inicial > Conversa Histórica

Poemas que descrevem a superação de dificuldades e a luta contra elas (leia estes seis poemas ao encontrar dificuldades)

Qin Lingxiao 2023-04-05 frequência

Resumo:A vida é uma jornada e sempre haverá altos e baixos. Quando você encontrar dificuldades, quando cair em uma depressão, é melhor ler estes seis poemas para se encorajar e nos inspirar a seguir em

Apreciação da Poesia - Quando você encontrar dificuldades, você pode querer ler estes seis poemas para ajudá-lo a sair da situação difícil.

A vida é uma jornada e sempre haverá altos e baixos. Quando você encontrar dificuldades, quando cair em uma depressão, é melhor ler estes seis poemas para se encorajar e nos inspirar a seguir em frente com coragem!

Afinal, contratempos e dificuldades são apenas temporários. Contanto que você seja forte e corajoso o suficiente, você será capaz de se levantar novamente e colher um futuro brilhante.

Dificuldade em viajar - Parte 1

Dinastia Tang - Li Bai

Dez mil dólares em saquê em garrafas de ouro, dez mil dólares em tesouros em pratos de jade.

Parei para beber e jogar pauzinhos, sem conseguir comer. Desembainhei minha espada e olhei em volta, perplexo.

Se quiser cruzar o Rio Amarelo, que está bloqueado pelo gelo, você terá que escalar as montanhas cobertas de neve de Taihang.

Eu estava pescando no rio Bixi nas horas vagas e de repente estava andando de barco e sonhando com o sol.

A jornada é difícil, a jornada é difícil e há muitos caminhos divergentes. Onde você está agora?

Haverá momentos em que o vento soprará e as ondas quebrarão, e as velas das nuvens serão penduradas diretamente para ajudar o mar.

No primeiro ano de Tianbao (742 d.C.), o poeta Li Bai Yingzhao foi a Pequim para servir como enviado à Academia Hanlin, tentando realizar sua grande ambição de governar o país e beneficiar o mundo. No entanto, ele logo foi caluniado e excluído de Chang'an.

Nesta época, Li Bai encontrou dificuldades e sofrimentos no caminho político, o que produziu uma raiva incontrolável. No entanto, ele ainda tinha fantasias e esperava que um dia pudesse mostrar suas ambições, então neste poema ele Ele ainda está cheio de otimismo sobre o futuro da vida, mostrando seu espírito heróico.

Langtaosha

Tang-Liu Yuxi

As palavras caluniosas de Mo Dao são tão profundas quanto as ondas, e os convidados em movimento de Mo Yan são como a areia que afunda.

Embora seja difícil procurar milhares de libras, você só conseguirá ouro depois de soprar toda a areia.

Liu Yuxi foi um dos principais defensores da "Reforma Yongzhen". A Reforma Yongzhen falhou. No primeiro ano de Yongzhen, Liu Yuxi foi rebaixado a governador de Lianzhou. Ele viajou para Jiangling e foi rebaixado para Langzhou Sima.

Depois de retornar à capital após cumprir o decreto imperial, ele foi rebaixado como governador de Lianzhou porque seu "Youxuan Du Guan" ofendeu os poderosos funcionários da dinastia, e mais tarde serviu como governador de Hezhou. Ele não afundou, mas enfrentou as mudanças no mundo com uma atitude positiva e otimista. Não fique triste nem se comprometa quando a vida estiver em um momento difícil e use a poesia para esclarecer suas aspirações.

Tiwu Jiangting

Dinastia Tang-Du Mu

Os soldados vitoriosos e derrotados têm casos familiares inesperados e são homens que carregam vergonha.

As crianças de Jiangdong são tão talentosas que seu retorno é desconhecido.

Du Mu nasceu em uma família confucionista e era neto do primeiro-ministro Du You. Quando jovem, ele foi para a escola e estava cheio de economia, tinha o talento para governar o país e ajudar o mundo, e estava cheio de vontade de servir o país e o povo. Du Mu passou no exame imperial aos 26 anos e tornou-se oficial, mas nunca foi reutilizado devido à mediocridade da corte imperial e aos conflitos entre os clãs do partido. Em 844 DC, quando Du Mu foi nomeado governador de Chizhou e passou pelo Pavilhão Wujiang, ele escreveu este poema épico.

O poema alerta o mundo: uma vitória ou derrota temporária não significa nada. Resuma as lições do fracasso e recomece desde o início, e o futuro pode ser esperado.

Xiaosong

Tang-Du Xunhe

Desde criança tenho espinhos na grama, mas agora aos poucos vou tomando consciência do manjericão.

Naquela época, as pessoas não conheciam a árvore Lingyun e esperaram até que Lingyun começasse a florescer.

Segundo a lenda, Du Xunhe era filho da concubina de Du Mu. Ele nasceu em uma família humilde. Embora fosse muito talentoso quando jovem e tivesse uma reputação de poesia, ele foi para Chang' um para fazer o exame várias vezes e foi reprovado por “não conhecer o imperador”.Não há como servir ao país, e uma vida de pobreza, depressão e falta de ambição. O "pequeno pinheiro" enterrado na grama profunda não é o autorretrato do poeta?

O Pescador

Dinastia Tang-Liu Zongyuan

O pescador está perto da rocha ocidental à noite, e ao amanhecer o claro Xiang é queimando bambu Chu.

Quando os cigarros se esgotam e ninguém é visto ao nascer do sol, ouve-se o som de montanhas e rios verdes.

Olhando para o riacho intermediário sob o céu, nuvens involuntárias estão se perseguindo nas rochas.

No primeiro ano de Yuanhe, Liu Zongyuan foi rebaixado para Yongzhou devido ao fracasso da reforma de Yongzhen. Suas ambições viraram fumaça e ele sofreu um duro golpe político. Frustrado, Liu Zongyuan voltou sua atenção para a paisagem de Yongzhou. Expressa o estado de espírito do autor em busca de distanciamento depois que a reforma política fracassou e ele sofreu um golpe.

Ding Fengbo

Song-Su Shi

Não dê ouvidos ao som das folhas batendo na floresta. Por que não gritar e andar devagar?

A vara de bambu e as ferraduras de manga vencem o cavalo facilmente. Quem está com medo. Um galinheiro de névoa e chuva durará a vida toda.

A brisa da primavera afasta a embriaguez. Um pouco frio. O topo da montanha brilha obliquamente, mas acolhe uns aos outros.

Olhando para trás, para o lugar legal. Volte. Não há chuva ou sol.

Este poema foi escrito no terceiro ano em que Su Shi foi rebaixado para Huangzhou (a terceira primavera em que Su Shi foi rebaixado a vice-enviado de Huangzhou Tuanlian devido ao "Caso de Poesia Wutai"). O poeta e seu amigo saíram na primavera e de repente encontraram uma tempestade. Su Shi aproveitou a chuva para caminhar sem pressa e sem pressa, mostrando seu caráter teimoso e mente aberta que não tinha medo de desanimar apesar dos repetidos contratempos em adversidade.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde