inicial > Conversa Histórica

Por que Li Yan discordou de Zhuge Liang? (Há algum conflito entre Li Yan e Zhuge Liang na história?)

Pan Qiling 2022-04-15 frequência

Resumo:A razão pela qual Zhuge Liang excluiu Li Yan: Zhuge Liang abriu um governo e tinha seu próprio conjunto de equipes de tomada de decisão, mas Li Yan não. Não subestime o poder de abertura do gove

Após a morte de Liu Bei, Li Yan e Zhuge Liang entraram juntos no centro de poder de Shu Han. No entanto, como ambos eram oficiais da Dinastia Shu Han, a relação entre os dois não parecia ser boa. No final, houve até uma grande turbulência política, que quase mudou o destino da Dinastia Shuhan.

Li Yan é de Jingzhou e trabalhou como escriturário com Liu Oficial Biao, muito capaz. No entanto, durante a expedição ao sul de Cao Cao, Li Yan odiava tanto Cao Cao que, quando Liu Cong e outros se renderam, ele foi até Liu Zhang.

Embora Liu Zhang tenha sido nomeado o primeiro tirano de Xishu, sua vida era muito desconfortável porque os habitantes de Xishu não gostavam que esse estranho os governasse.

Como estranho, Li Yan foi apreciado por Liu Zhang e gradualmente promovido. Depois que Liu Bei entrou em Xishu, Li Yan tornou-se subordinado de Liu Bei.

Após a morte de Fazheng, Li Yan gradualmente assumiu a posição de Fazheng. Naquela época, ele era apenas um funcionário local e ficou bastante surpreso ao ingressar repentinamente no governo central.

Antes disso, Li Yan e Zhuge Liang se estimavam, e Zhuge Liang também escreveu muitas vezes para elogiar Li Yan. No entanto, as pessoas sempre mudam. Quando Li Yan recebeu a importante tarefa, tudo mudou.

Li Yan, uma pessoa cautelosa, começou a inchar. É lógico que, como ministro importante, ele já é inferior a uma pessoa e superior a dez mil pessoas. Mas Li Yan ainda não estava satisfeito e queria buscar ainda mais o poder.

Este homem inteligente sabia que não poderia se destacar muito. Afinal, Zhuge Liang estava no governo central, então ele exigiu ainda mais o poder local. Ele esperava separar Bazhou, onde serviu anteriormente, e servir como governador.

Esta proposta foi obviamente rejeitada por todos. Originalmente, o território de Shu Han não era grande, então não havia necessidade de criar um estado separado. Vendo que esse plano falhou, Li Yan teve outro plano: recomendou Zhuge Liang para se tornar rei.

A sugestão de Li Yan chocou Zhuge Liang: Ele sempre evitou suspeitas e não se atreveu a violar o sistema ancestral. Agora que está fazendo isso, ele é lisonjeiro?

Na verdade, Li Yan queria que Zhuge Liang fosse coroado rei e depois mencionasse sua posição oficial de passagem. Mas Zhuge Liang o criticou severamente desta vez, o que o fez perder prestígio e guardar rancor.

Todo mundo sabe o que aconteceu depois disso. Li Yan e Zhuge Liang foram cada vez mais longe. Durante a Quarta Expedição do Norte, Li Yan foi responsável por cultivar alimentos e grama, mas falhou deliberada e secretamente em completar a tarefa, deixando o exército com falta de comida e roupas na frente.

Então ele transmitiu falsamente o decreto imperial e pediu a Zhuge Liang que se retirasse da linha de frente. Depois que Zhuge Liang voltou, ele ficou furioso e o confrontou no tribunal. Li Yan sabia que ele havia vazado a verdade. Posteriormente, Li Yan foi rebaixado a plebeu, e a Quarta Expedição do Norte também terminou em vão.

Como o menor dos Três Reinos, os oficiais de Shuhan devem ser honestos e íntegros para serem unidos. O humor hedonista de Li Yan não está de acordo com a orientação política de Zhuge Liang, então depor Li Yan também significa matar a galinha e assustar o macaco.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde