inicial > vida doméstica

Em que material consiste a liga de titânio (a liga de titânio é um material sintético ou um material metálico)

Tao Aochen 2022-05-26 frequência

Resumo:A densidade das ligas de titânio é geralmente em torno de 4,5gcm3, o que representa apenas 60% do aço. A resistência do titânio puro é próxima da do aço comum. Algumas ligas de titânio de a

Desde tubos e válvulas soldados até comércio, aeronaves, navios e até naves espaciais, o titânio é usado em uma ampla gama de aplicações. Esses novos recursos o tornam ideal para uma variedade de aplicações.

A liga de titânio é baseada em titânio com adição de outros elementos Os materiais de liga de titânio têm as características de peso leve, alta resistência, baixa elasticidade, resistência a altas temperaturas e resistência à corrosão.

É usado principalmente em componentes de motores aeronáuticos, foguetes e mísseis (o titânio também é usado na indústria em geral e existem muitos tipos de titânio. Diferentes indústrias escolherão o tipo apropriado de titânio de acordo com suas necessidades). requisitos.)

O titânio, o principal metal que compõe as ligas de titânio, não é raro. O conteúdo de titânio na Terra representa 0,45% da massa total da crosta terrestre, perdendo apenas para ferro, alumínio, magnésio, etc. Quanto aos elementos metálicos, existem atualmente mais de 140 tipos de minerais de titânio conhecidos, e suas reservas também são muito abundantes.

Quais são as vantagens e desvantagens das ligas de titânio

Vantagens

A densidade das ligas de titânio é geralmente cerca de 4,5g/cm3, apenas 60% de aço. A resistência do titânio puro é próxima da do aço comum. Algumas ligas de titânio de alta resistência são mais fortes do que muitas ligas de aço estrutural.

Portanto, a resistência específica (resistência/densidade) da liga de titânio é muito maior do que a de outros materiais estruturais metálicos e pode produzir peças com alta resistência unitária, boa rigidez e leveza. Atualmente, peças de motores de aeronaves, estruturas, revestimentos, etc. usam fixadores e trens de pouso de titânio.

A liga de titânio apresenta excelente resistência à corrosão em ambientes agressivos, razão pela qual é utilizada na fabricação de equipamentos químicos. Possui boas características de alta e baixa temperatura, não magnético, baixo coeficiente de transferência de calor e coeficiente de expansão térmica. Por outro lado, os fixadores de titânio são muito difíceis de usinar.

Além disso, quando os fixadores roscados são instalados e travados, as roscas podem facilmente ficar arranhadas ou presas. Aqui estão alguns exemplos de ligas de titânio que são suscetíveis à corrosão sob tensão em temperaturas moderadamente altas. Mas esta situação pode ser amenizada através de alguns procedimentos especiais.

O titânio puro não pode ser tratado termicamente. Em geral, quase nenhum firmware utiliza titânio puro como matéria-prima. Existem muitas ligas de titânio, muitas das quais são monopolizadas.

Pesquisas mostram que apenas uma pequena proporção de aparas de ligas de titânio são adequadas para fazer fixadores roscados. Ti-6Al-4V é uma liga resistente com resistência à tração mínima de 135.000 psi, proporcionando alta resistência e tenacidade satisfatória.

Ti-6Al-4Mn tem boa resistência à fluência e é fácil de fundir. Suas características de resistência são equivalentes às da liga Ti-6Al-4V, mas sua tenacidade é um pouco pior. A resistência à tração do Ti-1Al-8V-5Fe é de aproximadamente 20.000 psi.

Exagerando sua relação resistência-massa superior, os fixadores feitos com esta liga têm a mesma força de aperto que os fixadores de aço de qualidade equivalente, com uma resistência à tração de 350.000 psi. Duas outras ligas de titânio, Ti-6Al-12Zr e Ti-6Al-6V-2Sn, são algumas vezes usadas para fazer fixadores.

A característica mais atraente do titânio é sua relação resistência/massa extremamente alta. Eles representam apenas 57% do volume do aço e são tão fortes quanto as ligas de ferro-carbono tratadas termicamente. O titânio é um material ideal para a indústria aeroespacial, aviões a jato e mísseis.

Mas sua maior desvantagem é que o custo é muito alto. O uso de titânio como material de fixação é desencorajado, a menos que não haja alternativa.

Desvantagens :

1. Em altas temperaturas, a reação química entre o titânio e as ligas de titânio e outros materiais é relativamente lenta. Portanto, as técnicas tradicionais de refino, fundição e fundição não são necessariamente aplicáveis ​​no processo de fabricação de ligas de titânio.

2. O titânio é um metal relativamente escasso e seu preço é relativamente caro. Portanto, atualmente é usado principalmente em áreas de alta tecnologia, como a aviação. Não é realista promovê-lo entre civis comuns.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde