inicial > Conversa Histórica

O que significa “Uma Flor, Um Mundo”? (O verdadeiro significado do ditado budista, “Uma Flor, Um Mundo”)

Li Fanxin 2023-05-03 frequência

Resumo:No entanto, o que realmente significa o ditado budista “Uma flor, um mundo”? Na "Biografia do Buda" de Thich Nhat Hanh (originalmente conhecida como "O Velho Caminho"), descobri inesperadamente a

Você conhece o verdadeiro significado do ditado budista "Uma flor, um mundo"? Na verdade não é tão complicado quanto você pensa?

"Uma flor e um mundo, uma folha e um Tathagata, um quadrado e uma terra pura, um sorriso e um destino..." Muitos artigos gostam de decorar com essas lindas frases Zen .

Mas o que significa o ditado budista “uma flor, um mundo”?

Em "A Biografia do Buda" de Thich Nhat Hanh (anteriormente conhecido como "O Velho Caminho do Branco Nuvens"), descobri inesperadamente a origem desta frase.

Acontece que esta frase contém uma verdade simples e profunda do universo.

Todos os dharmas surgem devido ao carma, e todos os dharmas perecem devido ao carma.

O Buda disse a Kasyapa:

Tudo depende um do outro para sobreviver.

Assim como a folha na minha mão.

Solo, umidade, calor, sementes, árvores, nuvens, sol, tempo, espaço - todos esses são fatores que dão origem a esta folha. Se faltar apenas uma coisa, as folhas não sobreviverão.

Todos os seres vivos, sejam orgânicos ou inorgânicos, surgem devido à dependência mútua. A fonte de uma coisa são todas as coisas.

Por favor, leia com atenção. Você não consegue ver que a folha em minha mão é assim em resposta à inter-relação de todas as leis do universo, incluindo a sua consciência?

Então, Kassapa perguntou ao Buda: Uma vez você disse que uma folha cresce devido a diferentes condições. Alcançado. Você também disse que o mesmo se aplica à existência e ao surgimento dos seres humanos. Mas quando todas as bordas externas desaparecem, para onde vão esses indivíduos?

O Buda respondeu:

Os seres humanos sempre estiveram vinculados ao conceito do eu eterno, acreditando que as coisas têm existência individual e eterna.

Acreditamos que após a morte, o indivíduo ainda existe e se torna um com sua origem, Brahma. Mas Kassapa, meu amigo, este é realmente o mal-entendido básico que nos desencaixou durante gerações.

Você deve saber que todos os dharmas surgem devido a causas e condições, e todos os dharmas também morrem devido a condições. Isso ocorre porque existe, e não há razão para que não exista. Isto nasce, então aquilo nasce, isto é destruído, então aquilo é destruído.

Este é o método de surgimento de causas e condições que testemunhei pessoalmente na meditação. Não há nada independente ou eterno na verdadeira natureza.

Kasyapa, por favor, olhe para a água do lago de lótus. Não estou dizendo que flores de lótus e água não existam. Só estou dizendo que a água e as flores de lótus são produzidas em resposta à inter-relação de muitos outros fatores, e nenhum desses fatores é individual ou eterno.

Esta é a origem de "uma flor, um mundo".

Não existe um reino distante e ilusório de mestres, mas sim fatos que acontecem em nossas vidas reais, que as pessoas comuns podem compreender logicamente e vivenciar com o coração.

A linguagem simples muitas vezes carrega a verdade mais profunda, e as coisas mais comuns muitas vezes contêm o verdadeiro significado da vida.

Uma flor, um mundo na verdade significa que a produção de flores depende da luz solar, da chuva, do orvalho, do solo... até que tudo no universo esteja inter-relacionado e participe da produção de uma flor.

Portanto, a partir de uma flor, você pode ver o universo inteiro. Uma flor contém o mundo inteiro.

E se você quiser ver a verdadeira essência da flor.

Buda disse: Você deve primeiro ver as coisas que geralmente são consideradas certas ou erradas. Essas coisas incluem o sol, a água do lago, as nuvens, a terra, o calor, etc.

Só assim podemos romper a rede de visões estreitas, a prisão da vida, da morte, aqui, ali, existência, inexistência, sujeira, pureza, aumento, diminuição, etc. a mente discriminativa e obtenha a verdadeira liberdade.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde