inicial > Conversa Histórica

Kangxi nem poupou um homem de 75 anos (como Kangxi lidou com Zhu Cihuan)

Zheng Yitan 2022-04-20 frequência

Resumo:A razão pela qual o imperador Kangxi não poupou ninguém na casa dos setenta foi para se livrar de ameaças potenciais. O homem de setenta anos morto pelo imperador Kangxi era Zhu Cihuan, membro da

Após a queda da Dinastia Ming, o exército Qing rapidamente entrou na passagem. O exército de Li Zicheng estava vulnerável e foi rapidamente derrotado por Dorgon.

Depois disso, os dois imperadores Shunzhi e Kangxi, a fim de manter o governo dos Manchus, por um lado mataram mártires anti-Qing e por outro lado mostraram um gesto de "respeito pelos Han pessoas", e a situação na Dinastia Qing foi estabilizada.

Especialmente durante o período Kangxi, os levantes contra a Dinastia Qing e a Dinastia Ming continuaram repetidamente. Embora Kangxi tenha enviado tropas para suprimi-los um por um, ninguém foi pego. Essa pessoa foi a quinta filho do Imperador Chongzhen da Dinastia Ming. ——Zhu Cihuan, também conhecido como Terceiro Príncipe Zhu.

Quando Li Zicheng capturou Pequim, o imperador Chongzhen matou sua esposa e filha. Seus três filhos escaparam e acabaram sendo capturados vivos por Li Zicheng. Como Zhu Cihuan era o mais novo dos três filhos sobreviventes de Chongzhen, ele também foi chamado de Terceiro Príncipe Zhu.

Depois que Li Zicheng falhou, Zhu Cihuan escapou. Por ser jovem e seu paradeiro ser desconhecido, seu nome foi personificado por muitas pessoas e usado para organizar o exército rebelde.

A razão pela qual Kangxi deve encontrar Zhu Cihuan é porque muitas pessoas se rebelaram em nome do "terceiro príncipe Zhu", e Kangxi nunca foi capaz de capturar o verdadeiro terceiro príncipe Zhu.

No décimo segundo ano de Kangxi, o estudioso de Pequim Yang Qilong se rebelou e acabou sendo preso, Yang Qilong sempre disse que era o terceiro príncipe de Zhu, e também tinha um selo da corte da Dinastia Ming, o que convenceu Kangxi.

Só depois da morte de Yang Qilong é que ele admitiu que seu sobrenome era Yang, e não Zhu Cihuan. No 16º ano do reinado de Kangxi, Kangxi soube que havia um terceiro príncipe Zhu em Fujian que estava enviando pessoas a Taiwan para contatar Zheng Jing para conspirar com ele. Kangxi rapidamente o prendeu e interrogou e descobriu que seu sobrenome era Cai, não Zhu Cihuan.

No final daquele ano, havia um terceiro príncipe Zhu em Henan e em Shaanxi. Acontece que eles não eram nenhum dos dois. Resumindo, Kangxi sempre se preocupou com o nome de Terceiro Príncipe Zhu. Durante os anos de Kangxi, o "Terceiro Príncipe Zhu" se rebelou mais de 80 vezes. Kangxi sempre sonhou em capturar o Terceiro Príncipe Zhu.

Até o quadragésimo sétimo ano de Kangxi , Shandong O governador seguiu as pistas e encontrou um velho no condado de Wenshang e relatou a Kangxi que esse homem era o príncipe Zhu San. Kangxi ficou radiante e rapidamente ordenou que o homem fosse escoltado até a capital.

Este velho tem 75 anos. Seu pseudônimo é Wang Shiyuan e ele leciona no condado de Wenshang, província de Shandong. Como ele foi um monge no passado e revelou sua experiência de vida, o tribunal encontrou pistas e acabou sendo pego.

Wang Shiyuan admitiu que era Zhu Cihuan, mas trabalhou como professor em vários lugares para ganhar a vida por tantos anos e nunca fez nada para rebelde.

Kangxi ficou chocado quando viu o próprio Zhu Cihuan, porque " Zhu “O Terceiro Príncipe” tem incomodado Kangxi por muitos anos. Na imaginação de Kangxi, o Terceiro Príncipe Zhu era pelo menos um homem com grandes poderes sobrenaturais, mas o velho à sua frente não tinha nada de extraordinário nele.

Além disso, Zhu Cihuan escondeu pacificamente a sua identidade durante tantos anos e não participou em nenhuma rebelião. Kangxi estava com problemas para saber como lidar com Zhu Cihuan.

Tong Guowei, o poderoso ministro da época, entendeu o que Kangxi quis dizer e expressou sua gratidão a Kangxi. Ele disse 8 palavras: "Como ele pode mostrar sua inocência ao mundo?"

O que Tong Guowei quis dizer foi: Nós matamos tanto muitas pessoas que foram leais à Dinastia Ming.Se Zhu Cihuan Se você não é culpado, como pode explicar isso ao mundo? Então Kangxi decidiu matar Zhu Cihuan.

Diante da morte, Zhu Cihuan disse: "Vivi por mais de 70 anos e estive em paz durante toda a minha vida, e agora estou tonto. Um homem velho não é suficiente para abalar o Dinastia Qing. Se você quer me matar, sou realmente injusto."

Kangxi respondeu: "Eu sei que você não fez nada para se rebelar, mas isso não acontece significa que você não tem coragem de se rebelar, então você deve morrer!" Zhu Cihuan acabou sendo morto, e seus dois filhos também foram decapitados na frente dele.

Em primeiro lugar, Zhu Cihuan foi injustiçado. O tratamento dado por Kangxi a Príncipe Zhu III O ódio vem de outras pessoas que fingem ser o “Terceiro Príncipe Zhu”.

Juntamente com as oito palavras de Tong Guowei, Kangxi fortaleceu sua determinação de matar a família de Zhu Cihuan. Zhu Cihuan, como o último filho de Chongzhen, acabou sendo morto. Como o paradeiro dos outros filhos de Chongzhen é desconhecido, a morte de Zhu Cihuan, os historiadores dizem: O imperador Chongzhen não terá descendentes de agora em diante!

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde