inicial > Conversa Histórica

Materiais de conhecimento sobre a ópera tibetana (a ópera tibetana é um fóssil vivo da cultura tibetana)

Wang Jianci 2023-04-13 frequência

Resumo:A ópera tibetana surgiu há mais de 600 anos, mais de 400 anos antes da Ópera de Pequim, que é conhecida como a quintessência da nação chinesa e é conhecida como o "fóssil vivo" da cultura tib

Quanto você sabe sobre a ópera tibetana, o fóssil vivo da cultura tibetana?

1. Introdução à Ópera Tibetana:

< p>Ópera tibetana é o termo geral para o drama tibetano. A ópera tibetana é um sistema de ópera muito grande. Devido às diferenças nas condições naturais, costumes vivos, tradições culturais e pronúncia de dialetos no planalto Qinghai-Tibete, possui muitas variedades e escolas artísticas.

A ópera tibetana surgiu há mais de 600 anos, mais de 400 anos antes da Ópera de Pequim, que é conhecida como a quintessência da nação chinesa e é conhecida como o "fóssil vivo" da cultura tibetana.

Em 20 de maio de 2006, a ópera tibetana foi aprovada pelo Conselho de Estado para ser incluída no primeiro lote de listas nacionais de patrimônio cultural imaterial; em 2009, foi incluída na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial Humano pela UNESCO.

2. A Origem da Ópera Tibetana:

Naquela época, a água turbulenta do Rio Brahmaputra, no Tibete, engoliu as pessoas que atravessavam o rio. O jovem Tang Dongjiebu tinha grandes aspirações e prometeu construir pontes para beneficiar o povo, mas, por não ter nada, atraiu ondas de ridículo.

Tang Dongjiebu conheceu sete irmãos e irmãs que eram bons em cantar e dançar em Qiongjie, Shannan, e formou o primeiro grupo de irmãos tibetanos.Uma trupe de ópera tibetana. Eles usaram canções, danças e raps para apresentar histórias e lendas históricas para persuadir as pessoas a praticarem boas ações e construírem pontes juntas.

Desta forma, muitas pessoas enviaram suprimentos, e pescadores, artesãos e moradores de rua os seguiram para construir a ponte. Pontes de cabos de aço foram erguidas uma após a outra, e a ópera tibetana se espalhou por todo o planalto coberto de neve.

Desta forma, Tang Dongjiebu deixou 58 pontes de aço no rio Brahmaputra e tornou-se o criador da ópera tibetana.

3. Características da Ópera Tibetana

1. A Ópera Tibetana é executada com máscaras

Na Ópera Tibetana, personagens com as mesmas identidade As máscaras que usam são basicamente da mesma cor e formato. A máscara do rei é vermelha porque o vermelho representa a majestade.

A máscara da princesa é verde, porque o verde representa flexibilidade.

A máscara da miko é metade preta e metade branca, o que representa sua duplicidade. A máscara do demônio tem rosto e presas verdes, dando às pessoas uma sensação de depressão e terror.

Onde estão os aldeões? As máscaras dos aldeões são geralmente feitas de tecido branco ou amarelo, com os olhos e lábios escavados para mostrar simplicidade e honestidade.

2. A ópera tibetana não tem palco quando é apresentada

As óperas que costumamos assistir, sejam elas dramas, dramas, peças de sombras ou espetáculos de marionetes, todas têm estágios específicos e características especiais. Mas a ópera tibetana é diferente: não tem palco nem contexto específico.

As montanhas e rios cobertos de neve servem como pano de fundo, e as pradarias servem como pano de fundo. Os artistas que apresentam ópera tibetana sentam-se no chão e cantam sem cortinas, luzes ou adereços. Eles só precisam de um tambor e um prato para acompanhá-los. Os artistas que apresentam ópera tibetana não querem nada mais do que um público.

3. A ópera tibetana pode ser apresentada durante três a cinco dias

Acabamos de mencionar que a ópera tibetana é apresentada com máscaras e não há palco durante a apresentação. Quais são as outras características da ópera tibetana? Sim, a ópera tibetana leva muito tempo para ser apresentada e não é incomum que uma peça dure de três a cinco dias. Por que é isso?

Como o Tibete é vasto e pouco povoado, o ritmo de vida é relativamente lento. Isso leva ao fato de que o enredo da ópera tibetana pode ser adiado arbitrariamente e os movimentos de canto e dança dos artistas podem ser usados ​​​​como desejarem.

Uma peça pode ser repetida indefinidamente, e o público também come, bebe e se diverte assistindo à peça como quiser, então o tempo de apresentação da ópera tibetana é muito longo.

A ópera tibetana é diferente de outras óperas porque usa máscaras, atua por muito tempo e não tem antecedentes. Essas características foram criadas pelos próprios povos antigos e contêm a cristalização da sabedoria dos antigos pessoas.

Queremos que mais pessoas entendam a ópera tibetana, sintam o poder da excelente cultura tradicional da nação chinesa e sintam a sabedoria dos antigos trabalhadores chineses, para que as pessoas possam continuar a herdar e desenvolver estes culturas tradicionais.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde