inicial > Enciclopédia de curiosidades

Qual é a diferença entre intemperismo total e intemperismo forte (os efeitos do intemperismo total e intemperismo forte)

batata frita 2023-11-15 frequência

Resumo:O intemperismo é um fenômeno comum que vemos na natureza, dividido em intemperismo total e intemperismo forte, e há uma ligeira diferença entre os dois.
O intemperismo é um fenômeno comum que vemos na natureza, dividido em intemperismo total e intemperismo forte, e há uma ligeira diferença entre os dois. O intemperismo total e o intemperismo forte são diferentes graus de intemperismo. Eles têm diferentes graus de danos e transformação nas rochas, mas ambos têm um impacto importante na topografia, no solo e no crescimento das plantas.
Qual é a diferença entre intemperismo total e intemperismo forte (os efeitos do intemperismo total e intemperismo forte)
O intemperismo total e o intemperismo forte são diferentes graus de intemperismo.No processo de intemperismo das rochas, o intemperismo total é o mais forte, seguido pelo intemperismo forte. Totalmente intemperizado significa que a rocha foi completamente intemperizada em solo argiloso e pedregoso, enquanto intemperismo forte significa que o grau de intemperismo da rocha não é tão forte quanto totalmente intemperizado. Especificamente, os minerais resistentes à corrosão em rochas totalmente intemperizadas não mudam, enquanto outros minerais são completamente intemperizados. A estrutura organizacional está basicamente destruída, mas a sua estratificação e xistosidade ainda são relativamente claras. A rocha mole totalmente desgastada é quase como o solo devido à grande quantidade de minerais argilosos restantes. Os minerais resistentes à corrosão em rochas fortemente intemperizadas não sofrerão alterações, e a maioria dos outros minerais sofrerá intemperismo. A estrutura do tecido está quase totalmente destruída e suas camadas e xistosidade são difíceis de identificar. Rochas moles fortemente intemperizadas apresentam-se na forma de fragmentos.
Qual é a diferença entre intemperismo total e intemperismo forte (os efeitos do intemperismo total e intemperismo forte)
Além disso, as principais diferenças entre intemperismo total e intemperismo forte podem ser apresentadas detalhadamente a partir dos dois aspectos a seguir:
1. Capacidade de carga
O valor característico da capacidade de suporte de rochas fortemente intemperizadas varia dependendo da litologia, geralmente em torno de 250Kpa. No entanto, devido à má viscosidade e desintegração do intemperismo forte, é fácil ser perturbado ao colher amostras de solo não perturbadas.Mesmo que a amostragem seja boa, é fácil ser perturbado ao cortar pedaços de solo para testes geotécnicos para testes de compressão e cisalhamento Portanto, seus indicadores de compressão e cisalhamento são muitas vezes muito pequenos.
2. Módulo de compressão
O módulo de compressão de rochas fortemente intemperizadas é geralmente de 20-50mpa.
Resumindo, a diferença entre o intemperismo total e o intemperismo forte reside principalmente no grau de intemperismo, nas alterações do material, no grau de dano estrutural e nas propriedades físicas.
Qual é a diferença entre intemperismo total e intemperismo forte (os efeitos do intemperismo total e intemperismo forte)
O intemperismo total e o intemperismo forte são diferentes graus de intemperismo.Em geologia, o intemperismo refere-se ao fenômeno de fragmentação de rochas, frouxidão e mudanças na composição mineral sob a ação da radiação solar, atmosfera, água e organismos. O intemperismo total e o intemperismo forte são manifestações do grau de intemperismo, mas os seus efeitos e impactos são diferentes.
O efeito do intemperismo total reflete-se principalmente nos seguintes aspectos:
1. Promova a decomposição e destruição de rochas
As rochas submetidas ao intemperismo total perderão a sua estrutura e resistência originais, tornar-se-ão soltas e pulverizadas e serão facilmente transportadas e erodidas pelo fluxo de água e pelo vento.
2. Promova a formação do solo
Rochas totalmente desgastadas formarão solo fértil após transporte, deposição e transformação de longo prazo. Esses solos geralmente apresentam boa aeração e retenção de umidade, o que é benéfico para o crescimento das plantas.
3. Influenciar a formação e evolução do terreno
O intemperismo total pode tornar a superfície do terreno plana e baixa e também pode promover a formação e evolução de rios. Em algumas áreas, o efeito do desgaste total também pode levar à ocorrência de desastres naturais, como deslizamentos de terra.
Qual é a diferença entre intemperismo total e intemperismo forte (os efeitos do intemperismo total e intemperismo forte)
O intemperismo forte significa que parte da composição mineral da rocha muda devido ao intemperismo, e o grau de intemperismo da rocha não é tão forte quanto o intemperismo total. Este grau de intemperismo ocorre principalmente em rochas com uma história geológica relativamente nova, e o grau de dano e modificação das rochas é relativamente baixo. Os efeitos do forte intemperismo manifestam-se principalmente nos seguintes aspectos:
1. Destrua a estrutura e a resistência da rocha
As rochas sob forte intemperismo perderão a sua estrutura e resistência originais e tornar-se-ão mais frágeis e quebradiças. Essas rochas são facilmente transportadas e erodidas pelo fluxo de água e pelo vento, formando vários acidentes geográficos.
2. Influenciar a formação e evolução do terreno
O forte intemperismo pode tornar a superfície do terreno acidentada e também pode promover a formação e evolução de rios. Em algumas áreas, as fortes intempéries também podem levar a desastres naturais, como deslizamentos de terra.
3. Fornecer recursos minerais
O intemperismo forte pode liberar componentes minerais nas rochas, fornecendo nutrientes e umidade para o crescimento das plantas. Estes minerais são necessários para o crescimento das plantas, pelo que as fortes intempéries também têm um impacto importante no crescimento e distribuição das plantas.
Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde