inicial > Conversa Histórica

Introdução ao Dia da Mulher (a origem histórica e o desenvolvimento do Dia da Mulher)

Zhou Shengzhe 2023-04-19 frequência

Resumo:A fim de comemorar a luta heróica das trabalhadoras russas na Revolução de Fevereiro de 1917, o dia 8 de Março é designado como o Dia Internacional da Mulher. Desde então, as mulheres proletár

A origem histórica do Dia da Mulher e o desenvolvimento do Dia da Mulher no meu país!

O Dia Internacional da Mulher, também conhecido como "Dia Internacional da Mulher", "Dia 8 de Março" e "8 de Março Dia da Mulher", é comemorado todos os anos em 8 de Março. Um festival criado para o contribuições importantes e grandes conquistas alcançadas nos campos económico, político e social.

A origem do Dia da Mulher remonta ao início do século passado, 1909, 1910, 1911 Uma série de movimentos de mulheres em 2001 lançou as bases para o estabelecimento do Dia da Mulher.

Em 8 de março de 1917, para comemorar os quase 2 milhões de mulheres russas que perderam a vida na Primeira Guerra Mundial, as mulheres russas entraram em greve, dando início à "Revolução de Fevereiro". Enquanto o czar era forçado a abdicar, o governo provisório anunciou que as mulheres teriam o direito de votar.

Após o sucesso da Revolução de Outubro, a ativista bolchevique dos direitos das mulheres Alexandra Mikhaylovna Kollontai persuadiu Lenin a tornar o dia 8 de março um feriado legal.

Para comemorar a luta heróica das trabalhadoras russas na Revolução de Fevereiro de 1917, o dia 8 de Março é designado como o Dia Internacional da Mulher. Desde então, as mulheres proletárias de vários países celebram as suas festas de diferentes maneiras neste dia todos os anos.

Em julho de 1922, foi realizado o Segundo Congresso Nacional do Partido Comunista da China. Nessa época, as mulheres começaram a prestar atenção às perguntas.

Na "Resolução sobre o Movimento das Mulheres" no Segundo Congresso Nacional do Partido Comunista da China, foi afirmado que "a libertação das mulheres deve ser acompanhada pela libertação do trabalho. Somente quando o proletariado ganhar o poder as mulheres podem ser verdadeiramente libertadas."" Isso mais tarde se tornou uma diretriz consistente para o movimento de mulheres.

A "Resolução sobre o Movimento das Mulheres" do Terceiro Congresso Nacional do Partido Comunista da China, em junho de 1923, declarou que "os movimentos gerais das mulheres, como o movimento feminista, o movimento de participação política, a abolição da prostituição, etc., também são muito importantes" e "este partido As mulheres do partido devem guiar e unir tais movimentos a qualquer hora e em qualquer lugar;

Os slogans devem ser "a grande unidade do movimento nacional de mulheres", "quebrar o etiqueta antiga das mulheres escravas", e "educação igual para homens e mulheres";

, "Carreiras iguais entre homens e mulheres", "As mulheres devem ter o direito de herdar herança", "Liberdade para homens e socializar as mulheres", "Liberdade de casar e divorciar-se", "Salários iguais para homens e mulheres", "Protecção materna", "Patrocinar compatriotas trabalhadoras".< /p>

Além destes slogans, dois slogans de o movimento revolucionário nacional, "Abaixo os senhores da guerra" e "Abaixo o imperialismo estrangeiro", também foram adicionados para orientar as mulheres, que representam metade da população, a participarem no movimento revolucionário nacional." Em 1924, a China começou a celebrar o Dia da Mulher.

O presidente Mao disse uma vez que as mulheres podem sustentar metade do céu.

Da Revolução de 1911 à Guerra de Resistência contra o Japão e depois à Guerra de Libertação, as mulheres têm sido alvos importantes pelos quais todos os partidos lutam. No trabalho de propaganda do nosso partido, as mulheres desempenharam um papel vital papel no desenvolvimento da propaganda do nosso partido. O marxismo e o comunismo libertaram as mentes das pessoas.

As mulheres trabalhadoras participaram no vigoroso movimento produtivo, mudando a sua imagem passada e fornecendo uma força importante para o desenvolvimento da Nova China. Em termos de cultura, política e ideologia, os direitos e interesses das mulheres melhoraram enormemente.

Agora o Dia da Mulher mudou sua intenção original. À medida que o consumismo substituiu a postura política feminista do Dia da Mulher, o Dia da Mulher perdeu seu significado político de gênero único no frenesi comercial que se espalha, e as pessoas começaram a entender o significado. do feriado é controverso.

A grande mídia conspira com anunciantes e vendedores para usar o consumismo para “despolitizar” o feminismo.

Abandonando publicamente a sua posição política feminista original e defendendo a cultura consumista e outras estratégias para, em última análise, atingir o objectivo de "despolitizar" as questões feministas. O Dia da Mulher passou a ser chamado de Dia da Deusa, que perdeu completamente o significado político e se tornou um carnaval de consumo.

As Nações Unidas celebram o Dia Internacional da Mulher desde o Ano Internacional da Mulher em 1975, confirmando que as mulheres comuns lutar pela participação igualitária na sociedade.

Em 1977, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu oficialmente designar o dia 8 de março como o "Dia das Nações Unidas pelos Direitos da Mulher e pela Paz Internacional".

No entanto, sob a influência do capital, as mulheres transformaram o Dia da Mulher num festival de consumo.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde