inicial > Enciclopédia de curiosidades

Se Betelgeuse estiver na posição de Sirius, isso afetará a Terra? (Betelgeuse é uma estrela ou um planeta?)

Xi Yang Tao 2022-04-24 frequência

Resumo:Não há dúvida de que se Sirius fosse substituído por Betelgeuse, provavelmente colocaria a Terra em perigo. Isto é como colocar uma bomba relógio no quintal da terra, muito perigoso! Por que v

Não há dúvida de que se Sirius for substituído por Betelgeuse, é provável que a Terra fique em perigo. Isto é como colocar uma bomba relógio no quintal da terra, muito perigoso! Por que você diz isso? Vamos primeiro conhecer essas duas estrelas.

Sirius e Betelgeuse estão entre as estrelas mais brilhantes do céu de inverno. Sirius pertence à constelação de Cão Maior e Betelgeuse pertence à constelação de Órion. Eles formam um triângulo de inverno com Procyon e são muito fáceis de identificar.

Ilustração: Sirius e Betelgeuse

Sirius está a 8,6 anos-luz de distância da Terra e é uma estrela relativamente próxima de nós. Betelgeuse também parece muito brilhante no céu, com uma magnitude aparente de cerca de +0,5. No entantoBetelgeuse está a cerca de 724 anos-luz de distância da Terra. Está 90 vezes mais longe da Terra do que Sirius, mas por que ainda parece tão brilhante? A razão é que ela é uma estrela supergigante vermelha! É uma das maiores e mais brilhantes estrelas que conhecemos. Se colocarmos Betelgeuse na posição do Sol no centro do sistema solar, sua superfície ultrapassará o cinturão de asteróides e alcançará a órbita de Júpiter, e provavelmente ultrapassará a órbita de Júpiter. Imagine o quão grande é Betelgeuse?

Ilustração: Triângulo de Inverno

< span style="font-weight: bold;">O verdadeiro perigo de Betelgeuse é que ela é uma estrela supergigante vermelha à beira do colapso. Embora os cientistas não concordem sobre quando Betelgeuse explodirá como uma supernova. Acredita-se geralmente que isso poderia acontecer dentro de mil anos, no mínimo, e milhões de anos, no máximo. Não importa o que aconteça, o colapso de Betelgeuse entrou em estado de contagem regressiva e evoluirá para uma supernova a qualquer momento. Se o eixo de rotação de Betelgeuse apontar para a Terra, uma forte explosão de raios gama poderá atingir a Terra e pôr em perigo a civilização humana.

Imagem: comparação do tamanho de Betelgeuse e das órbitas dos planetas do sistema solar

Felizmente, Betelgeuse mantém uma certa distância segura de nós, mais de 700 anos-luz de distância de nós. Os cientistas acreditam que se uma explosão de supernova ocorrer a 100 anos-luz da Terra, terá um sério impacto no meio ambiente da Terra. Uma explosão de supernova de curta distância, há 450 milhões de anos, provavelmente levou à extinção de mais de 60% de toda a vida na Terra naquela época. Portanto, as explosões de supernovas de perto são muito perigosas.

Ilustração: O momento em que Betelgeuse explodiu

p>

Voltando à questão, se as posições de Betelgeuse e Sirius forem invertidas, então Betelgeuse estará a apenas 8,6 anos-luz de distância de nós. É como enterrar no fundo da terra uma bomba poderosa que pode explodir a qualquer momento: é muito perigoso. Se Betelgeuse se tornar uma supernova nesta distância, um planeta mais brilhante que o Sol aparecerá no céu, a atmosfera da Terra será severamente danificada e a civilização humana poderá não existir!

Ilustração: Explosão de raios gama emitida por uma supernova

p>

Se for esse o caso, é uma coisa muito triste para a humanidade. Já sabemos que existe uma bomba que pode explodir a qualquer momento, mas não podemos desativá-la e não podemos escapar. Como isso é desesperador! Felizmente, a troca entre Betelgeuse e Sirius é apenas uma hipótese, me assustou e começou a suar frio!

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde