inicial > Conversa Histórica

O que significa tirar a sorte da urna de ouro (qual é o sistema de tirar a sorte da urna de ouro no Tibete)

Você, Junshu 2022-04-12 frequência

Resumo:O método de sorteio de uma urna dourada para identificar a reencarnação do Buda vivo mais elevado no Budismo Tibetano foi um sistema formalmente estabelecido no 57º ano do reinado de Qianlong (179

Desde que a Dinastia Qing entrou na alfândega, o Tibete tem sido um factor de instabilidade, com disputas, rebeliões e incidentes separatistas ocorrendo de tempos em tempos.

Durante o período Qianlong, quando o país era forte, uma rebelião eclodiu novamente no Tibete. Desta vez, o Imperador Qianlong tomou medidas decisivas e rapidamente reprimiu a rebelião. Para o bem da estabilidade do Tibete, ele criou o sistema de "sorteio de uma urna de ouro".

No décimo primeiro ano de Qianlong, Julmot Namuzha Ele atacou seu pai, o príncipe do condado, e tornou-se o primeiro-ministro dos assuntos tibetanos. No entanto, depois de assumir o poder, ele foi contra a corrente, aprofundou o conflito com os lamas tibetanos, matou o seu irmão e solicitou ao tribunal a retirada das tropas da guarnição, desafiando abertamente o tribunal.

Depois de descobrir que Zhu Ermot tinha más intenções, Fu Qing, o vice-governador do Tibete, e Rabdon, o censor da capital Zuo, planejaram matá-lo em 13 de outubro, o décimo quinto ano do reinado de Qianlong.

Posteriormente, os membros do partido de Zhurmote cercaram o Yamen do Ministro no Tibete e mataram os dois Ministros no Tibete e os seus subordinados. Lhasa caiu no caos.

Depois que a notícia chegou à capital, o imperador Qianlong ficou furioso e imediatamente ordenou que o governador de Sichuan, Celeng, e o almirante Yue Zhongqi enviassem tropas para atacar os rebeldes. A maioria dos monges e leigos liderados pelo Dalai Lama e pelos soldados Qing que entraram no Tibete lutaram em conjunto e reprimiram rapidamente a rebelião.

Depois disso, Qianlong decretou a abolição do título real tibetano e estabeleceu o governo local tibetano de Gaxia composto por quatro Karuns.

Logo, o Imperador Qianlong formulou os "Regulamentos sobre as consequências do Tibete", que aumentaram o poder do ministro no Tibete e do Dalai Lama, e decidiu estacionar 1.500 soldados no Tibete por um longo tempo.

No meio do reinado de Qianlong, o Tibete manteve uma situação estável . O líder do budismo tibetano, Panchen VI, decidiu correr para o Chengde Summer Resort para prestar homenagem ao Imperador Qianlong na véspera do seu 70º aniversário para expressar a gratidão do povo tibetano.

O Imperador Qianlong ficou muito feliz quando ouviu a notícia de que o Sexto Panchen Lama estava vindo visitá-lo. Ele rapidamente ordenou que as pessoas construíssem um Templo Xumi Fushou perto do Resort de Verão de Chengde, imitando o Templo Tashi Lunbu em Shigatse. , onde o Panchen Lama estava baseado. Foi usado pelo Sexto Panchen Lama para descansar e dar palestras.

Para se comunicar diretamente com Panchen VI, o imperador Qianlong, de 70 anos, até aprendeu tibetano.

Nos quarenta e cinco anos do reinado de Qianlong, Panchen VI viajou milhares de quilômetros.Quando veio a Chengde para uma audiência, o imperador Qianlong conversou por um longo tempo com o Panchen VI em tibetano e deu-lhe com entusiasmo uma grande quantidade de ouro, prata e joias.

Logo, Panchen VI veio de Chengde para Pequim e foi mais uma vez recebido solenemente pelo Imperador Qianlong. A chegada de Panchen VI demonstra a amizade e o respeito do Tibete pelo governo central e é uma boa história de unidade nacional.

Em novembro do mesmo ano, Panchen VI morreu de varíola em Pequim. O imperador Qianlong ficou extremamente triste e foi pessoalmente à residência de Panchen VI para prestar homenagem e enviou ministros para escoltar o corpo de Panchen VI de volta ao Tibete.

Pouco depois da morte de Panchen VI, a guerra eclodiu novamente no Tibete e os colonos britânicos apoiaram os Gorkhas para invadir o Tibete. O imperador Qianlong despachou tropas duas vezes para expulsar as tropas invasoras do Tibete.

No quinquagésimo sétimo ano do reinado de Qianlong, o imperador Qianlong promulgou a "Designação Imperial do Tibete" Constituição ", que realizou uma retificação e reforma abrangente da política, religião, forças armadas e diplomacia no Tibete. O sistema de "Sorteio da Urna Dourada" é uma parte importante da reforma dos assuntos religiosos.

Acontece que após a morte do Dalai Lama, do Panchen Lama e de outros Budas vivos, a área tibetana deve escolher seus sucessores através do método da "reencarnação dos meninos da alma".

No entanto, devido ao enorme poder dos proprietários de servos tibetanos, eles frequentemente manipulavam os candidatos a "meninos espirituais" e designavam arbitrariamente os seus próprios parentes como sucessores, causando instabilidade no Tibete.

O sistema de "Sorteio de Vasos de Ouro" implementado pelo Imperador Qianlong estipula que um vaso de ouro seja consagrado no Templo Jokhang em Lhasa.

Quando o "menino espiritual reencarnar", o ministro no Tibete escreverá os nomes e datas de nascimento de vários "meninos espirituais" nas assinaturas em manchu, chinês e tibetano, transferindo-os para o vaso de ouro, e depois cantar sutras por sete dias., sob a supervisão do Ministro do Tibete, um "menino espiritual" será selecionado por sorteio.

O sistema de "sorteio do pote de ouro" é A imparcialidade bem mantida também impediu que os proprietários de servos manipulassem os candidatos em segredo.Desta forma, a governança do Tibete pela corte também foi fortalecida.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde