inicial > Conversa Histórica

A verdadeira razão da morte de Li Zicheng (por que ele morreu apenas um ano após a sua criação)

Lu Xianyi 2023-05-12 frequência

Resumo:No 16º ano de Chongzhen (1643), Li Zicheng conquistou Tongguan e os generais Bai Guangen e Chen Yongfu se renderam a Li Zicheng. Li Zicheng sitiou Sun Chuanting com 100.000 soldados e Sun Chuanting

O Dashun de Li Zicheng varreu as Planícies Centrais e destruiu a Dinastia Ming. Por que morreu apenas um ano após o seu estabelecimento?

No 16º ano de Chongzhen (1643), Li Zicheng conquistou Tongguan e os generais Bai Guangen e Chen Yongfu se renderam a Li Zicheng. Li Zicheng sitiou Sun Chuanting com 100.000 soldados e Sun Chuanting recuou para Weinan.No terceiro dia de outubro, Sun Chuanting morreu em batalha.

Após a Batalha de Ruzhou, a Dinastia Ming quase não tinha tropas para lutar contra Li Zicheng. Portanto, em janeiro do décimo sétimo ano de Chongzhen (o primeiro ano de Dashun Yongchang, 1644), Li Zicheng proclamou-se imperador em Xi'an e fez de Xi'an sua capital. O nome fundador do país foi "Dashun" e o o nome foi alterado para "Yongchang".

Após o estabelecimento oficial de Dashun, o próximo alvo de Li Zicheng era naturalmente a capital onde vivia o imperador Chongzhen. Em 15 de março (21 de abril) do 17º ano de Chongzhen (o primeiro ano de Dashun Yongchang, 1644), o exército de Li Zicheng chegou a Juyongguan.

Logo depois, Chongzhen foi para Jingshan e se enforcou, e a Dinastia Ming foi destruída. Então, aí vem a pergunta. O Dashun de Li Zicheng varreu as Planícies Centrais e destruiu a Dinastia Ming. Por que ele morreu apenas um ano após seu estabelecimento?

Em primeiro lugar, o Dashun de Li Zicheng foi estabelecido em 1644 d.C.. Foi também neste ano que Li Zicheng capturou a capital e destruiu a Dinastia Ming. No entanto, após a batalha de Shanhaiguan, o exército de Dashun foi completamente derrotado.

Em 17 de maio, segundo ano de Shunzhi (1645), enfrentando a perseguição contínua do exército Qing, Li Zicheng foi morto na montanha Jiugong, condado de Tongcheng, Hubei.

Quanto à força Dashun, ela logo morreu. Muitos ex-soldados Dashun juntaram-se à Dinastia Ming do Sul para continuar a resistir à Dinastia Qing.

Quanto ao Dashun de Li Zicheng, ele foi capaz de destruir a Dinastia Ming, mas não foi capaz de revidar na frente do exército Qing. As razões estão divididas principalmente nos seguintes pontos.

Por um lado, há de fato uma lacuna muito grande entre o exército Dashun de Li Zicheng e o exército Qing em termos de eficácia no combate. Depois de muitas batalhas, como a Batalha de Fushun, a Batalha de Sarhu, a Batalha de Songjin, a Batalha de Kaitie e a Batalha de Guangning, a eficácia de combate do exército Qing tem melhorado continuamente.

Em comparação com os homens de Li Zicheng, os soldados das Oito Estandartes da Dinastia Qing experimentaram mais batalhas de alta qualidade. Ou seja, no final da Dinastia Ming, quase todas as elites estavam investidas no Campo de batalha de Liaodong.

Portanto, é muito óbvio que no final da Dinastia Ming e no início da Dinastia Qing, o exército Qing, que passou por testes e revenimento rigorosos, seja enfrentou a Dinastia Ming ou o exército Dashun; na verdade, todos eles mantêm uma liderança na eficácia do combate.

A razão pela qual generais da Dinastia Ming, como Yuan Chonghuan, conseguiram alcançar certos resultados no campo de batalha de Liaodong foi em grande parte devido à vantagem defensiva da cidade. No entanto, mesmo com essa vantagem, o exército Qing gradualmente conquistou Liaodong. região.

Até certo ponto, mesmo que o exército Dashun de Li Zicheng não conseguisse capturar a capital da Dinastia Ming, o exército Qing destruiria a Dinastia Ming em breve.

Por outro lado, a razão pela qual o exército de Li Zicheng foi capaz de destruir a Dinastia Ming também foi porque o exército Qing continha a Dinastia Ming.Há uma relação direta com a elite do exército.

No décimo primeiro ano de Chongzhen (1638), Sun Chuanting liderou seu exército para repelir as tribos Wan e Luo lideradas por Ma Jinzhong e Ma Guangyu, que correram para ajudar o exército rebelde de Shaanxi, e então ele e Hong Emboscada de Chengchou com tropas pesadas na planície sul de Tongguan.O exército do rei Chuang Li Zicheng foi quase completamente exterminado e Li Zicheng avançou com apenas 18 cavalaria.

Ou seja, quando a Dinastia Ming mobilizou a sua elite para atacar Li Zicheng, foi difícil para esta resistir.

No entanto, como os exércitos da Dinastia Jin Posterior (Dinastia Qing) continuaram a lançar ataques no campo de batalha de Liaodong, uma vez que os rebeldes como Li Zicheng foram derrotados, o Imperador Chongzhen teria que enviar Hong Chengchou e Sun Chuanting para esperar que alguém ligasse de volta.

Em 1638 DC, se o exército Qing não tivesse invadido a Grande Muralha, Hong Chengchou, Sun Chuanting e outros provavelmente teriam continuado a perseguir Li Zicheng e acabado cedo com a vida de Li Zicheng. Como resultado, Hong Chengchou, Sun Chuanting e outros retiraram a defesa da capital, o que deu a Li Zicheng algum espaço para respirar.

Quanto à Dinastia Ming, embora ainda tivesse muitas elites no final da Dinastia Ming, frequentes As campanhas do sul e do norte trouxeram grande consumo a esses exércitos. Juntamente com as sucessivas derrotas no campo de batalha de Liaodong, a Dinastia Ming não tinha a força de elite para derrubar Li Zicheng.

Como resultado, este último venceu a batalha de Ruzhou, varreu as Planícies Centrais e destruiu a Dinastia Ming. Além disso, embora a Dinastia Ming tenha sido destruída diretamente pelas mãos de Li Zicheng, o exército Qing na verdade desempenhou um papel muito maior do que Li Zicheng.

Além disso, depois de capturar a capital, Li Zicheng não conseguiu conquistar os funcionários públicos e generais da Dinastia Ming que se renderam, o que também foi uma das razões para a sua rápida derrota.

IV

No final, o exército Dashun de Li Zicheng era essencialmente um bandido. Depois de capturar a capital, os soldados de Li Zicheng saquearam e seus generais foram arrogantes e extravagantes, fazendo com que Dashun perdesse seu poder. Dinastia Ming original.O processo de produção de funcionários públicos e generais da dinastia.

Da mesma forma, a Dinastia Qing atribuiu grande importância à conquista dos funcionários públicos e generais da Dinastia Ming e rapidamente pacificou o mundo ao reutilizar esses talentos.

Mais importante ainda, na batalha de Shanhaiguan, o exército Dashun de Li Zicheng não estava preparado para a entrada do exército Qing na passagem para ajudar na batalha. Ao mesmo tempo, faltava experiência na luta contra a cavalaria do exército Qing. No final, foi derrotado pelo exército Qing que se uniu a Wu Sangui. Nessa altura, a elite sofreu pesadas perdas e não conseguiu recuperar.

Para Li Zicheng, não apenas falhou em recrutar Wu Sangui para se render, mas também ofendeu completamente o último, levando ao grande Shun ficou ainda mais isolado após a queda da Dinastia Ming.

Após a Batalha de Shanhaiguan, a força principal de Li Zicheng foi eliminada pelo exército Qing. Quanto aos soldados restantes, eles também foram derrotados enquanto o exército Qing continuava a persegui-los.

Em 17 de maio, segundo ano de Shunzhi (1645), enfrentando a perseguição contínua do exército Qing, Li Zicheng foi morto na montanha Jiugong, condado de Tongcheng, Hubei. Depois que Li Zicheng foi morto, Dashun, que só havia sido estabelecido há cerca de um ano, também morreu.

Nesta base, o exército Qing poderia mobilizar as suas forças e concentrar-se em lidar com as forças Ming do Sul.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde