inicial > Conversa Histórica

Em que dinastia começou a Arte da Guerra de Sun Tzu (o livro militar número um da história)

Você Feihe 2023-02-11 frequência

Resumo:O autor de "A Arte da Guerra" é Sun Wu, um general do Estado de Wu durante o período da primavera e do outono. Sun Wu nasceu no estado de Qi por volta de 554 aC Ele foi contemporâneo de Confúcio

"A Arte da Guerra": O livro militar número 1 da história, o que há de tão mágico nele?

"A Arte da Guerra de Sun Tzu" é o primeiro livro militar existente na China e até mesmo no mundo. É também o livro militar número um da história. É conhecido como o "Livro Sagrado". da Ciência Militar" e "O Primeiro Livro Militar nos Tempos Antigos", que é mais de 2.300 anos antes da famosa obra militar ocidental, "Sobre a Guerra" de Clausewitz.

Algumas pessoas dizem que "On War" é o segundo trabalho militar classificado na história. Mas a classificação em primeiro e segundo lugar não é apenas uma diferença na classificação: são muito diferentes no pensamento estratégico e tático, bem como na compreensão da guerra em si.

Simplificando, "On War" é uma obra militar, mas "A Arte da Guerra de Sun Tzu" não é apenas uma obra militar.

Os pensamentos e conceitos por trás dele têm grande significado iluminista para a política, a economia, as forças armadas e até mesmo a filosofia de hoje. É por isso que ainda precisamos estudar "A Arte da Guerra de Sun Tzu" hoje. .

Deixe-me dar um exemplo. Por exemplo, Sun Tzu disse: "A vitória em cem batalhas não é uma coisa boa; subjugar o exército inimigo sem lutar não é uma coisa boa."

Por que não é bom vencer todas as batalhas? Se o objectivo da guerra é derrotar o adversário, então a nossa visão limitar-se-á a como vencer a guerra, e esquecemos que a essência da guerra é evitar mais e maiores guerras. A guerra é apenas um meio e não o verdadeiro fim em si mesma.

O autor de "A Arte da Guerra" foi Sun Wu, o general do Reino Wu durante o Período de primavera e outono. Sun Wu nasceu no estado de Qi por volta de 554 aC Ele foi contemporâneo de Confúcio e era até três anos mais velho que Confúcio.

Mais tarde, Sun Wu mudou-se para o Estado de Wu e foi descoberto por Wu Zixu, o general do Estado de Wu. Ele foi recomendado a He[hé]lu, o rei de Wu na época, e depois tornou-se general do Estado de Wu.

Na subsequente "Batalha de Baiju", Sun Wu liderou o exército Wu para derrotar o exército Chu e ocupou a capital de Chu, quase destruindo Chu. Sun Wu também ficou famoso por esta batalha.

Mas "A Arte da Guerra" não era famosa no Período da Primavera e do Outono, e o próprio Sun Wu também era uma pessoa no final do Período da Primavera e do Outono.

"A Arte da Guerra" só começou a se espalhar durante o Período dos Reinos Combatentes e gradualmente se tornou um clássico de leitura obrigatória para imperadores e generais de todas as dinastias. Muitas celebridades elogiaram-na, como o Imperador Taizong Li Shimin da Dinastia Tang. Ele disse uma vez: "Olhando para todos os livros militares, não há ninguém como Sun Wu".

Uma razão importante pela qual "A Arte da Guerra de Sun Tzu" pode ser amplamente divulgada e tem um impacto nisso dia é história. Muitas pessoas comentaram sobre isso.

A primeira pessoa a anotar isso foi Cao Cao. Cao Cao disse: Eu li tantos livros e estratégias militares, e Sun Tzu é o mais profundo, mas o mundo não entende a essência de seus pensamentos , então eu escrevi anotação.

Depois de Cao Cao, mais de 200 pessoas nas dinastias anteriores comentaram sobre "A Arte da Guerra", entre as quais a versão Song de "Onze Comentários sobre Sun Tzu" é a mais famosa. Estas anotações têm desempenhado um papel positivo no estudo, compreensão e promoção de “A Arte da Guerra” pelos nossos descendentes.

A "Arte da Guerra de Sun Tzu" não apenas nos influenciou, mas também o Ocidente. A primeira pessoa a apresentar a "Arte da Guerra de Sun Tzu" ao Ocidente foi o missionário francês Joseph J. Amio.

Depois que "A Arte da Guerra de Sun Tzu" foi traduzida para o francês, ela também foi traduzida para diferentes versões, como inglês, holandês e espanhol, e foi amplamente divulgada e levada adiante em todo o mundo. Diz-se que mais tarde se tornou uma leitura obrigatória para os oficiais militares americanos e um livro de cabeceira para líderes de vários países.

Mas muitas pessoas têm mal-entendidos sobre "A Arte da Guerra", pensando que é um livro que contém muitas conspirações e truques.O livro secreto, depois de lê-lo, você poderá vencer inesperadamente e ser invencível.

Mas, na verdade, muitos dos princípios de "A Arte da Guerra" são simples e fáceis de entender. Talvez seja porque parece tão simples que sempre sinto que existem alguns segredos que não foram revelados. descoberto.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde