inicial > Enciclopédia de curiosidades

Quais são as obras representativas dos romances realistas (três romances de ficção científica com temas realistas)

Peng Liang Yu 2023-02-28 frequência

Resumo:O primeiro: "Registros Históricos do Futuro", este livro é bastante interessante, e o autor é bastante poderoso, Jiang Bo. Se você é um fã de ficção científica, deve conhecer Jiang Bo, um fam

Como blogueiro leitor, compartilho um conjunto de romances realistas de ficção científica, três no total.

Por que se diz que é um romance de ficção científica com temas realistas? Todos sabemos que vivemos numa era dominada por algoritmos e inteligência artificial. Nós, humanos, criamos tecnologia de IA, e a IA nos molda, humanos.

Por exemplo: vamos assistir a vídeos curtos. Vídeos curtos são uma plataforma de distribuição de algoritmos. O que isso nos traz como humanos?

Com o tempo, fomos influenciados pelos vídeos recomendados pelo algoritmo, e nosso pensamento e visão tornaram-se cada vez mais estreitos. O mundo que vemos é o mundo que o algoritmo quer que vejamos.

Assim, você pensará que o mundo que você vê é o mundo inteiro, o que é semelhante a um casulo de informações. É aqui que os humanos criam algoritmos, e os algoritmos, por sua vez, moldam os humanos.

Esses três romances de ficção científica são todos sobre inteligência artificial, ou seja, como nós, humanos, viveremos em um mundo futuro controlado pela inteligência artificial. Portanto, está essencialmente descrevendo o mundo da vida realista no futuro. Deixe-me apresentar brevemente esses três livros.

O primeiro livro: "História do Futuro"

Este livro é bastante interessante, e o autor é bastante poderoso, Jiang Bo, se você é um fã de ficção científica, deve conhecer Jiang Bo, o famoso romancista chinês de ficção científica.

Seus trabalhos foram amplamente reconhecidos por leitores e profissionais. Ele ganhou o Prêmio Galáxia de Ficção Científica da China sete vezes e o "Prêmio Ouro" do Prêmio Nebulosa Global Chinesa quatro vezes.

Ele tem uma visão única sobre as tendências futuras da tecnologia e do desenvolvimento social, e suas obras têm cenários inovadores e radicais. Ele é um dos escritores representativos de "ficção científica pesada" na China.

Esta "História Futura" foi recomendada pessoalmente por Liu Cixin, que mostra o conteúdo deste romance de ficção científica. “História do Futuro” constrói a possibilidade de conectar a realidade e o futuro em diferentes cenários através de 9 histórias que aplicam inteligência artificial a diferentes cenários.

Abra este livro e você verá: a história de como a inteligência artificial ajuda os médicos a diagnosticar doenças, mas depois começa a violar o bom senso. A história do suspeito usando as brechas do "reconhecimento facial" para trocar identidades com a polícia;A história sobre nanorrobôs sendo usados ​​para transplante de células imunológicas, mas depois começando a atacar o corpo humano, etc., é particularmente interessante.

O segundo livro: "O Coração Partido"

Algumas pessoas afirmam há muito tempo: "Um dia, as máquinas se tornarão tão necessárias em nossas vidas quanto água, eletricidade e gás." O livro "Zanxin" conta a história de uma sociedade em que todos dependem de assistentes de máquinas - nascemos num país de robôs, criados por eles, e até as nossas emoções foram domadas por eles:

O os alunos foram ensinados a não pensar, mas a usar programas de busca; as empresas protegem a propriedade intelectual apagando as memórias dos funcionários; “massagistas emocionais” tentam ajudar as pessoas a recuperar essas emoções perdidas; uma menina que viveu há meio século acorda nestas histórias de aparições em mundos estranhos, etc.

Também vale a pena pensar neste livro.

O terceiro livro "Feed"

Feed é um sistema em nuvem, assim como a interface cérebro-computador de Musk. A consciência humana pode ser reconhecida pelo computador e carregada na nuvem. O alimentador conecta a consciência de todas as pessoas no planeta, permitindo-nos compartilhar instantaneamente nossas informações, emoções e memórias.

Todas as informações foram carregadas digitalmente no sistema de alimentação e a sociedade humana é altamente dependente delas para funcionar. Até que um dia, o sistema de alimentação entrou em colapso repentinamente e as informações foram apagadas. Como as pessoas estão acostumadas a viver de alimentos há muito tempo, muitos conhecimentos e habilidades de sobrevivência foram esquecidos e o mundo caiu no caos apocalíptico. A história do protagonista Tom e sua esposa Kate se redescobrindo em um mundo em colapso.

Este livro é muito emocionante e instigante.

Na verdade, estes três livros revelam um problema muito real: devido à nossa dependência excessiva da inteligência artificial, as pessoas estão a tornar-se cada vez mais vulneráveis, a inteligência artificial está a tornar-se cada vez mais poderosa e as diversas competências das pessoas vai degradar, afinal, há uma verdade na biologia: use-a ou perca-a. Embora a inteligência artificial possa parecer trazer conveniência às nossas vidas, também é digna do pensamento e da vigilância humanos.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde