inicial > Enciclopédia de curiosidades

A Terra é mais quente quando está mais perto do Sol ou mais quente quando está mais longe (no inverno, o Sol está mais perto da Terra, mas é mais frio)

Fã Yankai 2022-04-24 frequência

Resumo:Isso ocorre porque existe um ângulo entre o plano de rotação da Terra e o plano de sua órbita ao redor do Sol. Quando a Terra está em diferentes posições em sua órbita, diferentes áreas da T

Como a questão diz respeito apenas a uma parte da Terra - o hemisfério norte, é óbvio que a distância da Terra ao Sol tem pouco a ver com o calor e o frio da Terra. As mudanças no calor e no frio na Terra que têm maior impacto são as mudanças nas quatro estações do ano.

Como são formadas as estações na Terra? Isso ocorre porque existe um ângulo entre o plano de rotação da Terra e o plano de sua órbita ao redor do Sol. Quando a Terra está em posições diferentes em sua órbita, diferentes áreas da Terra recebem diferentes quantidades de calor solar, o que resulta em mudanças sazonais na Terra.

Ilustração: Quatro Estações na Terra

< p >As quatro estações: primavera, verão, outono e inverno nos trazem mudanças de temperatura. Escusado será dizer que acredito que todos podem sentir isso. Além disso, a órbita da Terra em torno do Sol é elíptica.

Em outras palavras, a Terra às vezes está mais próxima do Sol e às vezes mais longe. Então, quando a Terra está no periélio e no afélio, a temperatura na Terra é muito alta?

A distância entre a Terra e o Sol no afélio e no periélio é de apenas 5 milhões de quilômetros. A distância média entre a Terra e o Sol é de 149 milhões de quilômetros. Os meros 5 milhões de quilómetros entre o afélio e o periélio têm um impacto muito pequeno na temperatura da Terra.

Ilustração: afélio e periélio da Terra

Voltando à questão, quando o norte da Terra está no afélio, acontece que é o verão quente no hemisfério norte; quando a Terra está no periélio, acontece que é o inverno frio no hemisfério norte da Terra. Isto não significa apenas que a distância entre a Terra e o Sol na sua órbita tem pouco impacto na temperatura da Terra?

O que realmente tem um grande impacto na temperatura da Terra é a luz solar direta e oblíqua. Embora o verão no Hemisfério Norte esteja no ponto de afélio da órbita da Terra.

Mas este é o plano orbital no qual o hemisfério norte da Terra está inclinado à revolução da Terra. O sol brilha diretamente no hemisfério norte. O hemisfério norte está sujeito à luz solar direta e à duração da luz solar durante o dia aumenta. Portanto, embora o hemisfério norte esteja no afélio neste momento, a temperatura é alta e muito quente.

Ilustração: o ângulo entre o eixo de rotação da Terra e sua órbita

No entanto, quando chega o verão no hemisfério norte, a Terra está exatamente no afélio, o que também é bom para o hemisfério norte. Isto faz com que o hemisfério norte, dominado pelos continentes, seja um pouco mais frio.

No entanto, 13.000 anos depois, quando chegar o verão no hemisfério norte da Terra, a Terra se moverá para o periélio, e o verão no hemisfério sul será no afélio.

Ilustração: O impacto da luz solar direta nas quatro estações< /p >

Como a órbita da Terra é uma elipse aproximadamente circular, a temperatura da Terra no afélio e no periélio não tem um grande impacto.

Em Marte é diferente. A distância entre o afélio e o periélio de Marte é de cerca de 42,6 milhões de quilômetros. Esta distância tem um impacto maior na temperatura de Marte. A diferença de temperatura entre quando Marte está no afélio e quando está no afélio é de quase 160 ℃!

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde