inicial > Conversa Histórica

De que país veio o He's Bi (de que país foi o He's Bi descoberto durante o período de primavera e outono)

Dou Yinji 2022-05-24 frequência

Resumo:Descobrimos que “He’s Bi” foi finalmente obtido pelo Estado de Chu. Os "Registros Históricos" de Sima Qian registram a guerra entre o Estado de Zhao e o Estado de Chu. Embora o Estado de Chu t

Quanto à origem de He's Bi, há um registro nos "Registros Históricos·Biografias de Lian Po e Lin Xiangru" de Sima Qian:

Ren e Shi de Chu obtiveram o jade na Montanha Chu e apresentou-o ao rei Li. O rei Li pediu a uma senhora de jade que olhasse para ele, e a senhora de jade disse: "É uma pedra."

O rei interpretou He He como uma mentira e cortou seu pé esquerdo. Quando o Rei Li morreu, o Rei Wu subiu ao trono. Ele também o ofereceu em sua forma original ao Rei Wu.

O rei Wu pediu às pessoas que olhassem para ele, e uma delas disse: “É uma pedra.” O rei também usou He como um engano e cortou seu pé direito.

Quando o rei Wu morreu, o rei Wen morreu. He Nai abraçou sua mãe e chorou sob a montanha Chu. Durante três dias e três noites, ele chorou até ficar cheio de sangue.

Quando o rei soube disso, pediu às pessoas que lhe perguntassem o porquê e disse: "Há muitas pessoas que cortam a cabeça no mundo. Quão triste é que você esteja chorando?"< /p>

Ele disse: "Não estou triste por ter cortado minhas roupas, estou triste. O marido considerou a pedra um jade precioso, e o homem leal a chamou de mentira. É por isso que estou triste. "

O rei pediu ao homem de jade que cuidasse do original e ele encontrou o tesouro, então ordenou "He" Shibi ".

Através deste registro, descobrimos que "He's Bi" foi finalmente obtido pelo Estado Chu.

Os "Registros Históricos" de Sima Qian registram a batalha entre Zhao e Chu. Embora a derrota de Chu não tenha sido inteiramente devido à força de Zhao, não houve menção à ideia de isolar cidades para compensar o jade. .

No oitavo ano do Rei Wei de Chu, o Estado de Chu enviou tropas para atacar Qi. O Rei Liu enviou Chunyu Kun ao Estado de Zhao para solicitar reforços. O Rei Zhao despachou 100.000 soldados de elite e milhares de soldados. carruagens.

Desta vez, o Estado de Chu e o Estado de Zhao não entraram em conflito direto. O Estado de Chu evitou sua vantagem e conduziu suas tropas embora.

Claro, houve outro incidente entre Zhao e Chu. Uma guerra frontal.

O Estado de Zhao uniu-se à Coreia do Sul e ao Estado de Wei para atacar Daliang e Yuguan do Estado de Chu. O Estado de Chu sabia que não poderia derrotar os três Jins, então usou a estratégia de aliança e equilíbrio para pedir resgate ao Estado de Qin, e então o Estado de Chu retirou suas tropas.

Os "Registros Históricos" não registram a evidência real de que "He's Bi" caiu no Estado de Zhao, mas como esse tesouro nacional caiu no Estado de Zhao? O que levou à “harmonia entre generais e primeiros-ministros” e à história de Lian Po e Lin Xiangru que foi transmitida através dos tempos?

Então a série de TV "Western Wind" abriu sua imaginação e inventou um ladrão fictício chamado Gongsun Xiang.

Gongsun Xiang roubou o Heshi Bi do estado de Chu e o vendeu para Ling Muxian, o eunuco favorito do rei Huiwen do estado de Zhao, por 500 ouro.

Gongsun Xiang vazou esta informação para o Senhor Pingyuan Zhao Sheng.

Zhao Sheng contou ao rei Zhao Huiwen sobre He Shibi novamente.

O rei Zhao Huiwen estava muito zangado e queria lidar severamente com Miao Xian.

"Registros históricos: biografia de Lian Po e Lin Xiangru" contém uma passagem sobre o desejo de Miao Xian de escapar da punição do Rei Zhao:

"Sinto-me culpado e quero fugir Yan."

Que crime Miao Xian cometeu?

Não há nenhuma declaração explícita em "Registros Históricos", mas a julgar pelo enredo compilado na série de TV, é razoável atribuir Miao Xian à guarda privada do tesouro nacional em vez de dedicá-lo ao Rei Zhao.

Claro, Sima Qian não é um romancista, apenas um historiador, "Em seus escritos, é claro que não há necessidade de explicar seus meandros, eles são usados ​​apenas para mostrar a visão, sabedoria e coragem de Lin Xiangru na diplomacia entre Qin e Zhao.

Miao Xian se expôs a um arbusto para se declarar culpado. É claro que os espiões do rei Qin Zhaoxiang sabiam desse incidente, e o rei de Qin também sabia disso.

Mas a série de TV adicionou detalhes estranhos aqui e pediu a Gongsun Xiang, o mestre ladrão do estado de Chu, que se apresentasse e contasse a notícia ao rei Qin Zhaoxiang.

Isso é um tanto contrário aos fatos históricos.

O Estado Qin sempre teve a ambição de unificar o mundo. Suas sete gerações de reis trabalharam arduamente para governar, com o objetivo de enviar tropas para fora do Passo de Hangu e conquistar o mundo. Portanto, cada geração de reis prestou atenção especial à coleta de inteligência. Relate notícias dos seis países orientais à corte de Qin a qualquer momento. '

A luta entre Qin e Zhao sobre o "Heshi Bi" foi na verdade uma luta diplomática entre os dois lados para testar a força um do outro.

Durante esta luta, Lin Xiangru confiou em sua inteligência, coragem, bravura e estratégia para derrotar a conspiração de Qin e salvaguardar a dignidade de Zhao. Portanto, depois de devolver o jade a Zhao intacto, Lin Xiangru foi nomeado um veterano doutor.

O significado e o valor da vitória de Lin Xiangru na luta diplomática não foram reconhecidos pelo grupo geral, então Lian Po mais tarde se deu ao trabalho de se declarar culpado e deduzir a história de "harmonia entre generais e primeiros-ministros" .

A maior vantagem de ler história é que ela não apenas ajuda você a obter clareza e inteligência, mas também o torna mais consciente desses dramas absurdos da TV.

Para as crianças, a história é uma melhoria O professor com o melhor soft power torna as crianças conhecedoras, organizadas, sábias e responsáveis ​​desde cedo. Quer se trate de experiência de vida, pensamento lógico ou sentimento de vida, a “percepção histórica” pode injetar nas crianças o poder de diferentes respostas.

O famoso escritor Liang Xiaosheng disse: Os jovens devem ler um pouco de história para compreender os mais velhos.

Crianças que gostam de ler história terão inúmeras alusões em seus estômagos e exalam um temperamento extraordinárioem suas conversas. Ao escrever redações, elas podem citar escrituras e fazer comentários espirituosos. histórias históricas contêm histórias históricas. A sabedoria e o caráter brilhante das figuras históricas se tornarão as coordenadas para o crescimento das crianças.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde