inicial > Conversa Histórica

Como avaliar corretamente o status histórico e o papel do Movimento de Ocidentalização (resumo em uma frase)

Fang Yiyou 2022-04-17 frequência

Resumo:O estatuto histórico do Movimento de Ocidentalização: o arsenal mais antigo dos tempos modernos (Anqing Ordnance Institute), a maior indústria militar estabelecida pelos ocidentalizacionistas (Jia

O Movimento de Ocidentalização, também conhecido como movimento de autoajuda e movimento de autoaperfeiçoamento no final da Dinastia Qing. Este movimento foi um movimento de "auto-aperfeiçoamento" e de "busca de riqueza" levado a cabo pelos ocidentalizacionistas entre as décadas de 1860 e 1890 para introduzir equipamento militar ocidental, produção de máquinas e ciência e tecnologia para manter o domínio feudal.

O Movimento de Ocidentalização falhou. Qual foi a razão para o fracasso do Movimento de Ocidentalização?

Antecedentes históricos do Movimento de Ocidentalização

Antecedentes nacionais< /p> strong>

Depois de dois fracassos na Guerra do Ópio e do ataque da Rebelião Taiping, alguns burocratas da Dinastia Qing começaram a perceber o poder dos navios e da artilharia ocidentais.

A fim de eliminar problemas internos e externos, enriquecer o país e fortalecer o exército e manter o domínio da Dinastia Qing, ele começou a aprender a cultura ocidental e a tecnologia avançada.

Antecedentes Internacionais

A partir do século XIII, o ambiente geral do mundo começou a mudar. O capitalismo ocidental começou a brotar. Após um trabalho de longo prazo, os agricultores e artesãos acumularam experiência e melhoraram as ferramentas de produção, e a agricultura desenvolveu-se.

As máquinas começaram a aparecer nos têxteis, na metalurgia, etc. Não só aumenta a produção. Mudou a relação entre as pessoas e diferenciou diversas classes.

Impulsionado pela abertura de novas rotas marítimas, pelo Renascimento, pelo movimento de reforma religiosa, pela revolução burguesa e pela revolução industrial, na época do Movimento de Ocidentalização, o sistema mundial capitalista estava inicialmente concluído, e a humanidade entrou em uma nova era., o que também é inevitável no desenvolvimento histórico.

Sob a tendência de integração mundial, a China tem estado envolvida de forma relativamente passiva. Naquela altura, a China não tinha experimentado a acumulação de longo prazo e a revolução burguesa, mas o Movimento de Ocidentalização da China era inseparável da tendência geral do mundo.

Facções do movimento

Ocidentalizacionistas

Durante o Movimento de Ocidentalização, o representante central dos ocidentalizacionistas foi Aisin Gioro Yixin. Os representantes locais incluem Li Hongzhang, Zhang Zhidong, Zeng Guofan, Zuo Zongtang e outros Grupo Xianghuai, além de Chonghou, Shen Baozhen, Liu Kunyi, Tang Tingshu, Zhang Jian e outros.

Eles defendem o aprendizado do som, da luz, da eletricidade, da química, dos navios, dos trens, das máquinas, das armas, dos jornais, das escolas ocidentais, etc., e ostentam a bandeira do "autoaperfeiçoamento" e da "busca de riqueza". "

Acreditando que para ser próspero e poderoso e tornar a China "preparada para o perigo", é necessário aprender as ciências naturais e até mesmo a política social da burguesia ocidental. Por isso, defende o desenvolvimento de A “aprendizagem ocidental”, a promoção da “ocidentalização”, o estabelecimento de fábricas militares, a produção de novas armas, Estabelecer um novo tipo de forças armadas para atingir o objectivo de “auto-aperfeiçoamento”.

A fim de resolver os problemas de matérias-primas, fundos e transporte para a indústria militar, estabelecemos vigorosamente indústrias de trabalho civil, mineração e transporte para alcançar o propósito de buscar riqueza e resistir à agressão e expansão capitalista estrangeira .

obstinado

Os representantes dos obstinados incluem os professores do Imperador Tongzhi a nível central, o Ministro da Indústria, os académicos Wo Ren e Song Jin, etc., e a nível local são principalmente funcionários do continente .

Os obstinados, representados por Wo Ren, cantaram que "a maneira de construir um país é respeitar a etiqueta e a retidão, e não o poder e as táticas. O objetivo fundamental não está nas habilidades, mas nos corações das pessoas" e defendeu "lealdade e confiabilidade como armadura, etiqueta e retidão como hastes"."Ou" para resistir à agressão estrangeira.

Os ocidentalizadores se opuseram aos conservadores e acreditavam que os conservadores eram "muito nobres e muito honestos em suas opiniões". No entanto, "usar a etiqueta e a justiça como seus escudos e a lealdade como sua armadura não conduz à autoaperfeiçoamento.

< h2>Ideologia Orientadora do Movimento de Ocidentalização

A ideologia orientadora mais fundamental do Movimento de Ocidentalização é o "autoaperfeiçoamento" e a "busca de riqueza". Suas ideias de classificação são " aprendendo com os estrangeiros a controlar os estrangeiros" e os caracteres "estilo chinês e uso ocidental".

Os primeiros quatro caracteres "aprender com os bárbaros e controlar os bárbaros" indicam a relação entre o Movimento de Ocidentalização e o capitalismo estrangeiro invasores, isto é, aprendendo habilidades ocidentais para resistir à agressão ocidental.

As últimas quatro palavras, "Estilo Chinês e Uso Ocidental", indicam a relação entre o Movimento de Ocidentalização e a cultura feudal tradicional do país, e indicam a respectivas posições do ensino médio e da aprendizagem ocidental no Movimento de Ocidentalização, ou seja, o ensino médio é o órgão principal e a aprendizagem ocidental é o papel auxiliar.

"Aprender com os estrangeiros para controlar os estrangeiros" e "Chinês cultura e aplicação ocidental" também são os princípios básicos do Movimento de Ocidentalização no tratamento das relações entre os Estados-nação chineses e ocidentais e dos intercâmbios culturais entre a China e o Ocidente.

Razões para o fracasso do Movimento de Ocidentalização

1. Sem tocar no sistema feudal decadente, O movimento de ocidentalização tentou usar algumas das vantagens do capitalismo ocidental para manter o governo feudal autocrático.

Esta contradição entre meios e fundamentos tornou o Movimento de Ocidentalização condenado à impossibilidade de sucesso. Ao mesmo tempo, o Movimento de Ocidentalização foi desafiado por obstinados em todos os lugares. A obstrução e a destruição do Movimento de Ocidentalização aumentaram a resistência ao desenvolvimento do Movimento de Ocidentalização.

2. As limitações de classe dos próprios ocidentalizadores determinaram que eles não foram apenas os fundadores e operadores da indústria moderna, mas também seus destruidores e sabotadores, cujo yamen feudal e sistema burocrático certamente levarão ao fracasso das empresas de ocidentalização.

3. Um dos propósitos do Movimento de Ocidentalização é resistir aos estrangeiros. agressão, mas os ocidentalizacionistas insistem em "assuntos externos" quando presidem as atividades diplomáticas. As empresas modernas que fundaram tinham a função de resistir à agressão estrangeira e "partilhar os benefícios dos estrangeiros", mas não podiam mudar a situação semicolonial e semi-colonial da China. status social feudal.

4. Naquela época, a maioria do povo chinês sabe pouco sobre a ocidentalização, e seus pensamentos ainda estão no estágio de serem limitados pela ignorância, superstição e ética feudal.

Significado histórico do Movimento de Ocidentalização

1. O Movimento de Ocidentalização promoveu a produtividade da China moderna O desenvolvimento da China promoveu o surgimento do capitalismo nacional chinês

2. O Movimento de Ocidentalização resistiu à importação econômica do capitalismo estrangeiro até certo ponto

3. O Movimento de Ocidentalização abriu o sistema educacional feudal A lacuna

4. O Movimento de Ocidentalização promoveu a modernização da defesa nacional.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde