inicial > Conversa Histórica

Quais eventos importantes aconteceram na China em 1901 (o que o governo Qing fez)

Wu Han Yu 2022-05-24 frequência

Resumo:Em 29 de janeiro de 1901, o governo Qing emitiu um decreto de reforma, aboliu o exame imperial e fez grandes progressos na educação e na indústria de capital privado; em março, o Gabinete de Super

O cartunista Udo J. Keppler é filho de Joseph Keppler, que fundou a revista "Puck" (vendida pelo primeiro em 1913). Pai e filho são bons em cartoons políticos. O interessante é que Udo adora a cultura indiana e reputação. Chefe.

A seguir começa a introdução do conteúdo da imagem.

Publicado na Puck Magazine em 4 de setembro de 1901

p>

No início de 1900, a Rebelião Boxer em Shandong e outros lugares tornou-se cada vez mais violenta sob a proteção de Cixi da Dinastia Qing, tendo como alvo missionários da igreja ocidental e estrangeiros, e finalmente entrou em guerra com o Ocidente sob a instigação do governo Qing. No dia 10 de junho, os Boxers entraram na capital e neste dia as Forças Aliadas das Oito Potências marcharam em direção à capital.

Em 21 de junho, o governo Qing declarou guerra a 11 países. Em 16 de agosto, toda a capital caiu. Em 20 de agosto, o governo Qing pediu desculpas e a Rebelião dos Boxers finalmente fracassou. O Tratado de Xinchou foi assinado em 25 de julho de 1901. Durante este período, todas as áreas ao redor da China foram divididas por potências estrangeiras.

Parcial

Compensação parcial da China

Os 11 representantes da missão na foto: Grã-Bretanha, Estados Unidos , França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Espanha, Bélgica, Holanda e Áustria, os países aos quais o governo Qing declarou guerra em 21 de junho de 1900, tinham o "fruto" da compensação da China sobre a mesa, e o os benefícios reais que receberam foram maiores do que os contidos no "Tratado de Xinchou".

Por exemplo, o exército russo invadiu e ocupou o Nordeste da China e tentou assinar a "Carta Provisória de Relações entre Fengtian e a Terra" e na verdade assinou os "Regulamentos Judiciais da Manchúria"; os britânicos ocuparam Shanhaiguan; a Grã-Bretanha e A Alemanha dividiu os direitos da Bacia do Rio Yangtze e assinou o "Acordo Comercial Japonês de Chongqing" com o Japão "Vinte e dois Artigos do Pacto do Setor Privado" e assim por diante.

Parte: O despertar da China ainda está um pouco aquém

O título desta história em quadrinhos tem uma palavra muito vívida, “possibilidade” A China despertou? Talvez dependa apenas da resistência da corda na foto. A Rebelião dos Boxers foi um despertar do povo, mas também foi um semi-despertar;

Em 1900, membros da Sociedade Xingzhong representados pela revolta de Sun Yat-sen em Huizhou, mas falharam miseravelmente e não despertaram ; Kang Youwei e Liang Qichao, que fracassaram no Movimento de Reforma de 1898, estavam sendo demitidos pelo governo Qing Procurado, ele se tornou uma figura firme na facção monarquista; o lançamento de revistas como "China Daily" e "Translated Books" estavam apresentando ideias ocidentais ao povo chinês.

Em 29 de janeiro de 1901, o governo Qing emitiu um decreto de reforma, aboliu o exame imperial e fez grandes progressos na educação e na indústria de capital privado; em março, o Gabinete de Supervisão de Assuntos Governamentais foi criado para implementar o "New Deal"; em Junho, o Primeiro-Ministro de vários países foi revogado O Gabinete dos Assuntos foi reestruturado e o Ministério dos Negócios Estrangeiros foi restabelecido; a segunda universidade nacional, a Universidade de Shandong, foi criada em Outubro... Estas foram apenas medidas forçadas por potências estrangeiras, que não conseguiram concretizar o auto-despertar e, em última análise, falharam.

Desta forma, as grandes potências estão "seguras", enquanto o governo Qing é "mais perigoso" e acabará por perecer 10 anos depois.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde