inicial > Enciclopédia de curiosidades

Explorando a origem da bajulação e decifrando três teorias

Van Gogh 2024-02-23 frequência

Resumo:Existem três maneiras de dizer a origem de "lisonjeiro".A expressão "lisonjeiro" é amplamente usada no chinês moderno para descrever alguém que exagera a verdade para agradar seus superiores ou b

Existem três versões da origem de "lisonjeiro"

A expressão "lisonjeiro" é amplamente usada na linguagem moderna Chinês, usado para descrever alguém que exagera a verdade para agradar seus superiores ou bajular os outros. Existem muitas opiniões diferentes sobre a origem desta expressão, que serão apresentadas a seguir.

1. O ditado "lisonjeiro"

Há um ditado que diz que a expressão "lisonjeiro" vem de Liu Bei, Príncipe Jing de Zhongshan durante a Dinastia Han Oriental. Diz-se que quando Liu Bei estava no poder, um dia ele estava inspecionando em frente ao portão da cidade. Para agradá-lo, um oficial colocou deliberadamente um pedaço de incenso na frente do cavalo enquanto ele passava. Como resultado , o cavalo o beijou. Assim, Liu Bei elogiou a inteligência do oficial e, a partir de então, o oficial ganhou a confiança de Liu Bei. Portanto, as gerações posteriores formaram a expressão “lisonjeiro” para descrever o comportamento de agradar um superior.

2. O ditado de Wuhou Elogiando Ma

Outra maneira de dizer isso é que a expressão " lisonjeiro" é A origem está relacionada a Zhuge Liang, o primeiro-ministro de Shu durante o período dos Três Reinos. De acordo com os registros de “O Romance dos Três Reinos”, Zhuge Liang certa vez elogiou aqueles que eram apreciados por ele elogiando os cavalos. Certa vez, ele disse às pessoas: "Ouvi dizer que Zhuo Wenjun (isto é, Zhuo Wenjun) tem um cavalo que é tão rápido quanto um pombo voador e o segundo atrás de um cavalo coelho vermelho. O talento deste homem também é assim." Portanto, mais tarde gerações usarão esse tipo de elogio. O método é chamado de “lisonjeiro”.

3. Explicação do folclore

Há outro ditado que diz que a origem da expressão "lisonjeiro" é relacionado ao folclore relacionado. Diz-se que antigamente, para agradar aos seus donos, alguns cavalariços davam tapinhas nas costas do cavalo para que o cavalo se sentisse confortável e feliz, aumentando assim a velocidade do cavalo. Portanto, pessoas posteriores usaram esse comportamento para descrever o comportamento de agradar aos superiores.
Não importa qual dessas afirmações seja mais verdadeira, a expressão “lisonjeiro” tornou-se um vocabulário comumente usado no chinês moderno para descrever os comportamentos passivos que agradam aos superiores. Espero que todos possam compreender corretamente e evitar esse mau comportamento no dia a dia.
Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde