inicial > Conversa Histórica

Qual dinastia destruiu a Dinastia Han Ocidental (quantos anos a Dinastia Han Ocidental passou e quem a destruiu)

Wei Tao Yan 2022-03-31 frequência

Resumo:Em dezembro de 8 DC, Wang Mang usurpou a Dinastia Han e a Dinastia Han Ocidental foi destruída. Wang Mang era membro da família Wang, parente da Dinastia Han Ocidental. Ele era humilde, econômico,

Desde o fim da Dinastia Han Ocidental, alguns hunos foram espalhados em condados remotos no norte. Eles viveram com o povo Han por muito tempo e aceitaram a cultura Han. Os nobres Xiongnu alugaram parentes da Dinastia Han muitas vezes no passado. Eles poderiam ser considerados parentes da família real da Dinastia Han. Mais tarde, eles mudaram para o sobrenome do imperador Han, Liu. Depois que Cao Cao unificou o norte, para facilitar o gerenciamento, ele reuniu muitas tribos Xiongnu e as dividiu em cinco tribos. Cada tribo tinha um comandante. O nobre Xiongnu Liu Bao era um dos membros da tribo. Bonito.

Após a morte de Liu Bao, seu filho Liu Yuan herdou sua posição . Liu Yuan leu muitos livros escritos pelo povo Han desde criança e era muito talentoso em literatura e artes marciais. Mais tarde, Liu Yuan serviu como general sob Sima Ying (um dos oito reis) de Chengdu na Dinastia Jin Ocidental. Ele permaneceu em Yecheng e comandou cinco exércitos Xiongnu.

Em 304 DC, Liu Yuan retornou a Zuoguocheng. Os hunos queriam aproveitar a confusão entre os oito reis para restaurar e rejuvenescer o país, então o apoiaram como o Grande Chanyu. Ele reuniu 50.000 soldados e liderou pessoalmente seu exército para o sul para ajudar o exército Jin a atacar os soldados Xianbei. Alguém perguntou-lhe confuso: "Por que você não aproveitou esta oportunidade para destruir a Dinastia Jin em vez de atacar Xianbei?"Liu Yuan disse: "A Dinastia Jin agora está completamente corrupta e é muito fácil destruí-lo., mas o povo da Dinastia Jin pode não se render a nós. Acho que a Dinastia Han foi a mais longa da história e ainda é muito popular entre o povo. Nossos ancestrais são parentes de sangue com a família real da Dinastia Han . Talvez seja melhor tomar emprestado o nome da Dinastia Han. Ganhar o apoio do povo Han."

Liu Yuan proclamou-se Rainha de Han e logo capturou vários condados como Shangdang, Taiyuan, Hedong e Pingyuan, e seu impulso tornou-se cada vez mais forte. Algumas forças anti-Jin relativamente pequenas de vários grupos étnicos também se juntaram a Liu Yuan.

Em 308 DC, Liu Yuan proclamou-se imperador de Han. No segundo ano, a capital foi transferida para Pingyang (agora a sudoeste de Linfen, Shanxi) e concentrou tropas para atacar Luoyang. Embora o povo de Luoyang odiasse a decadente Dinastia Jin Ocidental, eles estavam ainda menos dispostos a serem governados por estrangeiros. Portanto, os dois ataques de Liu Yuan encontraram forte resistência dos soldados e civis de Luoyang, e ele não obteve nenhuma vantagem.

Após a morte de Liu Yuan, seu filho Liu Cong assumiu o trono e enviou os generais Liu Yao e Shi Le para atacar Luoyang. A cidade de Luoyang foi finalmente capturada em 311 DC, e o imperador Huai de Jin tornou-se prisioneiro.

Depois que Liu Cong entrou em Luoyang, ele massacrou um grande número de funcionários e pessoas da Dinastia Jin. Certa vez, Liu Cong pediu ao imperador Huai de Jin que servisse vinho para todos em um banquete, vestindo as roupas verdes usadas pelos escravos. Alguns antigos funcionários da Dinastia Jin não conseguiram evitar o choro ao ver isso. Liu Cong viu que os ministros restantes da Dinastia Jin ainda tinham tais sentimentos pelo Imperador Huai, então ele se tornou implacável e matou o Imperador Huai.

Após a morte do imperador Huai de Jin, os funcionários de Jin em Chang'an Sima Ye, sobrinho do Imperador Huai, tornou-se o imperador. Este era o Imperador Wei.

Em 316 DC, Liu Cong invadiu Chang'an. O Imperador Wei de Jin também sofreu o mesmo destino do Imperador Huai, foi morto após ser humilhado e a Dinastia Jin Ocidental finalmente morreu.

Após a queda da Dinastia Jin Ocidental, pessoas de todos os grupos étnicos do norte se revoltaram uma após a outra, e muitas pessoas como Li Xiong e Liu Yuan estabeleceram o poder político. Um total de 16 regimes separatistas surgiram, que foram historicamente chamados de "Dezesseis Reinos" (anteriormente conhecidos como Cinco Hu e Dezesseis Reinos, Hu era um nome geral para minorias étnicas nos tempos antigos).

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde