inicial > Conversa Histórica

Qual é a doutrina central do confucionismo (expondo brevemente o conteúdo central do confucionismo)

Li Bingmiao 2022-04-03 frequência

Resumo:O núcleo do confucionismo é o pensamento dos "Cinco Elementos" de benevolência, justiça, etiqueta, sabedoria, santidade e virtude. No que diz respeito à sociedade, é o pensamento moral, isto é

Em certo sentido, o confucionismo é ao mesmo tempo uma escola idealista e mais próxima da realidade. Confúcio era uma pessoa que sabia o que era impossível e fez isso, então a escola confucionista estava destinada a carregar a sombra de Confúcio.Portanto, a escola confucionista também era uma escola de pensamento confucionista que sabia o que era impossível e o fazia.

Algumas pessoas dizem que se você ainda faz isso mesmo sabendo que não vai funcionar, não é estúpido e ingênuo? Na verdade não.

Isso reflete exatamente que o confucionismo é uma doutrina proativa e empreendedora. É mundano e um valor que ensina as pessoas a trabalhar duro.

O confucionismo é também a escola mais importante da filosofia chinesa. A busca do significado, valor e ideais da vida pelo confucionismo tornou-se os ideais e crenças comuns da nação chinesa e um guia para as ações do povo chinês. As principais ideias do confucionismo incluem principalmente os seguintes aspectos.

A primeira é a benevolência, A benevolência é a ideia central do confucionismo. O que é benevolência?

Confúcio disse: “Uma pessoa benevolente ama os outros.” Isso significa amar os outros. Quem você ama primeiro? Do ponto de vista do sangue, devemos primeiro amar os nossos pais porque eles nos deram a vida, depois amar os nossos irmãos e irmãs, parentes e amigos, e depois estender este espírito de benevolência a toda a sociedade.

Então esta é uma sociedade cheia de bondade e cordialidade. Mêncio desenvolveu muito a ideia de Confúcio de que “uma pessoa benevolente ama os outros”.

Mencius disse que "os benevolentes são invencíveis" e desejava implementar um governo benevolente na sociedade. Ou seja, o monarca ama o povo, e o povo também ama o monarca.Esse tipo de política é um governo benevolente.

A segunda ideia do confucionismo é a retidão .

Justiça é o que é apropriado e deve ser feito. O que deveria ser feito é justiça, e o que não deveria ser feito é injusto. O confucionismo sempre considerou a retidão como uma norma importante para a vida. Se a benevolência é o coração humano, a retidão é o caminho que as pessoas devem seguir.

Portanto, a benevolência é intrínseca e faz parte da natureza humana, enquanto a retidão é externa e constitui normas morais humanas. Portanto, Mêncio tem a visão da benevolência e da retidão.

Como resultado, o confucionismo deu origem ao debate entre benefício e retidão, acreditando que, diante de pequenos lucros e interesses pessoais, uma grande retidão deveria ser buscada. Confúcio e Mêncio defenderam o sacrifício da vida pela justiça. É também aqui que reside o espírito nacional chinês.

A terceira ideia do confucionismo é a etiqueta.

Etiqueta refere-se a várias normas, regras e regulamentos de etiqueta, etc. Confúcio prestou especial atenção à etiqueta. Certa vez, ele disse: “Se você não aprender etiqueta, não conseguirá se levantar”. Se você deseja ter sucesso na sociedade, deve praticar várias regras de etiqueta e cumprir várias regras e regulamentos.

Se a retidão é uma norma moral interna que restringe o mau comportamento das pessoas, então a etiqueta é a norma externa da sociedade, semelhante à construção jurídica atual.

Do ponto de vista confucionista, a manifestação mais importante da etiqueta é a hierarquia. Quer seja Confúcio, Mêncio ou Xunzi, todos atribuem grande importância à etiqueta.

A quarta ideia do confucionismo é a sabedoria. Significa sabedoria.

A quinta ideia do confucionismo é a fé.

Fé significa honestidade, o que significa que as promessas devem ser cumpridas. O povo chinês atribui grande importância à integridade, que também está relacionada com a promoção do confucionismo. Confúcio disse que a integridade é a base da vida. Perder a integridade é como um carro perder as rodas e ser incapaz de seguir em frente.

No sistema de discurso confucionista, a integridade é melhor que a propriedade e a vida. As pessoas admiram aqueles que cumprem as suas promessas e desprezam aqueles que são desonestos.

Portanto, aqueles que cumprem suas promessas são respeitados, enquanto aqueles que são desonestos muitas vezes pagam o preço com suas vidas. Por exemplo, o rei You de Zhou, que interpreta o drama do farol entre os príncipes, e o amado menino que gritou lobo, todos perderam a vida por causa da desonestidade.

A sexta ideia do confucionismo é a lealdade.

Confúcio disse: "Se você quiser se estabelecer, poderá ajudar os outros; se quiser alcançar a si mesmo, poderá ajudar os outros." Se você quiser se firmar na sociedade, primeiro deve ajudar os outros a se firmarem. Se quiser fazer as coisas sem problemas, deve ajudar os outros a se firmar.

O sétimo pensamento do confucionismo é o perdão.

Confúcio disse: Não faça aos outros o que você não quer que os outros façam a você. Se você não quer suportar, não imponha aos outros. Este é um tipo de visão da vida que considera a si mesmo e aos outros e coloca os outros no lugar deles.

A oitava ideia do confucionismo é a piedade filial. A piedade filial é a ideia central da filosofia chinesa.

O Nono do Confucionismo O o pensamento é a fraternidade, que é o amor e o respeito pelo irmão mais velho.

Desse ponto de vista, o confucionismo nos ensina como ser uma pessoa correta na sociedade. Portanto, o confucionismo é mundano, próximo da realidade e ensina as pessoas a trabalhar duro e a contribuir para a sociedade.

O que devemos fazer se realmente não conseguirmos ter sucesso e realizar nossos ideais? Mêncio nos deu um caminho claro, ou seja, “se você é pobre, você pode se beneficiar; se você é rico, você pode ajudar o mundo”.

Quando estamos com problemas, devemos cuidar bem de nosso corpo e mente. Quando somos iluminados e bem-sucedidos, devemos assumir o mundo como nossa própria responsabilidade. Esta é a mente e o ideal do confucionismo.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde