang Shu·Zhou Guan" disse: "O estabelecimento de Taishi, Taifu e Taibao. Estes são os três príncipes." "Han Shi Wai Zhuan" registrou uma vez: "Quem são os vencedores dos três príncipes? Eles são Sima, Sikong, Situ também; com Shaoshi, Shaofu, Shaobao, Zhongzai, Situ, Zongbo, Sima, Sikou e Sikong como os nove ministros.

Durante a Dinastia Qin, a corte imperial reformou o sistema de Sangong e Jiuqing, com o primeiro-ministro, Taiwei e Yu Doctor Shi é o terceiro oficial. Os nove ministros são Fengchang, Tingwei, Zhisu Neishi, Dianke, Lang Zhongling, Shaofu, Weiwei, Taipu e Zongzheng.

Entre eles, o primeiro-ministro é o mais alto funcionário do imperador. O Taiwei é o oficial mais graduado que auxilia o imperador no gerenciamento do exército. O censor imperial é o assistente do primeiro-ministro. Ele é responsável pelos livros, livros e memoriais e supervisiona todos os funcionários. Ele é equivalente ao vice-primeiro-ministro.

As responsabilidades de Jiuqing são as seguintes: Tingwei é responsável pela justiça; Zhishi é responsável pelas finanças e impostos nacionais; Fengchang é responsável pelos rituais no templo ancestral; Dianke cuida dos assuntos de vários grupos étnicos minorias e relações exteriores; Langzhongling é responsável pela segurança do imperador. Atendentes e guardas;

O Shaofu é responsável pelas receitas das montanhas e mares dedicadas à família real e ao artesanato do governo; Weiwei é o palácio guarda; Taipu é responsável pelas carruagens e cavalos do palácio; Zongzheng é responsável pelos assuntos do clã do imperador.

Este sistema foi usado até a Dinastia Sui. A Dinastia Sui estabeleceu três províncias e seis ministérios, e o os três ministros originais foram banidos.O sistema de três ministros e nove ministros foi basicamente abolido.

2. Seis Ministérios e Nove Ministros

Os Seis Ministérios e Nove Ministros, que começaram por volta da Dinastia Zhou Ocidental, eram responsáveis ​​por ajudar o imperador no tratamento dos assuntos nacionais.

Existem seis departamentos responsáveis ​​pela Dinastia Zhou Ocidental: Situ, Sima, Sikong, Sikou, Otsuka Zai, tio Zong.

Após as dinastias Sui e Tang, desenvolveu-se em seis departamentos: oficial, doméstico, ritual, militar, punição e trabalho. Jiuqing refere-se aos chefes de nove departamentos: Fengchang, Langzhongling, Weiwei, Taipu, Dali Temple Qing (Tingwei), Dianke, Zongzheng, Zhisu Neishi e Shaofu. Continuou a desenvolver-se e a evoluir no meu país antigo e existiu até ao outono da Dinastia Qing.

3. Três províncias e seis ministérios

O sistema de três províncias e seis ministérios é um sistema da antiga sociedade feudal chinesa.Um sistema de governo central bem organizado. Começou com o sistema das Cinco Províncias e dos Seis Cao na Dinastia Sui, foi estabelecido na Dinastia Sui e foi aperfeiçoado na Dinastia Tang. Desde então até o final da Dinastia Qing, o sistema de seis ministérios foi basicamente seguido inalterado.

As três províncias referem-se à Província de Zhongshu, à Província de Menxia e à Província de Shangshu, e os seis ministérios referem-se ao Ministério do Pessoal, ao Ministério da Agricultura, ao Ministério dos Ritos, ao Ministério da Guerra, ao Ministério da Punição e o Ministério da Indústria da província de Shangshu. Cada departamento tem quatro divisões, perfazendo um total de vinte e quatro divisões.

No processo de desenvolvimento, a forma organizacional e o poder evoluíram. Na Dinastia Sui, eles foram unificados em três províncias e seis ministérios, que eram os principais responsáveis ​​pela formulação, revisão e implementação de decretos centrais. e políticas. Os governantes em diferentes períodos fizeram alguns ajustes e acréscimos que conduziram ao fortalecimento da monarquia.

Nas dinastias Qin e Han, o primeiro-ministro auxiliava o imperador no tratamento dos assuntos políticos nacionais e era " abaixo de uma pessoa e acima de dez mil pessoas". Sempre que o imperador for incompetente, o primeiro-ministro pode tornar-se monopolista.


O surgimento das três províncias e seis ministérios e dos seis ministérios e nove ministros dividiu o o poder do primeiro-ministro em três.A posição dos governadores das três províncias era baixa, o que enfraqueceu o poder do primeiro-ministro e fortaleceu o poder imperial. Foi benéfico resolver a contradição entre o poder imperial e o poder do primeiro-ministro e fortalecer o poder imperial; ao mesmo tempo, expandiu o número de funcionários políticos e alcançou o efeito de brainstorming.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde