inicial > Enciclopédia de curiosidades

As razões fundamentais do atraso económico do Nordeste da China (a outrora deslumbrante economia do Nordeste perde gradualmente o seu brilho)

Cao Linjiu 2023-03-24 frequência

Resumo:A outrora deslumbrante economia do Nordeste perdeu gradualmente a sua glória. Então, por que o Nordeste entrou em declínio? Algumas pessoas dizem que é porque o Nordeste é muito frio para atrai

Qual ​​é a causa raiz do declínio gradual da região Nordeste?

Nos 30 anos de 1990 a 2019, a participação do PIB da região Nordeste no país caiu de 16,7% para 5,7%. A desaceleração da economia também causou uma grande perda populacional no Nordeste. Não há dúvida de que o Nordeste está realmente em declínio.

Para saber por que o Nordeste declinou, devemos primeiro analisar por que ele prosperou antes.

Durante a Guerra Antijaponesa, o imperialismo japonês tinha grandes ambições no Nordeste da China e estabeleceu o Manchukuo Fantoche no Nordeste. Utiliza a região Nordeste como base de retaguarda para manter o funcionamento de sua máquina de guerra e constrói um grande número de fábricas na região Nordeste.

Mais tarde, com a derrota do imperialismo japonês, o Exército Vermelho Soviético varreu o Nordeste com uma força arrebatadora e trouxe Muitos equipamentos da fábrica foram levados. Mesmo assim, um grande número de infra-estruturas e fábricas construídas durante a ocupação japonesa no Nordeste da China foram preservadas. Comparada com as áreas do interior que passaram por anos de guerra, a situação no Nordeste é muito melhor.

Após a fundação da República Popular da China, as relações sino-soviéticas entraram em um período de lua de mel, e o A União Soviética forneceu assistência técnica em larga escala à China. Graças à sua fronteira com a União Soviética, juntamente com a sua base industrial relativamente boa e recursos naturais abundantes, a indústria do Nordeste da China, especialmente a indústria pesada, desenvolveu-se rapidamente e tornou-se a principal base industrial do meu país.

No entanto, com a adesão do meu país à OMC e o impacto da onda de globalização económica, a China O panorama económico mudou dramaticamente. A outrora deslumbrante economia do Nordeste perdeu gradualmente a sua glória.

Então por que o Nordeste da China entrou em declínio?

Algumas pessoas dizem que é porque o Nordeste é muito frio para atrair pessoas para se estabelecerem ou atrair capital para investir.

Mas é preciso saber que embora o inverno no Nordeste seja longo e frio, as outras estações são muito confortável e habitável. Olhando para o mundo, o frio nunca foi um factor que afecta a prosperidade económica.As economias das regiões mais frias do Norte da Europa e da América do Norte são muito desenvolvidas.

Na verdade, a incapacidade de atrair populações estrangeiras e mesmo o êxodo massivo da população local é precisamente causado pelo mal-estar económico. Durante a Dinastia Qing, o clima frio não conseguiu impedir o entusiasmo das pessoas em “viajar para Guandong”, e é a mesma coisa agora.

Na opinião do autor, as razões para o declínio do Nordeste da China podem ser resumidas nos seguintes pontos.

1. Razões geográficas

O Nordeste está localizado no norte. É bem sabido que a economia da China é forte no sul e fraca no norte. A razão é que o transporte marítimo do sul é mais conveniente e os custos logísticos são mais baixos quando se participa no comércio global.

A economia moderna é altamente dependente de clusters industriais e as pequenas vantagens geográficas são ampliadas. Na competição económica entre o Norte e o Sul, é difícil para o Norte estabelecer uma cadeia industrial tão completa como a do Sul. Portanto, é muito mais difícil para o Norte atrair investimento estrangeiro do que para o Sul. A tendência de o Sul ser forte e o Norte ser fraco está naturalmente a ficar mais intensa. O Nordeste está localizado no interior do Norte e é geograficamente mais isolado, por isso a situação é naturalmente ainda pior.

2. Razões próprias

Por causa da enorme base da indústria pesada no Nordeste, depois de entrar na globalização econômica, é difícil para os trabalhadores de baixa renda e atrasados indústrias pesadas sejam incorporadas na divisão globalizada do trabalho na economia. Em vez disso, tornou-se o maior obstáculo à transformação económica do Nordeste.

A enorme economia planejada estabelecida no Nordeste influenciou o pensamento das pessoas no Nordeste. Muitas pessoas ainda têm grande entusiasmo pela tigela de arroz de ferro das empresas estatais e trabalham dentro do sistema. A glória na história tornou-se um fardo que aprisiona os pensamentos das pessoas. Pelo contrário, a prosperidade da economia privada no sul está intimamente relacionada com a abertura de espírito e o espírito ousado da população local.

O Nordeste da China também tem muitas vantagens, como ricos recursos naturais e terras vastas e férteis. Com a contínua perda de população no Nordeste, a parcela per capita dos recursos naturais no Nordeste está aumentando. Terras férteis e planas são mais adequadas para a mecanização agrícola, podendo-se dizer que o Nordeste é o melhor local para desenvolver a agricultura moderna.

Talvez seja difícil para o Nordeste da China se tornar a região economicamente mais poderosa da China. Mas à medida que a população diminui, o Nordeste da China pode tornar-se uma das regiões mais ricas do país graças aos seus abundantes recursos naturais.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde