inicial > Conversa Histórica

Quem foi o historiador da Dinastia Han Oriental que compilou Hanshu? (Que tipo de livro de história Hanshu é o primeiro em meu país?)

Wu Jipu 2022-04-23 frequência

Resumo:O Livro de Han foi compilado por Ban Gu, um historiador da Dinastia Han Oriental. Ban Gu, também conhecido como Meng Jian, era natural de Fufeng Anling. Ele foi ministro, historiador e escritor da Di

Ban Gu, também conhecido como Meng Jian, foi um famoso historiador e escritor da Dinastia Han Oriental. Ele também era conhecido como "Ban Ma" junto com Sima Qian. Ele escreveu o "Livro de Han", que registra a ascensão e queda da Dinastia Han Ocidental. Esta é também a primeira história biográfica da China e fez grandes contribuições para as gerações posteriores.

Ban Chao nasceu em uma família confucionista. Foi influenciado por seu pai Ban Biao e seus tios desde criança. Ele começou a compor poemas aos nove anos de idade. Aos treze anos foi apreciado pelo grande pensador Wang Chong e ingressou no mundo literário, continuando seus estudos em Taixue.

Embora não tenha "lido milhares de livros e viajado milhares de quilômetros" como Sima Qian, sob a influência da geração de seu pai, ele era muito proficiente nos clássicos e na história confucionista, o que também lançou as bases para sua subsequente criação da fundação "Hanshu".

O pai de Ban Chao, Ban Biao, era altamente educado e talentoso e se dedicava a escritos históricos. Os "Registros Históricos" de Sima Qian não registram a história da Dinastia Han Ocidental após o reinado de Taichu do Imperador Wu da Dinastia Han.

Muitas pessoas estão disputando continuações, mas Ban Biao está insatisfeito com as sequências mal escritas que não se comparam às obras de Sima Qian.

Então ele trabalhou duro para coletar relíquias históricas da dinastia anterior e escreveu mais de dez pós-biografias. Essa também foi a base para Ban Chao escrever "Han Shu".

Sob a influência de seu pai, Ban Chao desenvolveu uma forte interesse pela história interesse de. Após a morte de seu pai, o sustento da família tornou-se difícil. Ban Chao decidiu herdar os negócios de seu pai e começou oficialmente a escrever o "Livro de Han" baseado nos "Registros Históricos" escritos por seu pai.

O estudo privado da história nacional não era permitido naquela época. Alguém denunciou Ban Gu ao tribunal e Ban Gu foi preso por causa disso. Todos os manuscritos completos foram confiscados.

O irmão mais novo, Ban Chao, estava preocupado com a segurança de seu irmão e correu para a capital para escrever ao Imperador Ming da Dinastia Han, expressando a intenção de seu pai e irmão de escrever um livro de história e querendo vingar Ban Gu. .

Depois de ler o manuscrito de Ban Gu, o Imperador Ming da Dinastia Han achou que era um trabalho maravilhoso e ficou chocado com o talento de Ban Gu. Ele ordenou a libertação imediata de Ban Gu e nomeou-o Lantai Lingshi.

Ele teve um bom desempenho no processo de coedição dos feitos do Imperador Guangwu da Dinastia Han, "As Crônicas Completas", e mais tarde compilou de forma independente os feitos dos heróis da Dinastia Han Oriental, Pinglin, Xinshi e outros rebeldes camponeses, e Gongsun Shu.

O Imperador Ming da Dinastia Han percebeu o extraordinário talento de Ban Gu e emitiu formalmente um decreto, ordenando-lhe que continuasse a completar o "Livro de Han" em Lantai.

Desde a época em que escreveu a história do país em particular em casa, um total de dois Em quinze anos, Ban Gu completou a compilação da maior parte do "Livro de Han".Todo o livro de história herdou as opiniões de Ban Biao em conteúdo, refletiu a ortodoxia confucionista em todos os aspectos e atendeu aos desejos do gerações de pai e filho.

Depois que o "Livro de Han" foi publicado, ele recebeu muitas respostas, mas o autor Ban Gu sempre foi um funcionário menor. Ele também queria fazer contribuições e dar novos passos em sua carreira. Então ele foi se juntar a Dou Xian, então nomeado general, e acompanhou o exército na expedição do norte aos hunos.

Após o sucesso da Expedição do Norte, Ban Gu entrou no trabalho de cortina de Dou Xian. Mais tarde, Dou Xian planejou uma rebelião e Ban Gu foi implicado e destituído de seu posto.

Além disso, aqueles que foram ofendidos pela família Bangu no passado aproveitaram a oportunidade para acrescentar insulto à injúria. Bangu, que foi incriminado, foi preso novamente e morreu na prisão no mesmo ano.

Após a morte de Ban Gu, ainda havia uma pequena parte de "Hanshu" Apenas o rascunho ainda não foi finalizado. Mais tarde, as Oito Tabelas do "Livro de Han" foram complementadas por Ban Zhao, irmã de Ban Gu, e os registros astronômicos do "Livro de Han" foram complementados por Ma Xu, discípulo de Ban Gu. Só então foi a compilação oficial do "Livro de Han" concluído.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde