inicial > Conversa Histórica

Introdução ao lendário general Liu Rong (Liu Rong venceu a primeira batalha contra os japoneses na Dinastia Ming)

Yan Chenming 2023-05-05 frequência

Resumo:Mas logo, Liu Jiang veio a Pequim para se encontrar com Zhu Di e inesperadamente contou uma notícia muito chocante: seu nome verdadeiro não era Liu Jiang, seu nome era Liu Rong e Liu Jiang era o nom

O lendário general Liu Rong venceu a primeira batalha contra os japoneses. Zhu Di queria recompensá-lo. Ele disse: Entrei para o exército por causa de meu pai.

Dia 17 ano de Yongle na Dinastia Ming (1419), Zhu Di, o fundador da Dinastia Ming, recebeu boas notícias de que mais de 1.500 piratas japoneses haviam invadido de barco. Liu Jiang, o comandante-chefe de Liaodong, liderou o movimento local guarnição para aniquilar todos os piratas japoneses em meio dia, e ninguém escapou. Esta batalha é famosa na história da Dinastia Ming. A "Batalha de Wanghaiping".

Esta batalha foi a primeira grande vitória na história antijaponesa da Dinastia Ming. Zhu Di ficou radiante e imediatamente emitiu um decreto, conferindo a Liu Jiang, o comandante-chefe de Liaodong, o título de Guangning Bo, concedendo certificados de ferro hereditários, e todos os outros soldados participantes da guerra foram recompensados.

Mas logo depois que Liu Jiang veio a Pequim para se encontrar com Zhu Di, ele inesperadamente contou uma notícia muito chocante: seu nome verdadeiro não é Liu Jiang, seu nome é Liu Rong e Liu Jiang é o nome de seu pai. "História da Dinastia Ming · Biografia de Li Rong" diz:

Ele adotou o nome de seu pai, Jiang, pela primeira vez... Ele recebeu o título de Guangning Bo, com um salário de 1.200 shi e um certificado mundial, e então mudou seu nome para Rong. Procure a repatriação e devolva-o à cidade.

Liu Jiang era natural de Suqian, Zhili do Sul. Antes do estabelecimento da Dinastia Ming, quando Zhu Yuanzhang estava recrutando soldados lá, Liu Jiang foi forçado a prestar serviço militar, mas no final foi seu filho Liu que serviu como soldado. Liu Rong está no exército há muitos anos e sempre se autodenominou seu pai, Liu Jiang. As pessoas ao seu redor não sabiam disso.

Quanto ao motivo de Liu Rong fingir ser seu pai, não há registro na "História da Dinastia Ming", mas de acordo com os descendentes de Liu Rong, Liu Jiang estava doente na época, e seu filho Liu Rong sentiu pena de seu pai, então soube que "Hua Mulan" se juntou ao exército no lugar de seu pai. Porém, Hua Mulan é uma mulher, mas Liu Rong é um homem. Depois de entrar no exército, ninguém questionou.

Liu Rong lutou com Xu Da por muitos anos. Após o estabelecimento da Dinastia Ming, Liu Rong foi designado para servir como guarda no Palácio Yan., seguiu Zhu Di a partir de então. Depois que Zhu Di foi nomeado Rei de Yan, Liu Rong também foi a Pequim para servir como Guarda Miyun Baihu. Logo, a Batalha de Jingnan estourou e Liu Rong imediatamente liderou suas tropas para apoiar Zhu Di. No caminho para o sul do exército Yan, Liu Rong fez várias grandes conquistas. "História da Dinastia Ming" diz:

Como general, ele está sempre na vanguarda do exército e não há formação forte em nenhuma direção. Os soldados são disciplinados e possuem estrita benevolência e confiança.

Mas durante a Batalha de Suzhou, Liu Rong cometeu um erro. Zhu Di uma vez quis matar Liu Rong. Felizmente, outros generais intercederam e Liu Rong escapou. Depois que Zhu Di ascendeu ao trono, Liu Rong não recebeu um título, mas sim o título de Governador Qianshi.

No nono ano de Yongle, Liu Rong recebeu ordens de proteger Liaodong e serviu como chefe militar . Depois que Liu Rong assumiu o cargo, ele retificou ativamente os assuntos militares, estabeleceu a defesa costeira e reprimiu vários piratas japoneses de pequena escala. Como todos sabemos, os piratas japoneses foram alvo de defesa costeira várias vezes na Dinastia Ming, e a Dinastia Ming até proibiu o mar por causa dos piratas japoneses. Durante o período Jiajing, muitos piratas da Dinastia Ming juntaram-se ao acampamento pirata japonês, de modo que o grupo pirata japonês era relativamente complexo. Mas no início da Dinastia Ming, os chamados “piratas japoneses” eram todos ilhéus genuínos.

Zhu Di era um imperador talentoso e estratégico que nunca mostraria misericórdia aos inimigos estrangeiros que ousassem invadir. No oitavo ano do reinado de Yongle, depois que o shogun japonês Ashikaga Yoshitsune chegou ao poder, o número de piratas japoneses dobrou. Todo verão, eles saíam em massa para o mar para invadir a Península Coreana, a China e os países do Sudeste Asiático. Na Dinastia Ming, ocorreram mais de dez pequenas batalhas com piratas japoneses ao longo da costa, e cada uma sofreu perdas.

O ponto principal é que os piratas japoneses são muito móveis. Eles podem atirar e mudar de lugar. Mesmo se forem derrotados, eles podem mudar de lugar e pousar novamente, tornando muito difícil se proteger contra a Dinastia Ming. No décimo sétimo ano de Yongle, Liu Rong finalmente deu uma folga a Zhu Di. Ele venceu a “Batalha de Wanghaicheng” e eliminou todos os piratas japoneses, sem deixar ninguém para trás.

A Batalha de Wanghaiping é uma batalha representativa na história da guerra antijaponesa da Dinastia Ming, e é também a batalha mais importante desde o estabelecimento da Dinastia Ming, a primeira guerra local a derrotar completamente os piratas japoneses. Naquela época, Liu Rong descobriu com antecedência que os piratas japoneses entrariam em Wanghaitun no dia 15 de junho, então ele emboscou mil soldados de infantaria na grama com um dia de antecedência. Depois que os piratas japoneses desembarcaram com 31 navios grandes, Zhu Di rapidamente pediu à infantaria que interrompesse a retirada dos piratas japoneses e então lançou um ataque feroz contra os piratas japoneses com cavalaria e artilharia.

Os piratas japoneses sofreram pesadas perdas e estavam prestes a escapar. Eles descobriram que não apenas sua rota de retorno estava cortada, mas os navios de guerra também foram queimados por soldados da Dinastia Ming à espreita no mar. Os piratas japoneses tinham esconder-se coletivamente em uma fortaleza abandonada e vazia e contar com a defesa da vantagem geográfica.

Os piratas japoneses dependiam do terreno e mal se defendiam. Se o exército da Dinastia Ming atacar neste momento, embora possa vencer, os piratas japoneses lutarão contra as feras presas, e o exército da Dinastia Ming também sofrerá perdas. Portanto, Liu Rong ordenou a retirada dos soldados do noroeste e deixou os piratas japoneses escaparem para o noroeste. Vendo a esperança de escapar, os piratas japoneses escaparam do castelo e fugiram para noroeste.

Liu Rong aproveitou a oportunidade e ordenou que a cavalaria os esmagasse. Os piratas japoneses estavam exaustos e tiveram que pular no mar para escapar. Naquela época, os Zhuangzhuang (esquadrões da morte) que estavam emboscando no mar esperavam há muito tempo para matar todos os piratas japoneses ou capturá-los vivos. Nesta batalha, Liu Rong usou mais de 3.000 homens para matar 742 piratas japoneses, capturar 857 vivos, queimar 31 navios piratas japoneses e nenhum pirata japonês escapou. Foi uma vitória completa.

A batalha de Liu Rong foi uma grande vitória da Dinastia Ming contra os japoneses. Depois que os piratas japoneses sofreram pesadamente perdas aqui, não ousamos invadir Liaodong novamente por mais de 300 anos. Liu Rong foi aclamado como herói nacional. Depois que Zhu Di recebeu a boa notícia, ele ficou tão impressionado que emitiu um decreto para fazer Liu Rong contar (Guang Ningbo). Liu Rong, que esteve deprimido durante toda a vida, finalmente se tornou um herói e recebeu o título de cavaleiro.

Porque depois de ser nomeado cavaleiro, seus pais e ancestrais seriam todos nomeados cavaleiros, então, depois que Liu Rong retornou a Pequim, ele disse a Zhu Di que seu nome não era realmente Liu Jiang. Ele havia usado o nome "Liu Jiang " durante toda a sua vida. "Jiang" pertence a seu pai e ele deseja mudar seu nome novamente para "Liu Rong".

No segundo ano após Liu Rong ser nomeado cavaleiro, Liu Rong morreu de doença. Ele passou a maior parte de sua vida como "Liu Jiang", depois de retornar a "Liu Rong", faleceu em menos de um ano. Independentemente de ser Liu Rong ou Liu Jiang, ele é um herói anti-japonês e um herói nacional.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde