inicial > Conversa Histórica

A Guerra da Coreia foi autorizada pelas Nações Unidas (as Nações Unidas concordam com a força das Nações Unidas?)

Qian Shiwen 2023-02-06 frequência

Resumo:Em 25 de junho de 1950, eclodiu a Guerra da Coréia. No mesmo dia, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou uma resolução proposta pelos Estados Unidos com 9 votos a favor, 1 contra (Iu

Em 25 de junho de 1950, estourou a Guerra da Coréia.

No mesmo dia, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou uma resolução proposta pelos Estados Unidos com 9 votos a favor, 1 voto contra (Iugoslávia) e 1 voto ausente (União Soviética) , declarando que a Coreia do Norte tinha violado a paz e exigiu que a Coreia do Norte se retirasse imediatamente para o Paralelo 38.

Em 27 de junho, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou as "Sanções de Emergência", acusando a Coreia do Norte de não parar a sua ofensiva nem retirar as suas tropas, de destruir a paz, e recomendando que os estados membros das Nações Unidas fornecessem o apoio necessário para Coreia do Sul.

Em 7 de julho, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou uma resolução estabelecendo o Comando das Nações Unidas. “Os países que fornecem forças militares e outras formas de assistência colocam essas forças e outras formas de assistência à disposição de um comando unificado sob o comando dos Estados Unidos.”

Em 8 de julho, MacArthur foi nomeado Comandante-em-Chefe das Forças das Nações Unidas.

Neste ponto, sob o controle dos Estados Unidos, o Exército das Nações Unidas foi estabelecido.

Por que nosso irmão mais velho, a União Soviética, que tinha poder de veto, não impediu tudo isso?

A União Soviética esteve ausente do Conselho de Segurança

No início de 1950, a União Soviética retirou-se do Conselho de Segurança por um tempo.

Naquela altura, porque os assentos da China eram ocupados pelo Kuomintang, a União Soviética estava relativamente isolada no Conselho de Segurança e foi colocada numa posição passiva moralmente e em termos de interesse em muitas questões. (Todos vimos o poder dos meios de comunicação ocidentais)

Após a fundação da Nova China, a União Soviética declarou que a sede das Nações Unidas já não deveria ser ocupada pelo Kuomintang.

Depois que a proposta da União Soviética foi rejeitada, a União Soviética anunciou a sua retirada do Conselho de Segurança para boicotar, e declarou que enquanto o Kuomintang ainda estivesse no Conselho de Segurança, a União Soviética não representa o Conselho de Segurança. Também destacou que, sem a participação da União Soviética, qualquer resolução no Conselho de Segurança As resoluções são todas ilegais e não vinculativas!

Naquela época, a União Soviética acreditava que o fracasso da União Soviética em participar do trabalho da Segurança Conselho “levaria na verdade à paralisia dos assuntos das Nações Unidas”.

Desta forma, a União Soviética pode lutar para que a Nova China se junte ao Conselho de Segurança e mude a sua situação passiva no Conselho de Segurança.

No entanto, o pensamento positivo estava errado.

Com a União Soviética afastada, os Estados Unidos manipulam ainda mais a situação!

No entanto, a União Soviética retirou-se do Conselho de Segurança porque não participou. Seu assento no Conselho de Segurança ainda está lá. Se ele quiser voltar, poderá voltar a qualquer momento.

Então, antes da Guerra da Coreia, quando as resoluções manipuladas pelos Estados Unidos foram aprovadas uma após a outra, por que a União Soviética não retornou ao Conselho de Segurança a tempo de votar no chamado establishment? de um “Comando das Nações Unidas” e intervenção na Guerra da Coreia?

Explicação de Stalin

De acordo com a memória de Gromyko, o então primeiro vice-ministro das Relações Exteriores da União Soviética: Stalin uma vez lhe pediu sua opinião. Ele sugeriu que a União Soviética usasse o seu veto, mas Stalin disse que ele não deveria comparecer à reunião.

Por que Stalin estava deliberadamente "ausente"?

Em 2007, a Rússia divulgou um importante documento daquela época.

Arquivos mostram: Stalin explicou suas ideias ao então presidente da Tchecoslováquia.

1. Se os Estados Unidos enviarem tropas, a China inevitavelmente enviará tropas. Os militares chineses, que possuem um grande número de forças armadas, conterão enormemente o poder dos Estados Unidos. Os Estados Unidos ficarão restringidos no campo de batalha coreano por muito tempo.

2. Uma vez que o poder dos Estados Unidos está contido na Coreia do Norte, o seu poder na Europa será inevitavelmente enfraquecido, o que contribui para a segurança e estabilidade da União Soviética e dos seus irmãos na Europa Oriental.

Opinião pessoal

Uma vez que estas palavras de Estaline foram ditas no final da Guerra da Coreia, algumas delas podem ser a jactância e a auto-justificação de Estaline.

Por exemplo: Os Estados Unidos são controlados pela Coreia do Norte.

Com base no fraco desempenho da velha China nos últimos cem anos de guerras estrangeiras e em nossa força nacional na época , ousamos participar da guerra, e ser capaz de empurrar o inimigo de volta para a linha 38 é um milagre, em qualquer caso. Provavelmente não era isso que Stalin poderia ter esperado antecipadamente.

Portanto, esta declaração é provavelmente apenas uma reflexão tardia de Stalin.

A julgar pela situação da altura, a União Soviética não vetou o envio de tropas das Nações Unidas para a Coreia do Norte, principalmente devido à sua consideração geral dos interesses.

1. O adiamento da Terceira Guerra Mundial foi um importante ponto de partida da política externa da União Soviética naquela época.

Naquela época, todas as partes consideravam que a Terceira Guerra Mundial poderia estourar a qualquer momento.

De acordo com vários documentos, antes de a União Soviética desenvolver com sucesso a bomba atómica em 1949, a atitude da União Soviética era evitar a Terceira Guerra Mundial.

Após o desenvolvimento bem-sucedido da bomba atômica, a força da União Soviética e dos campos relacionados ainda estava longe mais fraco que seus oponentes. Sua atitude foi adiar a Terceira Guerra Mundial.

Portanto, a União Soviética não estava disposta a sucumbir aos Estados Unidos no cenário internacional, nem ousou estimular excessivamente os Estados Unidos e os seus aliados.

É claro que, mesmo que a União Soviética vetasse o envio de tropas para a Coreia do Norte, isso não desencadearia a Terceira Guerra Mundial.

No entanto, isso poderá atrasar a Terceira Guerra Mundial!

2. Resgatar a Europa.

Nessa altura, a Europa era muito mais importante do que o Extremo Oriente, tanto em termos de interesses económicos como militares.

É improvável que uma guerra mundial ecloda como resultado de conflitos no Extremo Oriente, mas pode eclodir na Europa.

Naquela época, a situação da União Soviética na Europa era muito desfavorável.

Em 1949, a OTAN sob a liderança dos Estados Unidos foi estabelecida, e a União Soviética não ousou tomar medidas recíprocas (a China só foi criada por volta de 1955) e não pode ignorar a ameaça da NATO.

Sem vetar o envio de tropas dos EUA para a Coreia do Norte, o investimento dos EUA no Extremo Oriente poderia pelo menos dar à União Soviética algum espaço para respirar na Europa.

Como disse Stalin: "A Terceira Guerra Mundial será adiada indefinidamente."

Pode-se dizer que a União Soviética era incapaz de competir com os Estados Unidos naquela época. Para garantir a sua segurança europeia, não estava disposta a enfrentar totalmente os Estados Unidos no Extremo Oriente. Além disso , A Nova China ainda não havia obtido um assento nas Nações Unidas, e as Nações Unidas eram basicamente controladas pelos Estados Unidos.

Como disse o Secretário de Estado dos EUA, Rusk: Nós somos as Nações Unidas!

Assim, sob o controle dos Estados Unidos, as Nações Unidas tomaram uma resolução para formar uma força das Nações Unidas para intervir na Guerra da Coreia.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde